Folha Online Copa 2002 Córeia Japão Esporte
Edição 2002
Artilheiros
Calendário/resultados
Classificação
Colunistas
Dia-a-dia
Estatísticas
Fase final
Frases
Guia das sedes
Haicai
Ídolos
Países
Regulamento
Trajetória de Scolari
Últimas notícias
História
O futebol
Números
Galeria de imagens
Divirta-se e opine
Folha Online Móvel
CIDADES SEDES

Sapporo

É a capital de Hokkaido, uma das quatro ilhas principais do Japão, e mundialmente famosa pela Festa da Neve, na qual destacam-se gigantescas esculturas de neve. Com vasta área selvagem e montanhas cobertas por florestas, foi fundada há 130 anos como uma base de desenvolvimento para Hokkaido. A cidade desenvolveu-se e tornou-se uma das mais importantes do país, com 1,8 milhão de habitantes.

Estádio
O Sapporo Dome caracteriza-se pela moderna tecnologia chamada “campo móvel de futebol” (“hovering soccer stage”). Pela força do ar comprimido, o campo de grama natural que fica no lado externo é deslocado para dentro do estádio, um sistema inédito no mundo. Concluído em maio de 2001, tem capacidade para 42 mil torcedores.

Miyagi

Situada na parte sul da região de Tohoku (nordeste do Japão), Miyagi é farta em atrações marítimas, nas montanhas e com história e cultura pitorescas. Sendai, a capital de Miyagi, prosperou desde o século XVII, época de seu surgimento, até o período da modernização, em fins do século XIX, continuando nos dias de hoje. Também é conhecida por suas estâncias termais.

Estádio
O estádio de Miyagi foi construído em forma de arco, inspirado no capacete de um samurai. O teto tem um formato peculiar que cobre dois terços da arquibancada. A arquibancada acomoda 49.133 pessoas. O campo é coberto de grama natural e tem pistas de atletismo. O estádio também tem infra-estrutura para poder receber espectadores em cadeiras de rodas.

Ibaraki

A prefeitura de Ibaraki localiza-se na parte nordeste do Japão central e possui muitas atrações pitorescas, entre as quais um litoral variado, que se estende por 180 quilômetros de norte a sul ao longo do Oceano Pacífico, assim como o Monte Tsukuba e o Lago Kasumigaura. Em Kashima, os visitantes poderão encontrar relíquias antigas e sítios históricos como o Santuário de Kahima.

Estádio
Foi o primeiro estádio de grande porte exclusivo para o futebol inaugurado em 1993. Remodelado em maio de 2001, está propriamente equipado com a mais moderna tecnologia para que o campo esteja coberto com grama natural em todas as temporadas. Com inclinação moderada dos andares da parte dos assentos, pode-se ter uma sensação de proximidade com o campo.

Saitama

A Prefeitura de Saitama é parte integrante da grande Tóquio, capital do Japão. Todavia, sua brilhante cultura e história combinadas com seus atrativos naturais fazem de Saitama uma terra que justifica o epíteto de "A Prefeitura do Esplendor (Sai-no-kuni)". As antigas tumbas de Sakitama são uma das atrações da região.


Estádio
O estádio de Saitama foi concluído em 2001 para uso exclusivo de futebol. O maior estádio da Ásia pode acomodar 63.700 pessoas, e seu campo é coberto por grama natural. Foi desenhado de modo que os espectadores pudessem ter uma vista de todo o campo em qualquer posição. Grandes telões reprisam os melhores lances, principalmente os gols.

Yokohama

Outrora uma pequena aldeia de pescadores, Yokohama expandiu-se nos últimos 140 anos, desde que foi aberta para o mundo ocidental como um dos primeiros portos internacionais do país, para se tornar a segunda maior cidade do Japão. O encontro da moderna civilização ocidental do século XIX com várias culturas exóticas resultou em um estilo de vida e uma mentalidade que são originais de seus cidadãos.
Estádio
O estádio da partida final da Copa do Mundo conta com a maior capacidade de acomodação do Japão: 72.000 pessoas. O campo é coberto de grama natural e os assentos são individuais, com encostos e suportes para bebida. Como três quartos (3/4) da arquibancada coberta, os espectadores podem ver os jogos evitando raios do sol ou chuva.

Niigata

A Prefeitura de Niigata é conhecida como o país da neve e, por isso, ficou famosa como o paraíso dos esquiadores. Ao atravessar esta região montanhosa, o turista é logo saudado pela vasta extensão da Planície de Echigo, conhecida como a maior e melhor produtora de arroz e saquê do Japão. A cidade de Niigata, na foz de dois grandes rios, será sede de jogos da Copa do Mundo de 2002.
Estádio
O apelido “Big Swan” (cisne grande) vem do formato de sua cobertura branca parecida com a do cisne e da região próxima, onde aparecem estes pássaros. A arquibancada foi remodelada para ficar o mais perto possível do campo e as cadeiras têm encostos e assentos individuais. O teto cobre 90 % da arquibancada.

Shizuoka

Situada na costa do Pacífico da região central de Honshu, a Prefeitura de Shizuoka ocupa a parte do centro da velha estrada Tokaido, que liga Tóquio a Kioto. É o ponto central para duas das maiores atrações naturais do Japão, os parques nacionais de Fuji-Hakone-Izu e dos Alpes do Sul, que juntos oferecem locais de uma beleza fascinante ao lado do mar e nas montanhas e terras altas.
Estádio
O estádio de Shizuoka Ecopa é um ginásio de esportes construído na zona de colinas na parte central da província de Shizuoka. “Ecopa” é a palavra que combina “eco”, que significa natureza, e “park”, parque, com sistemas de economia de energia e outros recursos. Ecopa tem como uma das maiores características 5.236 assentos móveis individuais com encostos.

Osaka

Chamada metaforicamente de "a cozinha que abastece todo o país" durante todo o período Edo (1603-1868), a cidade de Osaka orgulhava-se outrora de sua prosperidade sem rival, por ser o centro comercial por onde passavam os artigos e produtos de todo o país. Osaka continuou a desenvolver-se e seus arranha-céus, lojas e outras atrações combinam-se para oferecer entretenimento em abundância.
Estádio
O estádio de Nagai é polivante, localizado no Parque de Nagai, um parque verdejante um pouco longe do centro de Osaka. Acomoda 50.000 pessoas e tem uma cobertura que cobre dois terços da parte de assentos. Pode-se ter uma visão inteira do campo de qualquer posição, porque o estádio foi construído sem colunas de sustentação.

Kobe

Abrigando um dos mais importantes portos comerciais internacionais do mundo, Kobe é uma cidade sedutora, notável por sua animada urbanidade, tendo como pano de fundo o verdejante Monte Rokko. O porto foi aberto em 1868 e a partir daí atraiu estrangeiros, que construíram povoamentos ao seu redor, o que rendeu à cidade, desde então, a sua reputação de cosmopolita.
Estádio
Recém-inaugurado em outubro de 2001, o estádio foi projetado de forma compacta, sem brigar com a estética da cidade, e tem capacidade para acomodar 42.000 pessoas. Os assentos estão equipados com cadeiras individuais com encosto. A manutenção da grama natural é controlada por computadores. A distância entre o campo e a arquibancada é de apenas 9 metros.

Oita

Como sugere seu antigo nome, "Toyo-no-kuni"(Terra da Abundância), a prefeitura de Oita no nordeste da ilha de Kyushu esbanja riqueza própria. Possui também uma natureza abençoada. Na Prefeitura, existem dois parques nacionais e três quase-nacionais. A própria história e a cultura de Oita são ricas e variadas, que justificam a alcunha.

Estádio
A estrutura do Oita Big Eye, único lugar de realização de jogos em Kyushu, é inspirada pela forma esférica e para que se harmonize com as montanhas que rodeiam o estádio. É conhecido por ter uma das maiores coberturas móveis do mundo, feita de material especial onde transpassam raios de sol. Ganhou o apelidado de “Big Eye” (grande olho) porque o teto é parecido com um olho quando a cobertura se abre.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).