Criação de valor está ligada ao vínculo entre empresa e "stakeholders"
Segundo especialista em "branding", é preciso verificar satisfação de funcionários, clientes e fornecedores
MARIANA IWAKURA
DA FOLHA DE S.PAULO
A garantia de resultados futuros de uma organização está relacionada à maneira como a empresa se relaciona com todos à sua volta _não só clientes mas também fornecedores e funcionários. Essa é a avaliação de Ricardo Guimarães, presidente da Thymus Branding, consultoria dedicada a despertar, formatar e manter a vitalidade de marcas.
"Na empresa antiga, da sociedade industrial do século 20, avaliava-se o sucesso por rentabilidade e volume de vendas. Agora, o que se discute é a perenidade, a capacidade de se adaptar ao aqui e agora", comparou o executivo, no seminário "Ética e Educação para Formar uma Nova Cultura de Valores", no primeiro dia do Unomarketing Comunicação Consciente - Feira e Seminário de Marketing Sustentável, que acontece entre 2 e 4 de junho, na Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).
"Branding", explicou Guimarães, é a abordagem de gestão que busca aumentar a percepção de valor da marca com todos os seus públicos de interesse. Quando se começa a falar em percepção de valor, disse, é preciso questionar se funcionários, consumidores e fornecedores estão satisfeitos de tal maneira que será possível vender o mesmo volume com um custo menor _ou seja, se houve criação de vínculos entre eles e a empresa.
"É um momento de transição porque as pessoas estão pensando atenção no que [as empresas dizem]", analisou o advogado Fernando Quintino, sócio do Cesnik, Quintino e Salinas Advogados, especializado em direito societário. Ele reiterou que as políticas de responsabilidade social bem-sucedidas envolveram mudanças nos valores internos da companhia.