Folha Online Copa 2002 Córeia Japão Esporte
Edição 2002
Artilheiros
Calendário/resultados
Classificação
Colunistas
Dia-a-dia
Estatísticas
Fase final
Frases
Guia das sedes
Haicai
Ídolos
Países
Regulamento
Trajetória de Scolari
Últimas notícias
História
O futebol
Números
Galeria de imagens
Divirta-se e opine
Folha Online Móvel
TURISMO

Visão geral

Um país que tem como cartão de visitas o Monte Fuji, uma das paisagens mais conhecidas no mundo todo, dispensa maiores apresentações. O Japão, no entanto, oferece aos turistas uma enorme multiplicidade de atrativos culturais e encantos naturais, sem falar na hospitalidade de seu povo. A cultura milenar e o que há de mais moderno em tecnologia coexistem no Japão. Templos e santuários budistas com mais de 1.000 anos mantêm-se preservados e, para surpresa de visitantes, em ótimo estado de conservação, servindo como centro para atividades religosas e culturais. A natureza também foi generosa com os japoneses ao oferecer um arquipélago com faixas litorâneas exuberantes e montanhas esplendorosas, numa combinação fascinante.

Informações ao turista

Vistos
Não é necessário visto de entrada no Japão aos turistas com passaportes da Grã-Bretanha, França e Alemanha, se a estada for de 180 dias ou menos, e dos Estados Unidos e do Canadá, se for de 90 dias ou menos. Já os visitantes de outros países precisam obter um visto de turista, para uma estada de até 90 dias, na embaixada ou consulado do Japão no respectivo país de origem.

Caso você queira permanecer no Japão por 90 dias ou mais, deve solicitar uma carteira de estrangeiro em um prazo de 90 dias a partir de sua data de entrada.

Não é necessário tomar qualquer vacina para entrar no Japão, a menos que o visitante venha ou passe por região que esteja sendo vítima de uma epidemia.

Não se cobram taxas alfandegárias sobre objetos de uso pessoal, se seu conteúdo e quantidade for considerada razoável pelo fiscal da alfândega. Além disso, os seguintes artigos podem ser trazidos sem necessidade de se pagar imposto: 500g de tabaco ou 400 cigarros ou 100 charutos; 3 garrafas de bebidas alcoólicas; duas onças de perfume; presentes e lembranças de outro itens não mencionados acima cujo valor total não exceda a 200 mil ienes.

Embaixadas e Consulados

Embaixada brasileira em Tóquio
Endereço: 2-11-12, Kita - Aoyama, Minato-ku, Tóquio
Telefone: (03)3404-5211

Consulado do Brasil em Nagóia
Endereço: Shirakawa Daihachi Bldg., 2o andar, 1-10-29 Marunouchi, Nakaku, Nagóia
Telefone: (052) 222-1077

Embaixada do Japão no Brasil
Endereço: Av. das Nações, lote 39, CEP-70425-900, Brasília-DF
Telefone: (0XX61) 242-6866

Consulado Geral do Japão em São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 854, CEP-01310-100, São Paulo-SP
Telefone: (0XX11) 287-0100

Consulado Geral do Japão em Curitiba
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 630, 18º andar, CEP-80010-010, Curitiba-PR
Telefone: (0XX41) 224-3861

Consulado Geral do Japão em Porto Alegre
Endereço: Rua João Obino, 467, CEP-90470-150, Porto Alegre-RS
Telefone: (0XX51) 334-1299

Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro
Endereço: Praia do Flamengo, 200 - 10º andar, CEP-22210-030, Rio de Janeiro-RJ
Telefone: (0XX21) 265-5252

Consulado Geral do Japão em Recife
Endereço: Rua Pe. Carapuceiro, 733, 14º andar, CEP-51020-280, Recife-PE
Telefone: (0XX11) 287-0100

Parques

Sapporo

Parque Odori
Situa-se no centro de Sapporo. O parque é como um cinturão de plantas e flores, para deleite dos residentes e turistas. A maior parte dos principais eventos anuais de Sapporo, como a Festa da Neve, são realizados neste local. A Torre de Televisão de Sapporo, na parte oriental do parque oferece uma vista panorâmica da cidade.


Jardim Botânico da Universidade de Hokkaido
Apesar de sua localização no centro da cidade, o jardim é espaçoso e conserva partes da floresta virgem existente em Sapporo antes de sua urbanização.




Colina do Mirante de Hitsujigaoka
É uma imensa área verde onde pastam carneiros. Além das pastagens, pode-se ter uma vista geral da área urbana de Sapporo com a vasta planície de Ishikari à distância. Entre as dependências, está um pavilhão de repouso, onde se pode saborear o churrasco à moda Genghis Khan, uma especialidade local feita com carne de carneiro e legumes.


Monte Moiwa
Densamente arborizado, é um local estratégico para uma vista panorâmica da cidade. À noite, dali se tem uma visão panorâmica da cidade totalmente iluminada.




Termas Jozankei
A cerca de uma hora de carro do centro de Sapporo, Jozankei é uma das termas representativas de Hokkaido. Os visitantes podem usufruir os banhos de águas quentes durante uma visita de um dia ou então pernoitarem. O desfiladeiro Jozankei é famoso por sua beleza natural que muda a cada estação do ano.

Lagos Shikotsu e Toya
São dois lagos-crateras, ponto alto da paisagem do Parque Nacional Shikotsu-Toya. Uma pequena ilha no Lago Toya é conhecida como o habitat do cervo Ezo. Os lagos são rodeados por florestas virgens e exibem uma beleza misteriosa.



Miyagi

Local do Castelo de Sendai

Atualmente é um parque situado no alto de uma colina oferecendo vista panorâmica de Sendai. O castelo original era uma famosa fortaleza construída pelo senhor feudal Date Masamune no início do século XVII, mas apenas algumas partes das construções e das muralhas ainda se conservam hoje em dia.

Caldas de Aiku
Estância de águas termais nos arredores de Sendai, Aiku, com uma história que remonta a 1.500 anos, é tida como uma das três melhores termas do Japão. Nas proximidades se encontra a Grande Cachoeira de Aiku, célebre por sua natureza verdejante no verão e pelas folhagens multicoloridas no outono.

Termas de Sakunami
Estância localizada num cenário natural de serena beleza às margens do Rio Hirose, nos arredores de Sendai. Uma série de 48 quedas d'água podem ser admiradas 6 quilômetros rio abaixo, cada uma das quais, segundo a lenda, produz um ruído original quando a água cai.

Kesennuma
Cidade litorânea situada no Parque Nacional da Costa de Rikuchu, é a maior fornecedora do mundo de barbatanas de tubarão. Também se sobressai por outros produtos marinhos, orgulhando-se de ser a cidade a extrair as maiores quantidades de frutos-do-mar no Japão, que nunca deixam de agradar aos mais requintados paladares.


Okama do Monte Zao
Um lago-cratera alcunhado de Okama é a paisagem símbolo da cadeia vulcânica de Zao, que se eleva na parte sul de Miyagi. Os contrafortes de Zao são providos de águas termais e de pistas de esqui, atraindo muitos visitantes durante o ano todo.



Ibaraki

Jardim Kairaku-en
Kairaku-en traduz-se literalmente por "um jardim para o senhor feudal e o povo desfrutarem juntos". Criado em 1842, é conhecido como um dos três mais belos jardins do Japão e possui grande variedade de flores em cada uma das estações do ano. O jardim é conhecido ainda por seus três mil pés de ameixeiras de cem tipos que florescem na primavera.


Jardins de Íris em Itako
cidade de Itako é notável pela sua comunidade ribeirinha, conhecida como "suigo". A festa das flores de Íris de Itako Suigo é celebrada durante o mês de junho, quando cerca de um milhão de íris florescem e transformam a cidade inteira num paraíso florido.


Cachoeira Fukuroda
Tida como uma das três mais espetaculares quedas d'água no Japão, esta cachoeira possui 121 metros de altura e 73 m de largura. A natureza ao redor por si só é uma atração, ao mudar de cores a cada época do ano.



Monte Tsukuba
É conhecido pelo apelido de "montanha púrpura". Para os apreciadores da natureza, existem trilhas para caminhadas e outras para o estudo do meio ambiente local, com um teleférico até o topo da montanha, de onde se pode apreciar uma vista espetacular da Planície de Kanto. O santuário de Tsukuba-san, famoso pela sua divindade que zela pelos casamentos felizes, e um jardim de ameixeiras que contém mais de três mil pés de 30 variedades, também estão situados aí.


Lago Kasumigaura
O segundo maior lago do Japão, Kasumigaura é um manancial para os peixes de água doce como eperlanos, arenques pequenos, enguias e carpas. O lago é também uma meca para windsurfe e outros esportes aquáticos. Outras populares atrações do local são os graciosos barcos "hobiki-sen" que no verão içam suas imensas velas brancas.


Saitama

Nagatoro
Situado na parte noroeste da prefeitura, Nagatoro é, na sua totalidade, um parque natural e um sítio turístico de grande beleza. Um passeio de barco descendo o Rio Arakawa através do seu espetacular cenário natural é ao mesmo tempo encantador e excitante.


Desfiladeiro de Nakatsuo-kyo
Este é um dos pontos altos em termos de paisagem na área de Chichibu, renomada por seu esplendor natural. Penhascos íngremes com altitude de até 100 metros elevam-se de ambos os lados do desfiladeiro, que é deslumbrante por sua beleza, em especial na primavera, com seu verdejante cenário.


Yokohama

Monte Fuji
Julho e agosto são as epócas para subir ao topo do Monte Fuji (3.776 metros acima do nível do mar), o símbolo do Japão. Gotemba, a base para a subida, pode ser atingida em cerca de duas horas de comboio expresso, pelas linhas Tokaido e Gotemba da JR, a partir de Yokohama.


Hakone
Parte integrante do Parque Nacional de Fuji-Hakone-Izu, é uma área célebre por seus pontos turísticos e por suas águas termais, com a Cadeia Vulcânica de Hakone como centro. As principais atrações são a vista esplêndida do Monte Fuji, do Lago Ashi, uma abundância de termas e o vale sulfuroso de Owakudani.


Parque Yamashita
O cais Osanbashi é o portão de entrada de Yokohama, com um terminal internacional de passageiros e navios. O Parque Yamashita é um trecho de um quilômetro a partir do cais Osanbashi ao longo da orla, que serve como um oásis tanto para residentes como para os turistas. O navio Hikawamaru, ancorado no parque, é uma das atrações, com um museu e um restaurante flutuante.


Niigata

Parque Hakusan
Em estilo circular holandês, foi o primeiro parque urbano do Japão. Enki-kan, uma casa em estilo japonês de propriedade de um rico mercador, foi transplantada para ali e hoje em dia pode-se desfrutar do seu serviço de chá. Na área adjacente, fica o Pavilhão Memorial da Prefeitura, construído em 1883, e a Ryutopia, Centro de Artes do Espetáculo da Cidade de Niigata.


Parque Takada
O sítio do Castelo de Takada, construído pelo clã Matsudaira, descendente direto do xógum Tokugawa, foi transformado em parque. Mais de 3 mil pés de cerejeiras explodem numa profusão de flores na primavera e sua vista noturna é uma das mais bonitas do Japão.


Águas Termais
Niigata possui águas termais em abundância. Perto da cidade de Niigata ficam as estâncias termais Rhein de Tsukioka, Yahiko, Iwamuro e Agonawa. Há também vários locais onde pode banhar-se sem precisar passar a noite.


Yuzawa-kogen Alp-no-sato
Um passeio de 7 minutos em um dos maiores teleféricos do mundo, com capacidade para 166 passageiros, leva os turistas a este reino alpino, hábitat de 1.000 variedades da flora de alta montanha.


Shizuoka

Planalto Nihondaira
Espalhado sobre o limite das cidades de Shizuoka e Shimizu, este planalto é o melhor ponto para uma visão panorâmica da área da Baía de Suruga, do Porto de Shimizu, do litoral de Miho-no-Matsubara e do Monte Fuji até a península de Izu.



Planalto de Asagiri
Como o sopé oeste do Monte Fuji, é um local popular para caminhadas e outras atividades ao ar livre. As plácidas águas do Lago Tanuki refletem com frequência a silhueta do Monte Fuji, criando uma visão de beleza mística.



Península de Izu
Abarcando a Baía de Suruga, a Península de Izu constitui parte integrante de um parque nacional e é dotada de numerosas águas termais. O litoral, as montanhas, os planaltos e as quedas d'água combinam-se para criar um mundo de beleza estonteante, onde quer que se vá. As atrações turísticas e os locais de interesse são abundantes.


Osaka

Tsurumi Ryokuchi
Parque amplo que possui uma deslumbrante variedade de flores e de plantas. Uma característica especial do local é o jardim botânico Sakuya Konohana Kan, o maior do Japão. O Jardim das Rosas, o Jardim Japonês e o Jardim Internacional são baseados em uma composição de jardins de 55 países.


Nakanoshima
Uma pequena ilha prensada entre os rios Dojima e Tosabori, centro das atividades econômicas e financeiras em Osaka. Valem uma visita ao Parque Nakanoshima, com seu jardim de rosas, e ao Museu de Cerâmicas Orientais, onde estão expostas antigas e inestimáveis porcelanas e cerâmicas do leste da Ásia.


Parque Daisen
Especial para quem gosta de atrações culturais, pois abriga o Museu da Cidade de Sakai, um pavilhão para a cerimônia do chá e um belo jardim japonês (Cidade de Sakai).




Bampaku Koen
Um imenso parque construído para a Expo-70, conhecido pelo seu símbolo, a "Torre do Sol", criada pelo artista Taro Okamoto. Possui um grande número de instalações culturais como o Museu Nacional de Etnologia, o Museu Nacional de Arte e o Museu de Artes Folclóricas do Japão.


Minoh
Com a reputação de ser o local mais pitoresco da Prefeitura de Osaka, sua principal atração é o Parque Quase-Nacional Meiji-no-Mori, famoso pela cachoeira Minoh e pelas folhagens multicoloridas no outono. No Insetário do Parque Minoh, o visitante pode apreciar borboletas durante o ano todo.


Kaiyukan
Situado na área de lazer da orla Tempozan, Kaiyukan é um dos maiores aquários do mundo. Em exibição sob o tema principal de "Anel de Fogo do Pacífico", estão 580 espécies de vida marinha do Oceano Pacífico.



Kobe

Montanhas Rokko e Maya
Com sua beleza natural presente em todas as estações do ano, estas montanhas da cadeia Rokko são áreas de lazer situadas a apenas meia hora de carro do centro de Kobe. As atrações populares constam de uma pastagem e um Jardim Botânico. A vista noturna da cidade e do Porto de Kobe já foi chamada de "Vista de 10 milhões de dólares", por sua incrível beleza.


Shin-Kobe
O teleférico de Shin-Kobe, nas vizinhanças de Kitano, leva os visitantes até o Parque de Ervas Nunobiki e a Cachoeira Nunobiki.





Termas de Arima
A meia hora de carro ou de trem-comboio do centro, Arima é a estância de águas termais mais antiga do Japão e renomada em todo o país pela excelência e variedade de suas águas minerais. Algumas fontes são conhecidas como "douradas" (ou vermelhas), com alta concentração de ferro e sal, e outras como "prateadas", com águas transparentes contendo radium e ácido carbônico.


Oita

Termas de Beppu
De fama internacional, produzem um dos maiores volumes de água termal do mundo. O vapor d'água pode ser visto de qualquer lugar que se vá. Beppu possui oito fontes de águas minerais térmicas, cada qual com uma diferente qualidade de água. Kannawa, uma delas, é famosa pelos seus numerosos lagos "jigoku" (inferno), que jorra água quase fervente, vapor e lama quente.


Caldas de Yufuin
Localizadas em um cenário natural no sopé do monte Yufudake, produz o terceiro maior volume de água termal em todo o Japão. Nas cercanias, a Aldeia de Arte Folclórica Yufuin de Kyushu exibe enorme quantidade de artesanato e utensílios populares japoneses.


Grutas de estalactite de Furen
Situada na cidade de Notsu e divididas em Mundo do Ouro, Mundo da Prata e Palácio da Deusa do Mar, estas grutas de estalactites possuem uma extensão total de cerca de 500 metros. A beleza mística criada pelas numerosas estalactites, estalagmites e pilares é verdadeiramente encantadora.


Desfiladeiro de Yabakei
Yabakei se refere a um grupo de desfiladeiros formados pelo Rio Yamakuni e seus afluentes. Uma maravilha da natureza, com vistas de tirar o fôlego criadas por rochas, penhascos e picos em formações fantásticas, abrem-se aos olhos do visitantes.

Templos

Miyagi

Templo Rinnoji
Templo do clã Date, Rinnoji é célebre por seu jardim japonês que acolhe os visitantes com sua beleza que se transforma a cada mudança de estação.





Templo Zuiganji
É outra visita imprescindível. Seu pavilhão principal e outras construções magníficas, erigidas a mando de Date Masamune, representam a quintessência da cultura do período Momoyama e são designados como tesouros nacionais.



Mausoléu Zuihoden
Situado em um bosque de cedros de 400 anos, Zuihoden é dedicado ao senhor feudal Date Masamune. Sua brilhante arquitetura é o principal atrativo para os turistas.




Castelo de Shiroishi
O castelo era residência da família Katakura, um samurai do clã Date. Depois da restauração fiel em 1995, a sua majestosa torre principal e o portão Otemon emergiram como remanescentes da prosperida vivida no castelo.



Ibaraki

Santuário de Kashima-jingu
Fundado originalmente em 660 aC, o imponente Kashima-jingu localiza-se em meio a um denso bosque de bambu e emana um certo bucolismo com seus muitos séculos de história. Há no local um museu que abriga cerca de 120 valiosas obras, entre as quais uma espada reta e outros tesouros nacionais, assim como Importantes Patrimônios Culturais.


Saitama

Santuário Hikawa
Este antigo santuário, que data de mais de 2.000 anos, é o símbolo da cidade de Omiya e o principal templo xintoísta da Prefeitura de Musashi (antigo nome de Saitama). Prevalece em todo o recinto uma atmosfera solene e serena. O santuário possui construções imponentes, como seu portão de entrada e o Santuário Principal.


Templo Heirinji
Situado no centro de Niiza, o Heirinji é um enorme templo zen-budista num terreno amplo, cuja totalidade foi designada como um Monumento Natural Especial, já que possui um ambiente natural densamente arborizado remanescente do antigo Planalto de Musashino.


Santuário Koma
Localiza-se na cidade de Hidaka, em Iruma-gun, fundada originalmente por imigrantes do Reino de Kokuryo na Península Coreana. É dedicado a Jiakko, Rei de Kokuryo e o primeiro governante desta área.



Tumbas Sakitama
A cidade de Gyoda é dotada de nove imensas tumbas antigas, coletivamente uma das maiores em escala no Japão. O amplo distrito, que tem as tumbas no seu centro, possui uma área de cerca de 300 mil metros quadrados e é atualmente um parque.


Niigata

Santuário Yahiko
Construído no sopé do Monte Yahiko há 1.300 anos, este santuário é o principal de Echigo, antigo nome da prefeitura de Niigata. O seu pitoresco cenário natural ressaltado pelas festas e eventos tradicionais fazem deste santuário um importante ponto turístico. O topo da montanha oferece uma vista deslumbrante da Planície de Echigo e do Mar do Japão.


Shizuoka

Castelo de Sumpu
Construído originalmente em 1585 por Tokugawa Ieyasu, o local foi transformado em um parque. Na área, encontram-se o Portão do Leste restaurado e a Torrinha Tatsumi, que lembram aos visitantes a antiga glória do castelo.



Santuário Kunozan Toshogu
Situado na colina de Kunozan, este santuário é dedicado ao espírito do primeiro xógum Tokugawa, Ieyasu, que terminou sua vida cheia de peripécias no Castelo de Sumpu. A magnífica construção do santuário principal, erigida em 1617, foi designada como Tesouro Nacional.


Santuário Sengen
É o principal santuário da região de Surugaji. Vinte e quatro de suas construções são designadas nacionalmente como Importantes Patrimônios Culturais.




Castelo de Kakegawa
Outrora admirado como um castelo por excelência, a impressionante torre foi restaurada para exibir todo o seu esplendor original.





Osaka

Templo Shitennoji
Construído em 593, é o mais antigo templo fundado pelo estado. Várias vezes reconstruído depois de diversos incêndios, o templo, juntamente com suas construções anexas e a maneira como elas estão posicionadas graficamente, sugere os dias passados quando ele foi criado.


Grande Santuário Sumiyoshi
É o santuário principal da rede de templos xintoístas Sumiyoshi no Japão, que consiste em mais de dois mil membros. Este grande santuário foi erguido no século III e dedicado à divindade guardiã da navegação. Os quatro principais locais sagrados do santuário foram designados coletivamente como um Tesouro Nacional.


Castelo de Osaka
Construído pelo soberano militar do século XVI, Toyotomi Hideyoshi, o Castelo de Osaka é a síntese da grandeza. Atualmente, o sítio do castelo foi designado como um local especial histórico. A sua grande torre (reconstruída no século XX) é o símbolo de Osaka.


Mausoléu do Imperador Nintoku
Este mausoléu, cuja construção data de meados do século V, é uma das maiores tumbas do mundo e localiza-se nas adjacências do Parque Daisen.





Castelo de Kishiwada
Foi o símbolo da cidade-castelo de Kishiwada, conhecida por sua frenética Festa Danjiri. O primeiro e segundo andares abrigam o Museu Folclórico da Cidade.




Kobe

Castelo de Himeji
Tesouro Nacional do Japão, o Castelo de Himeji, na cidade de Himeji, próxima a Kobe, também conhecido como o Castelo da Garça Branca, é tido como o mais belo do Japão. Ele faz parte da lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.



Oita

Santuário Usa Hachimangu
Antigo santuário xintoísta, é o templo principal de uma rede de cerca de 40 mil santuários Hachimangu em todo o Japão. Desde sua fundação, em inícios do século XVIII, a divindade santificada na cidade de Usa vem sendo reverenciada mesmo pela Corte Principal como guardiã da nação. A construção do Santuário Principal foi designada como Tesouro Nacional.


Templo Fukiji
Designado Tesouro Nacional, este templo budista da seita Tendai data do ano de 718 e seu pavilhão central é a construção mais antiga em Kyushu, na cidade de Bungo-Takada.




Kumano Magaibutsu
Duas imensas imagens budistas gravadas em um muro de pedra são conhecidas como Kumano Magaibutsu e foram designadas como Importante Patrimônio Cultural. Localiza-se na cidade de Bungo-Takada.



Usuki Sekibutsu
Refere-se a uma exibição de 60 imagens em pedra de Buda, entre as quais o Dainichi Buda foi designado como Tesouro Nacional. Elas estão localizadas em uma colina nos subúrbios da cidade de Usuki. Acredita-se que estas imagens em pedra tenham de 700 a 1.200 anos.


Ruínas do Castelo de Okajo
O Castelo de Okajo, na cidade de Taketa, foi construído originalmente em 1185. Embora não se encontrem atualmente aí nenhuma construção, o visitante impressiona-se com uma série de muros de pedra presos a penhascos íngremes. Deste local, pode-se apreciar a vista distante das cadeias de montanhas Sobo, Kuju e Aso.

Museus

Yokohama

Museu de Arte de Yokohama
Projetado por Kenzo Tange, arquiteto japonês de renome internacional, apresenta uma coleção de obras de arte do século XX. Do seu acervo também constam obras de artistas relacionados a Yokohama e peças surrealistas, assim como uma coleção de fotografias.


Museu de Bonecas de Yokohama
Possui um acervo de cerca de nove mil bonecas de 135 países. Além de bonecas estrangeiras, há uma sala dedicada inteiramente às bonecas tradicionais japonesas, apresentando a cultura centenária deste brinquedo no Japão.



Paraíso Marinho Hakkeijima
Uma ilha que oferece uma série de divertimentos, cujo principal é o Museu Acqua, um dos maiores aquários do Japão.





Museu de Lámen de Shin-Yokohama
Foram reproduzidas, dentro do complexo, ruas que são como as de uma vila japonesa típica em 1958. Existem ali oito diferentes restaurantes de macarrão lámen de todo Japão, cada um deles de excelente reputação devido ao sabor distintivo de seus pratos.


Niigata

Marinepia Nihonkai
É um aquário com cerca de 20 mil peixes, provenientes em sua maioria do Mar do Japão. As atrações incluem o túnel marinho, a piscina ao ar livre Safári Marinho, com leões marinhos e focas, e uma grande colônia de pingüins Humboldt, assim como o popular espetáculo dos golfinhos.


Shizuoka

Museu de Arte de Tokaido de Hiroshige
Apresenta uma coleção de obras-primas do célebre Hiroshige, um artista do estilo ukiyo-e, famoso pela série de gravuras em madeira as "53 Estações ao Longo da Estrada Tokaido".




Kobe

Port Island
A ilha é resultado de um aterro e abriga, além de um terminal portuário, o Museu de Ciência, assim como o Centro de Conferências Internacionais de Kobe.




Praias

Ibaraki

Costa Ajigaura
Apelidada de "Nápoles do Oriente", a pitoresca Ajigaura se orgulha de suas praias de areias brancas, guarnecidas por um bosque de pinheiros, que se estendem ao longo de uma água rasa. É o centro dos esportes aquáticos, como o surfe e o bodyboarding.


Niigata

Sasagawa-nagare
Uma aprazível estrada costeira de 11 quilômetros ao longo do Mar do Japão em direção ao Norte, a partir de Niigata até a divisa com a Prefeitura de Yamagata. O contraste entre o mar e as formações rochosas escarpadas criadas pela erosão das ondas do mar é encantador.


Shizuoka

Miho-no-Matsubara
Este pitoresco trecho de 6 quilômetros de litoral é famoso pelas vistas do Monte Fuji, que se harmonizam com os bosques de pinheiros sempre verdes, um cenário apropriado para a lenda segundo a qual ninfas celestiais desceram à terra para brincar ali.


Kobe

Suma
É um dos principais balneários de Kansai (oeste do Japão), com uma excelente área para banhos de mar. As atrações populares incluem o Parque de Vida Aquática de Suma e o Templo Sumadera, relacionado com a batalha entre os clãs Genji e Heike no final do século XII.


Costa de Maiko
A Akashi Kaikyo é a ponte pênsil mais extensa do mundo (3.911 metros) e liga o distrito de Maiko de Kobe à ilha de Awaji. Pode-se ter vistas esplêndidas desta ponte de Marinepia Kobe, que abriga a "Escola de Peixes", um educandário ligados as pescas, e lojas modernas. E da praia Azur Maiko, um trecho de areia branca rodeada por um bosque de pinheiros.

Vida Noturna

Osaka

Minami (Sul)
É o bairro de entretenimento de Osaka. Possui numerosos locais para beber e comer e uma grande variedade de estabelecimentos de diversão, como teatros, inclusive kabuki, de bunraku, de vaudeville e de peças modernas, e salas de cinema.



Kita (Norte)
O distrito de Kita refere-se aos animados bairros de Umeda e Sonezaki, centro de restaurantes e lojas comerciais.





Tóquio

Jazz Club Ginza Swing
Tel: 03-3563-3757
Fax: 03-3563-3757
Endereço: 2 fl., Ginza Inz Igoukan, Ginza-nishi, 2-2, Chuo-ku, Tóquio 104-0061
Como chegar: Cinco minutos a pé desde a estação Yurakucho da JR

Matsubaya
Tel: 03-3874-9401
Fax: 03-3874-1935
Endereço: 4-33-1, Senzoku, Taito-ku, Tóquio
Como chegar: Cinco minutos a pé da estação Ningyoucho na linha Toei Asakusa do metrô

Shinjuku Pit Inn
Tel: 03-3354-2024
Fax: 03-3354-2025
Endereço: B1 fl., Akodo Shinjuku Bldg., 2-12-4, Shinjuku, Shinjuku-ku, Tóquio 160-0022
Como chegar: Dez minutos a pé desde a saída leste da estação Shinjuku da JR

Aoiheya
Tel: 03-3407-3564
Endereço: B1 fl., Yachio Bldg., 2-12-13, Shibuya, Shibuya-ku, Tóquio 150-0002
Como chegar: Dez minutos a pé desdea estação Shibuya da JR

El Patio
Tel: 03-3363-6931
Fax: 03-3363-6931
Endereço: B1 fl. Hinode Bldg., 7-1-8, Nishi-Shinjuku, Shinjuku-ku, Tóquio 160-0023
Como chegar: Cinco minutos a pé desde a saída oeste da estação Shinjuku da JR

Velfarre
Tel: 03-3402-8000, 03-3746-0055
Endereço: Velfarre Bldg., 7-14-22, Roppongi, Minato-ku, Tóquio 106-0032
Como chegar: Um minuto a pé desde a estação Roppongi da linha Hibiya do metrô (saída 4B) ou sete minutos a pé desde a saída 3 da estação Nogizaka na linha Chivoda do metrô

Karaoke Spuare Move
Tel: 03-3496-3388
Endereço: 5fl., Shibuya Beam Bldg., 31-2, Shibuya-ku, Tóquio 150-0042
Como chegar: Cinco minutos a pé desde a estação Shibuya da JR e do metrô

Club Quattro
Tel: 03-3477-8750
Endereço: 5 fl., Quattro Bldg., 32-13, Udagawacho, Shibuya-ku, Tóquio 150-0042
Como chegar: Cinco minutos a pé desde a saída Hachiko da estação Shibuya da JR nas linhas Tokyu-Toyoko e Inokashira

Body & Soul
Tel: 03-5466-3348
Fax: 03-5466-3348
Endereço: Anis Minami Aoyama, 6-13-9, Minato-ku, Tóquio 107-0062
Como chegar: Dez minutos a pé desde a estação Omotesando do metrô

Bird Land
Tel: 03-3478-3456
Fax: 03-3475-4666
Endereço: B2 fl., Roppongi Square Bldg., 3-10-3, Roppongi, Minato-ku, Tóquio 106-0032
Como chegar: Um minuto a pé desde a estação Roppongi na linha Hibiya do metrô

Abbey
Tel: 03-3408-1367
Fax: 03-3408-1367
Endereço: 8fl., Arukasaru Yagi Bldg., 7-8-2, Roppongi , Minato-ku, Tóquio 106-0032
Como chegar: Seis minutos a pé desde a estação Roppongi na linha Hibiya do metrô ou seis minutos a pé desde a estação Nogizaka na linha Chiyoda do metrô

Oh! God
Tel: 03-3406-3206
Fax: 03-3407-8788
Endereço: B1 fl., Jingubashi Bldg., 6-7-18, Jingumae, Shibuya-ku, Tóquio 150-0001
Como chegar: Dez minutos a pé desde a estação Harajuku na linha Yamanote da JR

Covern Club
Tel: 03-3405-5207
Endereço: B1fl., Saito Bldg., 5-3-2, Roppongi, Minato-ku, Tóquio 106-0032
Como chegar: Três minutos a pé desde a saída 3 da estação Roppongi do metrô

Roppongi Pit Inn
Tel: 03-3585-1063
Endereço: 3-17-7, Roppongi, Minato-ku, Tóquio 106-0032
Como chegar: Oito minutos desde a estação Roppongi na linha Hibiya do metrô

Champagne
Tel: 03-3354-2002
Fax: 03-3354-8449
Endereço: B1 fl., New Laurel Bldg., 1-34-11, Shinjuku, Shinjuku-ku, Tóquio 160-0022
Como chegar: Cinco minutos a pé desde a estação Shinjuku-Gyoenmae na linha Marunouchi do metrô

Ma Vie
Tel: 03-3574-6073
Endereço: 1fl., West Bldg., 6-2-6, Ginza, Chuo-ku, Tóquio 104-0061
Como chegar: Dois ou três minutos a pé desde a estação Ginza do metrô

Lexington Queen
Tel: 03-3401-1661
Fax: 03-3475-0672
Endereço: 3-13-14, Roppongi, Minato-ku, Tóquio 106-0032
Como chegar: Três ou quatro minutos desde a estação Roppongi na linha Hibiya do metrô

Satin Doll
Tel: 03-3401-3080
Fax: 03-3401-3066
Endereço: 4 fl., Roppongi Bldg., 4-11-5, Roppongi, Minato-ku, Tóquio 106-0032
Como chegar: Dois minutos a pé desde a estação Roppongi na linha Hibiya do metrô

Nashville
Tel: 03-3289-1780
Fax: 03-3571-7949
Endereço: 4 fl., Fujikonishi Bldg., 5-5-18, Ginza, Chuo-ku, Tóquio 104-0061
Como chegar: Cinco minutos a pé desde a saída B6 da estação Ginza do metrô

Ginza Fazenda
Tel: 03-3572-3711
Fax: 03-3573-0035
Endereço: Ginza Midori Bldg., 5-9-11, Ginza, Chuo-ku, Tóquio 104-0061
Como chegar: Dois minutos a pé desde a estação Ginza do metrô

Country House
Tel: 03-3583-9287
Fax: 03-3224-1761
Endereço: 2nd fl., Isomura Bldg., 5-1-4, Akasaka, Minato-ku, Tóquio 107-0052
Como chegar: Um minuto a pé desde a estação Akasaka na linha Chiyoda do metrô


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).