São Paulo cria programa para compra e edição de livros acessíveis a deficientes visuais

SILVIA DE MOURA
DE SÃO PAULO

Mateus Bruxel/Folhapress
Celso Mascarenhas faz demonstração de mão biônica
Celso Mascarenhas faz demonstração de mão biônica

O governador de São Paulo, Alberto Goldman, assinou hoje decreto que institui o Programa de Acessibilidade Comunicacional, que tem como intuito a compra e a edição de livros em formato acessível a pessoas com deficiência visual.

O ato aconteceu durante a abertura do 2º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, no hotel Sheraton. Goldman estava acompanhado do prefeito da capital, Gilberto Kassab, e da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

A partir de agora, livros didáticos poderão ser oferecidos também no formato Daisy --padrão internacional de acessibilidade para deficientes visuais. Os livros nesse formato permitem que a navegação no texto escrito ou falado, por meio de um aplicativo de leitura instalado no computador ou outro suporte eletrônico, além da reprodução em áudio.

De acordo com a secretária, "garantir o acesso aos livros é uma das formas mais importantes de inclusão das pessoas com deficiência". O encontro é uma iniciativa da pasta de Battistella com o apoio da Fundação Faculdade de Medicina e da Rede de Reabilitação Lucy Montoro.

"Daqui nascem uma série de ações que são exemplo para outros Estados e para o Brasil", disse o governador a respeito do evento. Kassab afirmou que sua presença era para "cumprimentar" cada um dos participantes que "contribuem para melhorar a vida de muitos brasileiros".

Mateus Bruxel/Folhapress
Cadeira motorizada desenvolvida em parceira entre a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico
Cadeira motorizada desenvolvida em parceira entre a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico

Tecnologias assistivas

O encontro é composto por seminário e exposição. No estande da Conforpés, Celso Mascarenhas, que teve os braços amputados na infância durante uma brincadeira com fogos de artifício, fazia demonstração de uma prótese biônica inglesa. Com o mecanismo é possível pegar objetos pequenos, como chaves e cartões de crédito, até cargas de 90 kg.

A terapeuta ocupacional Grace Gasparini expôs mobiliários adaptados em PVC. Ela diz que desenvolveu os produtos, a partir de 2005, com alunos da disciplina de tecnologia assistiva da Universidade Dom Bosco, em Campo Grande. "Existem diversos produtos para reabilitação, mas vimos no PVC a oportunidade de um produto barato e acessível."

Gasparini ministra cursos que ensinam pais e terapeutas a montar cadeiras e carrinhos para crianças. Ela conta que os pais, ao produzirem o material, se sentem valorizados. "Tenho interesse que essa tecnologia se mantenha acessível." Quem frequenta o curso ganha um CD com o passo a passo de toda a linha de mobiliário.

O maratonista Edson Dantas perdeu a perna direita depois de um "arrastão" em um trem da CPTM, em 1992. No estande de seu patrocinador, a Otto Bock, Dantas não escondia a ansiedade em participar, na próxima semana, da Maratona de Nova York. Ele venceu a competição em 2008 e 2009. "Esporte é fundamental para a reabilitação. Quando termino uma prova, estou todo arrepiado. Estou correndo pela vida."

O 2º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência prossegue até o dia 24. Para mais informações, acesse este link.

Leia Também

Mais
Realização Folha de S.Paulo Fundação Schwab
Patrocínio Caixa Ernst & Young Terco
Apoio Estratégico Sitawi
Apoio Artemísia Folha Online The Hub UOLSator
Divulgação Ashoka CEATS - Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor Instituto Ethos GIFE IATS - Instituto de Administração para o Terceiro Setor P&B Comunicação
O que é | Premiações | Fundação Schwab | Perguntas Frequentes | Links úteis | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site

Entrelinhas Sociais

Exposição inédita em São Paulo mostra o dia a dia dos Médicos Sem Fronteiras

Plataforma NextBillion pretende explorar a conexão entre desenvolvimento social e mercado

Carreta da Saúde atenderá população de Cajati (SP) durante o Carnaval

Empreendedor Social 2010

Regulamento

Empreendedor Social de Futuro

Regulamento


Compartilhe

twitter

Twitter

facebook

Facebook