HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

25/11/2005
Pacientes têm atendimento agilizado no Hospital das Clínicas

 

Erika Vieira

Os profissionais do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC) estão promovendo mutirão de atendimento aos finais de semana. O objetivo é mobilizar toda a equipe para reduzir o tempo dos pacientes na fila de espera de tratamento.

"Mutirão é um esforço concentrado para mobilizar recurso humano especializado e qualificado para aumentar a qualidade do sistema”, fala o Diretor executivo do Instituto Central do HC, Waldemir Washington Rezende. A medida foi adotada a partir da necessidade de atender a população com mais agilidade. Proposta que deu certo, segundo o Doutor Rezende em um dia normal de atendimento são realizadas em média três cirurgias por sala, já no mutirão esse número dobra para seis por dia.

O atendimento é agilizado em função da equipe médica acionada se preparar apenas para operar um determinado tipo de doença, assim há maior rotatividade nas salas e equipes de cirurgia. Até o trânsito também contribui para a rapidez, já que aos sábados e domingos o movimento de carros é menor e o paciente pode ser transportado em menos tempo, lembra Doutor Rezende.

A equipe de oftalmologia é a maior motivada em promover o mutirão. No Brasil há cerca de 500 mil pacientes potencialmente em condição de fazer a cirurgia de catarata. Cada mutirão de oftalmologia atrai 4000 pessoas, sendo que 10% a 15% têm catarata. Só neste ano o HC realizou 2005 cirurgias dessa doença. Outro exemplo de eficiência desse sistema de atendimento é no tratamento de amídala, 140 operações foram feitas no mutirão. Exames e consultas também são oferecidos pelos profissionais que trabalham voluntariamente nesses finais de semana. “A equipe médica vem em amor ao caso”, diz o Diretor do Instituto Central.

Com a implantação do mutirão o tempo de espera de atendimento de muitos setores já entrou na rotina normal, liberando vagas para a Secretaria de Saúde encaminhar mais casos para o hospital. Resultados tão positivos faz com que a próxima meta para 2006 seja ter mutirão de segunda a domingo.

   
 
 
 

ANTERIORES
24 /11/2005
  Radares multam carros com documentação irregular
24 /11/2005
  Metade da Vila Olímpia é monitorada por câmeras de alta geração
24 /11/2005
  Parte da mostra de Veneza vem a São Paulo com exibições gratuitas
22/11/2005
  Ipiranga ganha nova rua de lazer
22/11/2005
  Ônibus vira obra de arte de crianças em situação de rua
18/11/2005
  Crescimento de Multiplicadores Comunitários
17/11/2005
  Jardins adota câmeras nas ruas
16/11/2005
  Cidade Tiradentes promove eventos para homenagear Zumbi dos Palmares no mês da consciência negra
11/11/2005
  Calçada da Fama construída na Rua Augusta
11/11/2005
  Cinema itinerante percorre São Paulo