Organização promove pesquisa inédita para avaliar impacto da crise no setor social

THAIS VOJVODIC
da sitawi

O desenvolvimento social de uma comunidade, além de ser influenciado pelo governo e pelas organizações sociais, é impactado por outros agentes que têm atuação social destacada e bastante significativa para a construção de uma sociedade mais justa, como empresas, cooperativas, fundações e institutos. Esses agentes atuam na sociedade diretamente por meio de organizações sociais, provendo financiamento e apoio.

Por conta disso, é possível dizer que a recente crise financeira, além de afetar as finanças do setor público e privado, atingiu o terceiro setor duas vezes: direta e indiretamente, já que seus financiadores foram prejudicados.

Como não há informações suficientes ou dados estatísticos que mostrem um diagnóstico preciso do impacto da crise sobre o terceiro setor, a sitawi -organização social cuja missão é a convergência entre mentalidade empresarial e impacto social- desenvolveu uma pesquisa para mensurar as reais consequencias da crise no setor social.

Além de apontar os problemas vivenciados atualmente pelas ONGs, a pesquisa também investigará como as organizações têm reagido ao cenário atual e que tipo de estratégias elas estão traçando para retomar o desenvolvimento social sustentável, que, no período anterior à crise, estava em ascensão.

Para alcançar um estudo mais completo e abrangente, foi desenvolvido um questionário que contempla todas as organizações que prestam algum tipo de ação social. Isso significa que, além das OSCs (organizações sociais da sociedade civil), cooperativas, empresas sociais e institutos ou empresas que atuam com responsabilidade social corporativa podem participar do estudo.

A sitawi acredita que, neste momento, ter em mãos informações críveis e relevantes é primordial para o terceiro setor reagir rapidamente e de forma objetiva e eficaz para reverter o cenário atual.

Para participar da pesquisa sobre os impactos da crise no terceiro setor, acesse www.sitawi.net/pesquisa.

THAIS VOJVODIC é graduada em comunicação social pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e em desenvolvimento social na CICD (College for International Co-operation and Development), em Hull, na Inglaterra.

Tornou-se especialista no terceiro setor após morar sete meses no Quênia, na África, desenvolvendo projetos sociais.

Atualmente, trabalha na sitawi como market developer, atuando com comunicação e estratégias de marketing. Com quatro anos de experiência na área, também já trabalhou para as empresas Danone, Bacardi e Revlon.

Em 2009, a sitawi é parceira da Folha de S.Paulo e da Fundação Schwab para fazer a avaliação estratégica dos projetos semifinalistas nos prêmios Empreendedor Social 2009 e Empreendedor Social de Futuro

Leia Também

Mais
Realização Folha de S.Paulo Fundação Schwab
Patrocínio Caixa Ernst & Young Terco
Apoio Estratégico Sitawi
Apoio Artemísia Folha Online The Hub UOLSator
Divulgação Ashoka CEATS - Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor Instituto Ethos GIFE IATS - Instituto de Administração para o Terceiro Setor P&B Comunicação
O que é | Premiações | Fundação Schwab | Perguntas Frequentes | Links úteis | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site

Entrelinhas Sociais

Exposição inédita em São Paulo mostra o dia a dia dos Médicos Sem Fronteiras

Plataforma NextBillion pretende explorar a conexão entre desenvolvimento social e mercado

Carreta da Saúde atenderá população de Cajati (SP) durante o Carnaval

Empreendedor Social 2010

Regulamento

Empreendedor Social de Futuro

Regulamento


Compartilhe

twitter

Twitter

facebook

Facebook