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Lula acha que a culpa é da vítima

“Nossa educação vai mal, muito obrigado!”,
Umberto A. Geneolle- uageneolle@estadao.com.br

“Não há solução imediata para resolver a dificuldade de aprendizado. Abolir repetições de ano é quebrar o termômetro para não identificar a febre. Não se pode mais viver sob o jugo do método Paulo Freire, que fez do sistema de ensino brasileiro um teatro de professores incompetentes e alunos semi-analfabetos”,
Aprenda Dimm- aprendag@yahoo.com

“No Brasil, o sistema de ciclos foi feito com o único objetivo de” maquiar “as estatísticas do ensino básico. Talvez, uma melhora na formação de professores tivesse melhor resultado”,
Pérsio Constata - persio@constanta.com.br

“Realmente, a repetência marginaliza o aluno. Mas, defender o sistema de ciclos é desconhecer realidade do ensino público brasileiro, que implantado de forma irresponsável. As escolas públicas, pelo menos aqui em Minas, não preparam ninguém para nada”,
Alexandre Toledo- alexandre.toledo@caixa.gov.br

“Alguém tem notícia aonde esse sistema de ciclos é aplicado corretamente? Quais são os resultados em comparação com o sistema tradicional?”,
Rubens C. Gatto, São José dos Campos-SP- gatto@dss.inpe.br

“Talvez, seja necessário buscar as causas do problema, senão ficarmos apenas falando sem voz. Onde estão os 2,5% do salário-educação que são recolhidos de todos os salários dos empregados registrados no Brasil? Segundo especialistas, o dinheiro dá para manter o melhor sistema de educação do mundo. Esse é mesmo um país feito de mentiras”,
Francisco Carlos Tosin- tosin@conduspar.com.br

“Não é só o sistema que está falho. A família está ausente e os alunos muito mais preocupados em mostrar seus celulares de última geração do que aprender. A repetência seria uma forma de punir os estudantes desinteressados”,
Ezequiel Belchior- zequi@horizon.com.br

“A única escola que Lula, analfabeto de pai e mãe, conhece, é a de samba. Ele não sabe de nada do que acontece no país. Toda vez que o dá opinião sobre qualquer coisa, a gente se espanta de tanta asneira que a mente de uma pessoa pode ser capaz de produzir. Quem acreditou e votou nesse idiota merece tudo isso!”,
José Carlos Rodrigues- "j..rodrigues"@sympatico.ca

“Não podemos esquecer que muitas crianças de 5ª ou 6ª séries mal sabem escrever corretamente. O que será feito para esses brasileiros? Muito falamos ou escrevemos, mas pouco fazemos”,
Evandro Aguiar- e.aguiar@wittmann.com.br

“O sistema de ciclos, simplesmente, nivela por baixo. Os professores da rede pública, atualmente, têm uma formação muito deficiente. A saída para o ensino, na minha opinião, é investir no professor. Em que melhora a auto-estima um aluno nunca ter sido reprovado, mas ser analfabeto na 8ª série?”,
Rosa Marques- fmrosa@bol.com.br

"Esse sistema tem a virtude de não parar o aluno, obrigando-o a “reestudar”. Por outro lado, pune o bom aluno, à medida que o obriga a estudar lado a lado com o estudante desinteressado. Assim, o bom aluno tende a se tornar desinteressado também",
Marcos Van Vessen Jr, Curitiba - PR - vessenjr@superig.com.br

“Não sou contra os ciclos, mas contra qualquer sistema educacional que não se disponha a acompanhar o aluno de perto. Entra um governo faz, entra outro desfaz e no final das contas quem sai perde o aluno. E,como em todos os governos, saímos (grupo de pais do Conselho de Escola da EMEF Mal Deodoro da Fonseca ) com muitas promessas, mas sem esperanças de que nossos filhos sejam beneficiados por elas”,
Laélia Maria de Carvalho Giacon, São Paulo – SP- laeliamaria@ajato.com.br

“Em que situações devemos ouvir as opiniões de nosso presidente? Jamais, principalmente, quando se fala em educação”,
Antonio Brandi, Matão – SP- antonio.brandi@corona.ind.br

“Lula deve saber do que fala. Afinal, ele é prova de que 'moleza' estimula o mau-caráter e a vagabundagem”,
Alda Rocha, São Paulo- SP- alanista@ig.com.br

“O Lula e o PT fazem de tudo para não se falar do Valdomiro, caso Celso Daniel, Toninho do PT, Bendita da Silva”,
Marco Aurélio Ferreira- marco.ferreira@polibrasil.com.br

“Os integrantes da equipe Lula nada sabem porque não estudaram, fizeram apenas discursos e isto explica, em parte, o imobilismo deste governo. Essas cotas vão servir para isto, imagine uma pessoa completamente despreparada assistindo uma aula numa universidade pública. O aluno vai repetir o ano sempre”,
Lucillo Bueno - lucbueno@centroin.com.br

“Claro que o problema da questão (repetência, desestimulo, abandono escolar) está na baixa competência do sistema como um todo. Afinal, uma família com graves dificuldades estruturais não tem condições de incentivar o estudante. Não acho razoável um aluno passar de ano com sérias deficiências. Repetir pode servir de advertência para alguns jovens. O modelo atual que é utilizado há muito tempo não apresenta resultados estimulantes, tanto quanto o da repetência rígida. Esperar por uma abrupta melhoria da qualidade de vida da maioria e um rápido avanço setorial na educação é irreal. Dessa forma, o presidente pode expressar uma opinião, assim como toda a sociedade”,
Mauro de Castro Andrade- mauro@metrofor.ce.gov.br

“Esse sistema de ciclos só serve par desestimular quem procura realmente estudar. Estamos gerando milhares de débeis mentais que não conseguem escrever uma simples redação de 10 linhas ou interpretar um texto. Só uma população estúpida, como a nossa, poderia colocar um presidente tão míope no poder. Nesse sistema de socialização da ignorância, ninguém ensina, todos passam e os alunos ficam com sua perspectiva de vida vazia. Assim, o governo não gasta dinheiro com educação. Lindo esse ciclo!”,
Wilton Santos Cavalheiro- willsantc@hotmail.com

“O aluno, ao saber que não vai repetir o ano, não estuda mais e nem se dedica às atividades escolares. Essa pedagogia moderna foi inventada para fins estatísticos, com a qual os políticos se apresentam na imprensa para falar: "não sei quantos alunos foram aprovados, que outros tantos concluíram o ensino fundamental". Porém, na realidade, esses alunos não passam de analfabetos institucionais, incapazes de entender o que está escrito num pequeno texto de quatro ou cinco linhas. Enquanto houver pessoas que ficam querendo tapar o sol com a peneira, a sociedade vai continuar do jeito que está: cada vez mais hipócrita”,
Aldio de Azevedo Falcão, Niterói-RJ - aldio42@hotmail.com

“Defender a repetência é um tremendo retrocesso. Precisamos melhorar os critérios de avaliação, os métodos de aprendizagem, a qualidade da escola de uma forma geral”,
Márcia Zanetti- marcia@fiap.com.br

“Só um cego ou um populista pode culpar a vítima que, no caso, são crianças pobres com tamanha irresponsabilidade”,
Lúcia Muller- mullerlu@terra.com.br

“Por um lado, o presidente da república tem razão. Basta visitar uma escola estadual em São Paulo para ver o estado de calamidade, a maioria dos alunos vão para a escola para “vagabundear”, professores dão aula porque não existe mais a reprovação do aluno. Sendo assim, acredito que o governo estadual está ajudando a formar uma juventude burra e desinformada. Dessa forma, o povo continua sendo explorado e oprimido",
Alberto Amorin- amorimalberto@hotmail.com

“Não concordo com algumas atitudes do governo, mas comparando com os governos anteriores, o considero positivo. Sobre o sistema educacional, sou a favor do sistema tradicional. Não me parece adequado permitir que o aluno passe para o ano seguinte sem alcançar o nível necessário. O sistema de ciclos melhora a quantidade de alunos e piora a qualidade do ensino”,
Artur Rosa - Artur.Rosa@SDSTATE.EDU

“O artigo seria mais útil ao leitor se apresentasse dados concretos sobre o avanço obtido com o sistema de ciclos na educação. Só assim, o leitor poderia fazer uma avaliação mínima da opinião do presidente e, também, da sua. Afinal, se o sistema de ciclos funcionasse, o Brasil teria atingido a excelência estudantil ou, pelo menos, estaria a caminho. E me parece que não é isso o que ocorre”,
Marcos Barreto- Mbmbarreto@aol.com

Ninguém analisa de perto a pressão imposta pelos dirigentes de educação do Estado de São Paulo, as condições são colocadas aos educadores e escolas, e são seguidas a risco. Todo mundo atira para qualquer lado, com salas superlotadas, falta material pedagógico e o que é pior, o aluno de ensino médio não conta com material algum, simplesmente lousa e giz. O professor é pressionado para mudar suas práticas pedagógicas para tornar a aula mais interessante e para que a indisciplina não seja total, gasta dinheiro do próprio salário. Sob pressão o stress, o trabalho pedagógico fica difícil",
Danilo Santos- dori12225445@ig.com.br

 
 
 

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