Mídias sociais mudam relação empresa-cliente

Consumidores cobram, pela web, qualidade dos produtos

MARIANA IWAKURA
DA FOLHA DE S.PAULO

"As mídias sociais forçarão uma relação transparente entre as empresas e os consumidores". A frase, de Julio Duram, diretor de concepção e interface de produtos do UOL, sintetizou grande parte da discussão do seminário "Convergência de tecnologias e o novo consumidor".

Duram ressaltou também que, nos últimos três anos, quase todo o tráfego da internet passa por mídias sociais. Segundo ele, na web, "não há como enganar as pessoas".

O painel foi parte da programação do segundo dia do Unomarketing - Comunicação Consciente - Feira e Seminário Internacional de Marketing Sustentável, que acontece até hoje (4/6) na Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).

O diretor de análise de mercado e novos negócios do Ibope Inteligência, Marcelo Coutinho, reiterou que, com as ferramentas da internet, as cobranças dos consumidores sobre as empresas serão cada vez maiores. "Quando se comunica valor para o consumidor agora, ele responde, e muitas empresas não estão preparadas para ouvir o que ele tem a dizer", acrescentou.

Leandro Cruz de Paula, diretor comercial da Microsoft Advertising, apontou que, segundo pesquisas realizadas pela multinacional, há atividades on-line em que o consumidor fica mais focado -como em transações bancárias. Quando ele está conectado a mídias sociais, no entanto, ele está mais distraído, mais suscetível a receber comunicação.

Esse é um momento de grandes mudanças de comportamento, de as pessoas se colocarem no poder, disse Luiz Buono, sócio e vice-presidente de planejamento e atendimento da Fábrica Comunicação Dirigida. "A comunicação é a principal ferramenta de transformação, de mobilização para o novo paradigma de construir o mundo", pontuou.

Hoje não se fala mais em atributos do produto, mas sim em levar credibilidade, e entretenimento, afirmou Buono, que acrescentou que é possível empoderar pessoas dessa forma. "As pessoas querem entretenimento, mas com verdade, com transparência", concluiu.

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