.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

corrupção
21/09/2004
'Fraude é da natureza humana’, diz Patrus

Fraude, corrupção e violência fazem parte da natureza humana, disse o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, referindo-se às denúncias de uso político do Bolsa Família que vêm comprometendo o principal programa social do governo do PT. Em Nova York, onde está acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Patrus disse que falhas como o uso eleitoral do programa são o risco que o governo corre por lançar um projeto social tão amplo. Enumerou uma série de medidas que vêm sendo tomadas e, segundo ele, aumentarão a fiscalização dos programas.

"Só não tem problema quem não faz. Precisamos manter uma eterna vigilância", disse, parodiando a célebre frase de que o preço da democracia é a eterna vigilância.

O ministro anunciou que o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil será integrado ao Bolsa Família e que em abril o controle da freqüência das crianças à escola será eletrônico. Segundo ele, em 80% dos colégios brasileiros os alunos terão um cartão eletrônico que fará o registro diário da presença na escola, praticamente acabando com as possibilidades de as famílias que recebem auxílio do governo não matricularem seus filhos.

"Nosso ministério é enxuto, precisamos da ajuda do Ministério da Saúde, com os médicos de família para fiscalizar o cumprimento das contrapartidas nessa área, da Educação e o do Trabalho, ambos com muitos funcionários", disse Patrus.

O ministro disse também que o controle dos programas será aumentado com a decisão de deixar os 2.300 comitês gestores submetidos à atuação dos conselhos municipais que estão sendo reforçados. Os conselhos serão responsáveis pela atualização dos cadastros e também fiscalizarão se as famílias estão cumprindo as contrapartidas exigidas no Bolsa-Família.

Denúncias
O juiz eleitoral de São Francisco do Itabapoana, Elias Pedro Sader Neto, disse que tinha recebido um ofício da Secretaria de Educação do município comunicando que haveria o cadastramento para o Bolsa Família na semana passada. Segundo ele, o Ciep fica a 400 metros do Fórum e, a princípio, não houve crime eleitoral. Mas o juiz disse que vai apurar as denúncias de uso eleitoral do programa. A investigação está sendo pedida pelo candidato a prefeito Leonardo Terra (PTB), que estava foragido até domingo, acusado de homicídio em Minas Gerais.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Regina Martins dos Santos, enviou ao GLOBO cópia de uma certidão expedida ontem pelo chefe do cartório da 130 Zona Eleitoral, André Tavares, atestando que na quinta-feira passada foi informado por escrito sobre o trabalho de cadastramento. A secretária, no entanto, não enviou cópia do documento que teria protocolado em cartório. Segundo ela, algumas pessoas exibirem camisetas de campanha com o número 15 “é uma prática comum em cidades do interior”. “Não é de competência dessa administração impedir tal exercício. Trata-se de uma livre manifestação de expressão”, escreveu ela.

O juiz Sader Neto disse que vai receber também um relatório dos fiscais do programa do governo federal que ontem chegaram a São Francisco. Se ficar configurado o crime eleitoral, o prefeito Pedro Cherene (PMDB), candidato à reeleição, corre risco de não ser diplomado caso vença. O mesmo pode acontecer com Leonardo Terra, que tem pedido de prisão preventiva decretado. O juiz se reuniu ontem com a secretária e com os fiscais federais e decidiu que o recadastramento ficará suspenso até a eleição.

"Fui informado com antecedência que ele aconteceria, e não acho que iriam praticar crime eleitoral a 400 metros do Fórum. Mas vamos apurar, sim", disse o juiz.

HELENA CELESTINO
do jornal O Globo
, de Nova Iorque e Campos, RJ

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
20 /09/2004 Cresce oferta de emprego para mais velho
20 /09/2004
Escolas públicas vão receber equipamentos apreendidos pela Receita
20 /09/2004
Pedido de Lula contra a fome tem apoio de 47 países
20 /09/2004
Decisão da AGU preocupa universidades federais
20 /09/2004
"Saúde deve ser vista como cultura", diz diretora do Opas
20 /09/2004
Educação tradicional frustra estudantes e professores
17/09/2004
Surdos darão aula em Pelotas
17/09/2004 Projeto de Jundiaí é destaque em encontro de alimentação escolar
17/09/2004 Brasil deve alcançar meta de redução da mortalidade infantil até 2015
17/09/2004 Projeto do Estado de SP oferece 20 mil benefícios