HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

24/07/2006 
Alunos voluntários desenvolvem projeto no sertão de Teresina

Priscila Albino


Há sete anos o Colégio Emilie de Villeneuve, localizado na Vila Mascote, zona Sul de São Paulo vem desenvolvendo o projeto “Aprendizagem Solidária”. Com a participação efetiva de professores e alunos esse projeto que inicialmente levava informações sobre saúde, educação e meio ambiente às famílias carentes da favela da Coréia (na Vila Mascote) se ampliou. Em 1999 com o auxílio de dois professores voluntários e com a ajuda da paróquia local de Oeiras desenvolveu o “Projeto Piauí” que hoje esta em sua quinta edição.


Durante as férias de julho alunos e professores “enfrentaram” uma viagem de ônibus de dois dias e meio para chegar a comunidade de Santana, no município de Oeiras ( 309 km ao sul de Teresina) . Lá, realizaram diversas atividades de lazer e recreação, incluindo noites culturais como sessões de cinemas para a população local.

Para que aconteça a ação todos os anos os alunos, professores e pais desenvolvem várias atividades antes da viagem, como festas, arrecadações de livros e material escolar.

Com o objetivo de capacitar os moradores dessa região para que se tornem agentes multiplicadores a caravana inclui em seu currículo de atividades a construção de cisternas, implantação de placa de captação de energia solar, orientação sobre montagem de padarias Artesanais e desenvolvimento de artesanato em geral aproveitando a matéria prima da região.” Ensinamos por meio de oficinas que é possível trabalhar e buscar a melhoria da qualidade de vida, mesmo numa terra tão difícil como o sertão, indaga a professora Carmen Verônica Torres, que instruiu os alunos nas atividades.

O projeto Piauí ainda se estende com uma parceria com a Universidade Metodista de São Paulo, cuja ajuda vem de profissionais para atendimentos médicos, odontológicos, nutricionais, fisioterápicos, laboratoriais, psicológicos, veterinários e farmacêuticos.

A aluna Bruna Blésio, da 1º série do Ensino Fundamental diz que participar desse projeto foi muito importante . “ Essa experiência foi grandiosa para meu desenvolvimento pessoal, gostaria que muitas pessoas tivessem essa mesma oportunidade. Com certeza é uma lição que se leva para a vida toda”, fala quando questionada sobre sua passagem pelo sertão.

   

 
 
 

ANTERIORES
19/07/2006 Museus e Teatro de graça para crianças da rede publica durante as férias de julho
06/07/2006 Universitários terão trabalho comunitário revertido em créditos
05/07/2006 Bombeiros e Policiais do mundo todo disputam olimpíada em São Paulo
05/07/2006 Estudantes aproveitam suas férias levando conhecimento a comunidades do Vale do Ribeira
04/07/2006 Prova Brasil não destaca nenhuma escola da capital Paulistana
03/07/2006
SP discute Teatro de Rua
29/06/2006 Um dia para foto nos jardins do Museu do Ipiranga
27/06/2006
Parcerias entre Secretarias criam biblioteca e brinquedoteca em albergues da cidade
22/06/2006 Inclusão digital chega de caminhão
21 /06/2006 São Paulo ganha mais um parque para deficientes físicos
12 /06/2006 Subprefeitura de Santana/Tucuruvi convida empresas a participar de revitalização do bairro