Folha Online Copa 2002 Córeia Japão Esporte
Edição 2002
Artilheiros
Calendário/resultados
Classificação
Colunistas
Dia-a-dia
Estatísticas
Fase final
Frases
Guia das sedes
Haicai
Ídolos
Países
Regulamento
Trajetória de Scolari
Últimas notícias
História
O futebol
Números
Galeria de imagens
Divirta-se e opine
Folha Online Móvel
COMIDAS

Arroz, peixes e frutos-do-mar são a base da alimentação no Japão. Por isso, ingredientes frescos são muito importantes para a culinária tradicional japonesa. A carne quase não faz parte da dieta japonesa, mas no século passado foram criadas novas e deliciosas receitas usando frango, carne de porco ou de boi. Macarrão de trigo sarraceno (soba) e de trigo (udon) por vezes substituem o arroz. Entre as bebidas, o chá verde (ocha) é a predileta dos japoneses. Além disso, os fermentados de arroz (saquê) e aguardentes de arroz e outros cereais (shochu) são muito apreciados durante as refeições. Atualmente, é possível encontrar nos restaurantes e casas do arquipélago os pratos mais apreciados da cozinha internacional, sem falar nos fast-foods.

Como se portar à mesa

No Japão, você começa a comer depois de dizer "Itadakimasu" (eu receberei) e termina com "Gochiso sama deshita" (obrigado pelo banquete). Quando comem macarrão ou tomam sopas, é comum os japoneses fazerem barulho ao ingerirem o alimento. No entanto, arrotar é considerado falta de educação. Assoar o nariz em público e, especialmente, à mesa, é algo considerado muito rude.

Quando beber cerveja ou saque, é bem visto que você sirva aos seus colegas primeiro e esperar que eles te sirvam. Você deve sempre checar se os copos de seus companheiros estão vazios, e enchê-los em seguida. E se você for beber mais, deve estender seu copo em direção a outra pessoa.

Hashis
Algumas das mais importantes regras para se comer de hashi são:

- Nunca espete os hashis no alimento, especialmente no arroz. Apenas em funerais os hashis são fincados no arroz que será posto no altar. Quando você não estiver usando os hashis, ponha-os em frente a você sobre a mesa ou do lado esquerdo de um prato;
- Não passe comida diretamente de seu hashi para o hashi de outra pessoa;
- Não perfure a comida com os hashis;
- Não aponte com os hashis para alguma coisa ou alguém e nem mova-os também muito ao redor do ar;
- Se você quiser separar um pedaço de comida em dois com os hashis, faço-o passo a passo exercendo uma pressão controlada nos hashis;
- Faca e garfo são usados apenas em restaurantes de comida ocidental. Colheres são usados para comer certos pratos japoneses, como por exemplo donburi ou arroz ao curry.

Como comer...
...Arroz - Pegue o pote com o arroz com uma mão e os hashis na outra. Não jogue shoyu sobre o arroz branco cozido;

...Macarrão - Leve-os à boca com os hashis vagarosamente. Guarde distância do pote em relação à boca e não hesite em sugar o macarrão;

...Sopa - Beba a sopa direto do pote como se fosse um copo e pegue os demais ingredientes, como peixes, com os hashis. Isso serve também para as sopas com macarrão, como udon e ramen. Às vezes, uma colher de cerâmica pode ser providenciada para tomar a sopa;

...Sushi (nigiri, makis, etc.) - Ponha um pouco de shoyu em um pequeno prato. A maneira correta de embeber o nigiri sushi é virá-lo de cabeça para baixo, com a parte do peixe cru para baixo. Poucos tipos de nigiri sushi devem ser comidos sem o shoyu. No geral, você deve comer o sushi de uma vez, enfiando-o todo na boca. Você pode utilizar as mãos ou os hashis para pegar os sushis;

...Sashimi - Ponha um pouco de shoyu em um pequeno prato e acrescente um pouco de wasabi (raiz forte), misturando-os em seguida. Embeba as fatias de peixe ou de frutos do mar crus na mistura e coma de uma só vez. Alguns tipos de sashimi são comidos com gengibre ralado em vez de wasabi;

...Grandes pedaços de comida (tempura, futo maki, tofu) - Geralmente você separa os pedaços com os hashis, ou apenas dê uma boa mordida no alimento e coloque-o de volta no prato.

Sushi

É o mais famoso prato japonês no mundo. E o mais popular entre os japoneses, que os preparam em ocasiões especiais. Basicamente, o sushi pode ser definido como um bolinho de arroz coberto por peixes ou frutos-do-mar crus. Há, no entanto, vários tipos de sushis, que mudam de nome conforme a forma de preparo ou os ingredientes utilizados. Confira os tipos mais conhecidos:
  • Nigiri - Pequenos bocados de arroz recobertos com fatias de peixes ou frutos do mar crus, sendo os mais comuns os de atum, camarão, enguia, lula, polvo, salmão e ovo frito;
  • Gunkan - Arroz enrolado por algas marinhas e recheado com peixe cru, frutos-do-mar, ovas de peixes ou legumes;
  • Norimaki - É um sushi às avessas. Neste tipo, o arroz recobre as algas, que, por sua vez, são recheadas com vários tipos de peixes, legumes e até frutas. No Brasil, a manga é utilizada na confecção deste tipo de sushi;
  • Temaki - Cones de algas recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes;
  • Chirashi - Frutos do mar espalhados por sobre o arroz de sushi.

    Sashimi

    Fatias de peixe cru degustadas com shoyu (molho de soja) e wasabi (raiz forte). Os japoneses comem alguns diferentes tipos de peixes crus. É óbvio que o peixe tem de estar o mais fresco possível.

    Os mais populares tipos de sashimi são:

    Maguro - atum;
    Toro - atum gordo;
    Ika - lula;
    Tako - polvo;
    Ebi - camarão ou lagosta;
    Saba - cavala (espécie de peixe);
    Sake - salmão;

    Tenpura

    Frutos do mar e vegetais empanados e fritos em óleo fervente. Foi introduzido no Japão pelos portugueses. Hoje em dia, tornou-se um dos pratos mais populares do Japão, e também bem conhecido no mundo todo.



    Algas

    As algas (kaiso) são uma importante parte da dieta japonesa, por ser muito rica em minerais.
    Várias espécies de algas são comidas de diferentes maneiras.

    As três mais conhecidas são:

    Nori - É a mais comum. São lâminas secas e finas de algas usadas nos "rolinhos" e outros tipos de sushi ou como condimento para o arroz;
    Wakame - É comumente usada em sopas como a de misô ou em alguns tipos de saladas. Hoje em dia, wakame é vendida na forma seca, mas ela se expande quando a põe na água.
    Konbu - É a mais usada como ingrediente básico de sopas.

    Soba

    É um tipo de macarrão mais fino que o udon, mas mais grosso que o ramen. Soba pode ser preparado de diversas maneiras, inclusive pode ser apreciado frio.




    Udon

    É o macarrão japonês do tipo mais grosso. Também pode ser preparado de diferentes formas.





    Gyoza

    sOriginalmente, é um prato da culinária chinesa que se tornou muito apreciado no Japão. Basicamente, é um bolinho caseiro, frito ou assado, recheado com legumes e pequenos pedaços de carne. Costumam ser servidos como entrada nas refeições.


    Nikujaga

    Não aparenta ser tipicamente japonês já que os principais ingredientes, como o niku (carne) e o jagaimo (batatas) não fazem parte historicamente da base da alimentação dos japoneses. Mas Nikujaga é uma popular refeição, principalmente em casa. É a típica especialidade da dona de casa japonesa. O sabor pode surpreender por causa de ingredientes como açúcar e óleo de soja.

    Okonomiyaki

    É uma mistura de panqueca e pizza. "Okonomi" quer dizer "como você gosta", referindo-se, obviamente, aos ingredientes.




    Yakitori

    São espetinhos de carne de frango misturados com alguns tipos de vegetais, como alho-poró, grelhados. Todas as partes do frango, como coxas, fígado, coração, asas, podem ser usadas no yakitori.



    Wasabi

    É o principal tempero japonês. Feito de raiz forte, costuma ser servido na forma de uma pasta verde, utilizada como condimento em sashimis e sushis. De qualquer forma, wasabi é também muito usado em outros pratos japoneses.


    Sukiaki

    Tiras de carne, tofu (queijo de soja), e vegetais cozidos e depois empanados em ovo cru são fritos em uma chapa com um braseiro e servidos em seguida.




    Sopa de Misô

    Popular sopa feita de misô, que por sua vez é feito de grãos de soja. Às vezes é servida com tofu e algas junto. Nas refeições, costuma ser servida como entrada.




    Tsukemono

    São os tradicionais pickles (legumes em conserva). Costumam ser servidos em pequenos pratos como tira-gosto de entrada antes das refeições e ocasiões informais.



    Bebidas

    Cerveja
    Assim como no Brasil, de longe, é a bebida mais apreciada no Japão. Asahi, Sapporo e Kirin são algumas das marcas japonesas mais famosas e conhecidas no mundo todo.


    Saquê
    Saquê é feito de arroz e água. Há vários tipos regionais de saquê. Sua graduação alcoólica varia entre 10 e 20% e pode ser servido quente ou gelado. Costumam ser servidos em pequenos potes ou em um recipiente especial chamado massu. Atualmente, já são vendidos em embalagens tetra packs (de papelão reciclável).

    Vinho de ameixa
    Um tipo de bebida alcoólica muito doce feita de ameixas.





    Shochu
    É um tipo de aguardente, feito de cereais, bem mais forte que o saquê, mas menos difundido.

    Ocha
    Chá é uma das bebidas mais populares do Japão. O chá verde é bebido em qualquer lugar e em qualquer ocasião. Diferentemente do chá inglês, o chá verde é servido em canecas sem a asa e nunca é bebido com açúcar ou creme. A maneira correta de beber chá verde é segurar a caneca com uma mão e apoiá-la embaixo com a outra mão. Há vários tipos:
    Gyokuro, sencha, bancha - O chá verde mais comum feito de folhas secas de chá, que apresentam três níveis de qualidade;
    Houjicha - Chá verde feito das folhas torradas do chá, que lhe dá uma colocação marrom;
    Matcha - É usado na Cerimônia do Chá e tem o sabor mais amargo. É feito das folhas de chá moídas;
    Chá chinês - São chás aromáticos, como o "oolong" e o de jasmim, etc.;
    Kocha - É o nome do chá mate inglês;


  • Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).