Empreendedor social lança manifesto pró-ambiente no Fórum Econômico Mundial da América Latina

CÁSSIO AOQUI
DA FOLHA DE S.PAULO, EM CARTAGENA

O Empreendedor Social 2009 Claudio Padua, cofundador do Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas), ao lado de importantes líderes ambientais, acadêmicos e empresariais, redigiu um documento em que o grupo participante do Fórum Econômico Mundial na América Latina manifesta o apoio ao REDD+ e ao uso sustentável da Terra.
No texto, os líderes latino-americanos compartilham a "visão comum em prol da redução de emissões de gases do efeito estufa a partir do desflorestamento". Ressalta-se a importância do REDD+ -sigla em inglês para Redução de Emissões para Desmatamento e Degradação, mais gerenciamento, conservação e avanço dos estoques de florestas de carbono.

Segundo o documento, na América Latina, os projetos do REDD+ e iniciativas correlatas já estão em prática no combate ao desmatamento, sendo que o desafio agora é dar escala a esses esforços, de forma a tornar a região líder mundial nessa seara.

Para tanto, aponta o manifesto, um "mix" de iniciativas será necessário: governos deverão fornecer financiamento e implementar políticas públicas a fim de incentivar a conservação florestal e o investimento privado; empresas terão de apoiar a gestão sustentável da Terra e o desenvolvimento de um mercado de carbonos robusto; nações portadoras de florestas terão de colocar em prática mecanismos regulatórios do REDD+, incluindo provisões para a efetiva participação e o reconhecimento dos direitos de comunidades indígenas e a governança local, entre outros aspectos.

Outro ponto levantado é a necessidade de o FCCC (Convenção do Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima) reconhecer plenamente o REDD+.

Além do biólogo, o documento foi assinado pelo empresário Luiz Fernando Furlan, da BRF Brasil Foods e co-chair do Fórum Econômico Mundial na América Latina; Virgilio Mauricio Viana, diretor-geral da Fundação Amazonas Sustentável; Jacques Marcovitch, professor da Universidade de São Paulo; Martin Von Hildebrand, diretor da Gaia Amazonas, da Colômbia, e Empreendedor Social de Destaque da Fundação Schwab; Lindene Patton, representante da Zurich Financial Services, da Suíça; Ralph Ashton, do Terrestrial Carbon Group, da Austrália; e Ernst Ligteringen, chefe-executivo d GRI (Global Reporting Initiative), da Holanda.

Leia Também

Mais
Realização Folha de S.Paulo Fundação Schwab
Patrocínio Caixa Ernst & Young Terco
Apoio Estratégico Sitawi
Apoio Artemísia Folha Online The Hub UOLSator
Divulgação Ashoka CEATS - Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor Instituto Ethos GIFE IATS - Instituto de Administração para o Terceiro Setor P&B Comunicação
O que é | Premiações | Fundação Schwab | Perguntas Frequentes | Links úteis | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site

Entrelinhas Sociais

Exposição inédita em São Paulo mostra o dia a dia dos Médicos Sem Fronteiras

Plataforma NextBillion pretende explorar a conexão entre desenvolvimento social e mercado

Carreta da Saúde atenderá população de Cajati (SP) durante o Carnaval

Empreendedor Social 2010

Regulamento

Empreendedor Social de Futuro

Regulamento


Compartilhe

twitter

Twitter

facebook

Facebook