Prêmios sociais entram na fase final

Folha de S.Paulo e Fundação Schwab vão revelar os vencedores dos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro no próximo dia 9 de dezembro, às 19h, no Masp

DA FOLHA DE S.PAULO

No dia 1º de dezembro, a Folha de S.Paulo e a Fundação Schwab divulgam os finalistas e os jurados dos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro, que buscam estimular e divulgar mentores de projetos sociais de todo o país.

Os dois vencedores serão revelados no dia 9 de dezembro, às 19h, em cerimônia para convidados no Masp (Museu de Arte de São Paulo).

Realizado desde 2005, o Prêmio Empreendedor Social busca líderes de ONGs, cooperativas e empresas sociais ou pessoas físicas que desenvolveram projetos inovadores e sustentáveis que beneficiam a sociedade em larga escala sistêmica.

A partir deste ano, o Brasil será o único país latino-americano a ter, em nível nacional, o Prêmio Empreendedor Social. De acordo com Klaus Schwab, criador da fundação, as dimensões continentais do Brasil justificam a manutenção do prêmio em separado. Nos quatro primeiros anos do concurso o Prêmio Empreendedor Social contabilizou 973 inscrições. Hoje é recordista mundial. Só no ano passado, foram 345 inscritos de 24 Estados mais o Distrito Federal _mais do que Índia, Estados Unidos e China, se somados os totais de candidatos na primeira fase.

Também em 2009 a Fundação Schwab implementará uma plataforma de comunicação que permitirá aos empreendedores sociais selecionados em todo o planeta permanecer em contato constante. Outra novidade revelada por Schwab, que também é fundador do Fórum Econômico Mundial, organização que reúne líderes dos setores público e privado em eventos ao redor do mundo, é a maior participação de empreendedores sociais nas reuniões da organização, dentro do contexto por ele identificado como "redesenho global".

"A crise atual é transformadora, o que nos obriga a deixar nossos velhos valores. Meu receio é que estejamos concentrando muita energia em temas econômicos e deixando outros importantes assuntos de fora. E este é o momento de olhar para todos os temas, de uma forma sistêmica. Quero que os empreendedores sociais sejam parte de todo esse processo.â€â€

Além de visibilidade na mídia, todos os finalistas terão seus perfis publicados pela Folha de S.Paulo (em caderno especial em edição nacional) e neste site, o vencedor fará parte da rede mundial de Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab.

Entre os benefícios especiais a que terá direito, destacam-se serviços de consultoria internacional gratuitos e bolsas de estudo para cursos de ensino executivo em instituições de primeira linha, como Harvard Business School, Insead e Universidade de Stanford.

Também será convidado a participar da reunião do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, previsto para acontecer em abril de 2010. Dependendo do perfil do vencedor, poderá ainda fazer parte da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça; da comunidade global de empreendedores sociais no Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial; e da organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial.

A partir deste ano, algumas das oportunidades de bolsa de estudo ofertadas por intermédio da Fundação Schwab serão estendidas também para o segundo e o terceiro colocados.

Em 2008, o vencedor do Prêmio Empreendedor Social foi o advogado André Albuquerque, 42, fundador da Terra Nova, em Curitiba (PR) , primeira empresa social do país na área de regularização fundiária sustentável e reassentamento humano. Em segundo lugar ficou o teólogo e líder comunitário Joaquim de Melo Neto, do Instituto Palmas, em Fortaleza (CE). E, em terceiro, a psicóloga Raquel Barros, da Lua Nova , em Sorocaba (SP).

Nos anos anteriores, os ganhadores foram: Tião Rocha, do CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento) - Belo Horizonte (MG), em 2007; Fábio Bibancos, da Turma do Bem - São Paulo (SP), em 2006; e Eugenio Scannavino Netto, do Projeto Saúde e Alegria - Santarém (PA), em 2005.

A Fundação Schwab de Empreendedorismo Social é uma organização independente e neutra, sem fins lucrativos, criada em 1998 por Klaus Schwab, mentor do Fórum Econômico Mundial, e sua mulher, Hilde, com o propósito de promover o empreendedorismo social como elemento de estímulo para a inovação e o progresso na sociedade.

Presente em todos os continentes, a organização já selecionou 153 líderes de 139 organizações em 44 países para a sua rede social. A fundação é supervisionada legalmente pelo governo federal da Suíça, sendo que sua sede fica em Cologny-Genebra.

Leia Também

Mais
Realização Folha de S.Paulo Fundação Schwab
Patrocínio Caixa Ernst & Young Terco
Apoio Estratégico Sitawi
Apoio Artemísia Folha Online The Hub UOLSator
Divulgação Ashoka CEATS - Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor Instituto Ethos GIFE IATS - Instituto de Administração para o Terceiro Setor P&B Comunicação
O que é | Premiações | Fundação Schwab | Perguntas Frequentes | Links úteis | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site

Entrelinhas Sociais

Exposição inédita em São Paulo mostra o dia a dia dos Médicos Sem Fronteiras

Plataforma NextBillion pretende explorar a conexão entre desenvolvimento social e mercado

Carreta da Saúde atenderá população de Cajati (SP) durante o Carnaval

Empreendedor Social 2010

Regulamento

Empreendedor Social de Futuro

Regulamento


Compartilhe

twitter

Twitter

facebook

Facebook