Folha Online Fovest Diário do vestibulando
Diário do vestibulando

Diário do vestibulando

Acompanhe no "Diário do Vestibulando" o cotidiano de um vestibulando de "primeira viagem". Ele escreverá diariamente para o Fovest Online, entre os dias que antecedem a Fuvest e a divulgação da lista de aprovados, relatando as suas dúvidas, ansiedade e "aventuras". Os leitores também poderão compartilhar suas aflições, mandar dicas e contar as próprias experiências no mural do diário do vestibulando.


16/12/2002 - 20h51

Estou matriculado no cursinho; já estou até com a carteirinha

Estou matriculado no cursinho. Hoje fui fazer a minha matrícula, já estou até com a carteirinha.

Fui mal na prova de bolsa para desconto, mas mesmo assim consegui pagar menos na mensalidade. É que pelo segundo ano alguns de meus amigos farão cursinho. E com a indicação deles, eu consegui desconto.

Não é que eu desisti de passar no vestibular, pelo contrário. Quero pensar direito e decidir com tranquilidade o que vou fazer para o resto da vida.

Não acho que estou errado. Meus pais e alguns dos professores do colegial que eu conversei concordaram comigo.

Ah, eu não desisti de passar no Senai. Se eu passar, será ótimo. Se eu não passar, estudo mais e no ano que vem eu passo.

Não vou me inscrever em nenhum outro vestibular. Acho que seria uma atitude de impulso, pelo fato de alguns amigos terem passado.

Peço mais uma vez desculpas por não ter escrito por vários dias. É que, como disse, estou sem computador com internet em casa. Vou fazer o possível para tentar mandar os textos todos os dias.



(Comente no mural do diário do vestibulando)

11/12/2002 - 20h12

Sábado tenho prova de bolsa de um cursinho; vou revisar as matérias

Esta semana parei de estudar, pelo menos por enquanto. Depois da prova do Senai, não terei mais nenhuma prova de vestibular. Se eu me inscrever na Cásper Líbero, a prova é só no dia 18 de janeiro.

Mas neste sábado tenho a prova de bolsa de um cursinho. Acho que vou dar uma revisada nas matérias amanhã e na sexta para tentar conseguir um descontinho. Aliás, amanhã vou fazer a inscrição para prova em outro cursinho.

Para a Cásper Líbero, tenho até o dia 20 para decidir. Eu vi alguns recados no mural para eu não desistir nem desanimar. Vou tentar!

Acho que já me acostumei com a idéia de fazer cursinho o ano que vem. Como já disse, vou ter tempo para estudar direito, pensar no que quero de verdade e passar em uma boa faculdade.

Para a pessoa que pediu dicas de temas de redação, posso dar o tema que caiu na prova do Senai. Foi sobre desenvolvimento sustentável. Achei difícil, mas foi um tema legal.

(Comente no mural do diário do vestibulando)

09/12/2002 - 19h54

Conferi os gabaritos das provas de sábado e domingo; pensei que tivesse ido melhor

Conferi os gabaritos das provas de sábado e domingo do Senai. De 175 testes, acertei um pouquinho mais que a metade. Confesso que fiquei decepcionado, pois pensei que tivesse bem melhor. Agora vou depender de ter ido bem da redação, que vale 25 pontos.

Não sei se isso é bom ou ruim, mas as pessoas que foram fazer o vestibular eram todas bem mais velhas do que eu, adultos mesmo (pelo menos na minha sala). Pode ser bom pelo fato de eles estarem longe do colégio há tempos, mas pode ser ruim pelo fato de eles terem mais experiência. Vou saber dessa resposta só no dia 6.

Toda a minha alegria de ter ido bem na prova acabou quando comecei a conferir as respostas. A matéria que fui melhor foi biologia, a que eu mais gosto. De 25 testes errei só quatro.

Agora estou com mais uma dúvida: me inscrevo ou não para o vestibular da Cásper Líbero? Se sim, me inscrevo para publicidade ou rádio e tv?

Estou aqui na casa da minha namorada de novo. Para variar, vim para usar a internet.

(Comente no mural do diário do vestibulando)

08/12/2002 - 21h33

Estou muito feliz porque fui muito bem nos dois dias de prova

Bom, finalmente acabaram meus vestibulares. Ontem, foi duro fazer a prova. Passei muito calor. Como na Fuvest, estava muito sol. Além disso, eu estava com muita fome. Eu estava muito ansioso e nervoso e não consegui comer nada antes de ir para a prova.

Enfim, ontem foram cem testes de química, física, biologia e conhecimentos gerais, que eram de história e geografia. Eram 25 questões de cada matéria. Estou muito feliz porque fui muito bem na prova. Física estava meio difícil, mas o resto deu para fazer tranquilamente.

Hoje, foi o dia da redação e de mais 75 testes de português, matemática e inglês, também 25 de cada matéria (a redação também valia 25). Nossa, hoje fui bem melhor. Não sei se eu acordei mais esperto, mas a prova de matemática eu fiz inteirinha e a de inglês e português estavam muito fáceis.

Agora não vou conseguir dormir até amanhã, às 12h, quando sai o gabarito. O gabarito podia sair hoje, né? Não vou conseguir ficar parado... Dependendo de como eu for, eu acho que vou me inscrever na Cásper Líbero. Se eu tiver ido muito bem na prova, eu vou desencanar da Cásper Líbero e apostar todas as minhas chances no Senai.

Enfim, a lista de aprovados só vai sair no dia 6 de janeiro, na primeira segunda-feira de 2003. Até lá, tem tempo...

Bom, estou tão empolgado que até esqueci de me desculpar por não ter escrito nem na sexta nem no sábado. É que a minha internet pifou de vez, então tenho que ir na casa de alguém para enviar o texto para a Folha Online. Eu estou tendo que escrever no Word, gravar em disquete e ir na casa de alguém.

Como na sexta e no sábado eu não saí de casa, pois nos dois dias seguintes eu ia ter prova, eu não mandei. Agora, estou aqui na casa da minha namorada.

Sobre a nota de corte da Fuvest, eu realmente não passei para a segunda fase, como eu já previa. Mas um amigo meu, o Binho (eu falei dele, vocês lembram?), que está prestando engenharia, foi para a segunda fase. Muito legal, né??? O cara é muito inteligente...

Eu estou muito agitado, muito feliz, eufórico etc, etc, etc....

(Comente no mural do diário do vestibulando)

05/12/2002 - 20h27

Não acho que é bom estudar firme um dia antes; não vou aprender em um dia

Hoje dei uma estudada em geografia geral, a única parte da matéria que eu não tinha lido. Tenho apenas amanhã para estudar.

Se bem que amanhã eu só vou dar uma revisada nos resuminhos de que fiz de todas as matérias que estudei até hoje. Não acho que é bom estudar firme um dia antes. O que eu não aprendi, não vou aprender em um dia.

Agora estou na casa da minha namorada. Vou jantar e depois vou para casa. Não fiz a redação de hoje ainda. Estou pensando em escrever algo sobre a pena de morte, tão batido como o tema do abordo, mas é mais para treinar a estrutura da redação.

Faltam só dois dias. A prova já é no sábado.

(Comente no mural do diário do vestibulando)

04/12/2002 - 20h27

Por que será que quando vai ficando perto das provas a gente fica nervoso?

Faltam três dias para começarem as minhas provas do vestibular. Estou cada dia mais ansioso... Por que será que quando vai ficando perto das provas a gente fica nervoso? Eu estava calmo até domingo...

Bom, estou mantendo a minha meta de estudos. Eu li um recado que me deixaram no mural que me meu um arrependimento de não ter começado a estudar sério antes..... Realmente acho que comecei a estudar de verdade muito tarde.

Ontem eu estudei os períodos literários. Não vai cair nenhum livro obrigatório na minha prova, mas é sempre bom dar uma relembrada nos períodos literários, que sempre caem nos vestibulares. Eu acho muito legal essa parte da língua portuguesa...

Hoje o meu tema da redação foi besta, mas foi legal de fazer: Os motivos de não passar o ano novo em São Paulo.

(Comente no mural do diário do vestibulando)

02/12/2002 - 19h33

Faltam cinco dias para o meu próximo vestibular

Faltam cinco dias para o meu próximo vestibular, a prova do Senai, onde vou prestar tecnologia gráfica. Eu só fiz inscrição na Fuvest e no Senai. Como ainda terei que esperar o resultado do Senai depois das provas e eu tenho quase certeza que na Fuvest eu não passo para a segunda fase, estou pensando seriamente em me inscrever na Cásper Líbero para publicidade.

Mas não sei se é só empolgação pelo fato de meus amigos estarem prestando várias faculdades ou se eu quero mesmo. Bom, tenho até o dia 20 para pensar e decidir isso.

Hoje retomei meus estudos. Estudei gramática, concordância verbal e nominal, análise sintática, figuras de linguagem, orações e crase. Eu acho tudo isso muito complicado e chato. Tenho mais dificuldade de resolver os exercícios de orações subordinadas e coordenadas do que os exercícios de cálculo estequiométrico de química.

Dei um tempo na gramática para escrever o diário. Agora vou fazer a redação. O tema será o sugerido no mural, o de consumismo infantil. Ainda não tive muitas idéias para desenvolver os parágrafos de argumentações, mas acho que se eu falar sobre o fato da publicidade tem bastante coisa para falar.

Ontem à noite fui numa festa da viagem de formatura (fomos para Porto Seguro). Eu ia, depois resolvi não ir, e no final acabei indo. Não estava muito legal.

(Comente no mural do diário do vestibulando)

01/12/2002 - 23h11

Fiquei feliz em saber que tem alguém interessada em corrigir minhas redações

Antes de mais nada quero agradecer todos os recados que li no mural. Fique feliz em saber que tem alguém interessada em corrigir minhas redações. Ainda mais alguém que faz letras, quase uma professora. Marcela, muito obrigado. Vou te mandar os meus textos por e-mail, tá?

Quero agradecer também as dicas de tema e os desejos de bom vestibular. Daqui a uma semana exatamente já saberei mais ou menos o que me espera no próximo ano.

Ontem eu não escrevi para o diário. Desta vez eu não tive desculpa. É que não deu mesmo...O computador aqui em casa está uma porcaria. O teclado tem um problema com o "g". Quando eu teclo o "g", vão vários de uma vez... Enfim, teve um momento que eu perdi a paciência. Além do mais, a internet não conectava de jeito nenhum.

Ontem também furei com o meu plano de redação e de estudos. Sábado é duro estudar. Mas essa semana vou pegar firme. Hoje também não fiz redação nem estudei nada. Mas amanhã, a primeira coisa que farei será a sugestão de tema que me deixaram no mural. Ah, deixem mais sugestões, por favor. E boa sorte para todos os vestibulandos... Espero que todos que tenham feito a prova da PUC tenham ido bem...

(Comente no mural do diário do vestibulando)

29/11/2002 - 21h42

Hoje foi meu primeiro dia de redação; só não tenho quem corrija...

Hoje foi o meu primeiro dia de redação. Pedi para minha mãe me sugerir um tema. Ela falou para eu escrever uma dissertação sobre a legalização do aborto. Esse tema é batido pra caramba, já tive que escrever várias redações no colégio sobre isso.

A redação está pronta. O único problema é que eu não tenho quem corrija. Na verdade, esse é o grande problema.

Uma idéia que eu tive foi pegar os temas das redações dos vestibulares passados e fazer os textos. Aliás, se alguém que leia esse diário tiver alguma idéia de tema, por favor, deixe um recado no mural. Se alguém também quiser estipular essa regra de estudos, de fazer uma redação por dia, também deixe recado no mural. Podíamos nos ajudar nisso, né?

Queria que alguém corrigisse o meu texto. Minha mãe não é professora, por isso, ela não é a mais indicada para fazer isso.

Mais um aviso: se alguém estiver a fim de corrigir minhas redações, que eu duvido que alguém queira, também deixe um recado no mural, aí eu passo a incluir o texto no diário (isso se a Folha Online permitir).

(Comente no mural do diário do vestibulando)

28/11/2002 - 19h07

Estipulei outra regra de estudo: fazer uma redação por dia

Finalmente peguei meu boletim. Como já havia dito, passei de ano sem recuperação. Agora só preciso pegar o meu histórico escolar e o certificado de conclusão. Estou de férias de verdade... quer dizer, férias de aulas, pois continuo firme nos estudos. Estou confiante!

Hoje estudei matemática. Já estou manjando tudo, pelo menos na teoria, de funções de todos os tipos, trigonometria e matrizes. O problema é na hora das contas. Agora estou em geometria analítica. Até que não é tão chato. Eu gosto de matemática.

Estipulei uma outra regra de estudo: tentar fazer uma redação por dia. Vou pedir para minha mãe e meu pai sugerirem um tema por dia. Lendo os temas de redação dos vestibulares passados, me dei conta que redação é minha maior preocupação. Tenho medo de fugir do tema e de me dar branco do que escrever. Além disso, não sei se consigo pensar pressionado pelo tempo de prova em muita coisa boa para escrever 25 linhas de texto.

Para dar um descanso dos estudos, vou sair para comer com uns amigos e depois vamos assistir ao jogo do Santos X São Paulo. Mesmo sendo corinthiano, e estar satisfeito com a classificação para a semifinal do "timão", vou torcer para o Santos até acabar a minha voz. Enquanto escrevo, estou esperando a chuva ficar mais fraca para eu sair para encontrar com meus amigos.

(Comente no mural do diário do vestibulando)

27/11/2002 - 20h16

Encontrei várias resoluções de provas; é uma maneira de testar meus conhecimentos

Continuo estudando química. Aliás, hoje achei nas coisas da minha irmã várias coisas boas para estudar. Tem uma tabelinha, na verdade uma tabelona, com um resumo bem simples de todos os assuntos de química. Ainda tem as fórmulas, a tabela periódica com os símbolos e todos os valores dos elementos químicos.

Encontrei também várias resoluções de cursinho das provas de 1998 da Fuvest, Unicamp e PUC. É uma maneira de fazer um simulado e testar os meus conhecimentos antes de encarar a próxima prova do vestibular e a prova de bolsa do cursinho.

Outra coisa que achei foi um livrinho, também do cursinho, que fala sobre todos os movimentos jovens em todo o mundo e a importância desses movimentos para a história. Minha irmã disse que quando ela prestou Fuvest isso ajudou bastante na redação da segunda fase, pois o tema era sobre o papel do jovem na sociedade.

O tema da redação é sempre uma incógnita, a gente nunca sabe qual vai ser. E eu tenho dificuldade em escrever, em relacionar as idéias em um texto, em criar uma tese, desenvolver em dois parágrafos e concluir sem repetir o que eu já disse na primeira frase da redação. É por isso que o ideal é ler tudo o que aparece pela frente... ...mas eu estou bem longe de ter essa disciplina.

Inclusive, escrever o diário para a Folha Online é uma maneira de eu treinar um pouco o meu texto. Lógico que é algo mais simples e sem compromisso de demonstrar grandes teses e idéias, mas mesmo assim é uma maneira de treinar, né?

Hoje foi meu último dia de aula, foi triste, mas eu não quero falar sobre isso. Depois da aula fui para a casa da minha namorada. À noite, vou assistir ao jogo do Corinthians... podem me xingar, mas eu sou corinthiano pra lá de roxo.

(Comente no mural do diário do vestibulando)

26/11/2002 - 20h08

Estou satisfeito por estar cumprindo com o meu objetivo: estudar todo dia um pouquinho

Hoje estudei química nas apostilas que estão aqui em casa. É que o meu colégio tem convênio com um cursinho e a gente usa nas aulas o material do cursinho. A leitura é mais fácil, por estar tudo resumido, e dá para entender melhor.

Estou satisfeito por estar cumprindo com o meu objetivo: de estudar todo dia um pouquinho. Vou dizer mais uma vez que sei que é tarde demais para me engajar agora, mas eu ainda tenho esperança de passar na faculdade este ano, no curso de tecnologia gráfica.

E já decidi: mesmo se eu passar, vou estudar o ano que vem novamente para fazer um outro curso, junto com o de tecnologia gráfica. Estou em dívida entre publicidade e história. Como já disse, uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas acho que vou me dar bem em qualquer um que eu escolha. Até o final do ano que vem tem tempo de sobra para decidir.

Ah, ontem o jogo foi "animal". Fiz sete gols, dois só no primeiro minuto de jogo. Fechei a minha curta carreira de jogador de futebol amador com chave de ouro.

(Comente no mural do diário do vestibulando)

25/11/2002 - 17h53

Esta é a última semana de aula; ao mesmo tempo que estou feliz, estou triste

Esta é a última semana de aula. Ao mesmo tempo que estou feliz por estar acabando a escola, estou triste. É que eu estudei a minha vida inteira neste colégio, desde a primeira série. É estranho saber que não vou ver todos os dias os meus amigos e os professores, que mesmo tendo momentos de chatice, são muito legais e amigos.

Hoje fui para a aula para ver as minhas notas. Realmente, como eu havia dito ontem, passei de ano direto. Menos uma coisa para estudar em dezembro.

Hoje à noite eu terei o último jogo de futebol com a camisa do colégio. Essa é outra coisa que me deixa triste e que já começa a me dar saudades. Desde os meus 7 anos eu faço parte do time do colégio. Comecei jogando no fraudinha... O tempo passa rápido...

O Mário, professor de educação física e técnico do time, é um cara e um amigo muito legal. Vou sentir falta dele, dos gritos, das broncas e das brincadeiras... Por causa dele eu já quis fazer educação física... desisti da idéia só no começo deste ano...

Bom, hoje estou estudando biologia. Ontem não consegui terminar a parte de história, então só comecei biologia hoje. E a prova do Senai não é no próximo final de semana como eu disse ontem, é só daqui a duas semana, dias 7 e 8 de dezembro. Eu confundi tudo!

Ah, eu já me inscrevi novamente na prova de bolsa do cursinho. Desta vez não vai ter desculpa para eu não ir fazer o exame.

(Comente no mural do diário do vestibulando)

24/11/2002 - 19h43

Acabei não indo fazer a prova de bolsa do cursinho no sábado

Primeiro queria pedir desculpas por não ter escrito ontem. É que eu acordei muito tarde por causa da festa de formatura e depois fui para a casa da minha avó. Lá não tem computador, então, não deu para mandar o texto para o pessoal da Folha Online.

Acabei não indo fazer a prova de bolsa do cursinho no sábado. Não consegui acordar. Um amigo meu, que também ia fazer, aliás, ele fez, não parava de me ligar às 8h da manhã. Mesmo assim, foi impossível levantar da cama.

A festa foi muito boa. Tirando as chatices da organização e do colégio, que não deixou a gente fazer várias coisas, estava muito legal. Cheguei em casa às 7h da manhã. Nem precisa dizer que ontem não estudei nada. Isso está me deixando preocupado, mas também foi a festa, né? Eu estava cansado...

A minha prova do Senai é no próximo final de semana. Hoje, aproveitei que a minha namorada foi trabalhar, e tirei o dia para estudar em história. A leitura está rendendo até agora. Assim que eu terminar de ler o resumo de história, vou pegar o de biologia. Eu adoro biologia.

Estava fazendo as contas para saber se eu passei ou se fiquei de recuperação no colégio. Segundo os cálculos, se tudo estiver certo, passei em todas as matérias direto. Que alívio!

(Comente no mural do diário do vestibulando)

22/11/2002 - 19h20

Hoje é o dia da minha formatura; estou muito feliz

Hoje é o dia da minha formatura. Estou muito feliz com isso, acho que vai ser "a balada".

O único problema é que amanhã eu tenho a prova de bolsa do cursinho. A prova começa às 9h e provavemente eu vou chegar tarde eu casa.

Só estou chateado por não ter cumprido com a minha palavra de estudar uma matéria todos os dias. Hoje estava muito ansioso por causa de festa e não consegui ler nenhuma página. Tentei estudar história, mas não rolou.

Agora estou me trocando para ir para a festa, que começa às 20h30. Amanhã eu conto como foi.

(Comente no mural do diário do vestibulando)

21/11/2002 - 18h58

Fui fazer minha inscrição para a prova de bolsa em um cursinho

Eu sei que ainda é cedo para saber se vou conseguir ou não passar em alguma faculdade, mas hoje fui fazer a minha inscrição para uma prova de bolsa em um cursinho, para o extensivo, pois, caso não passe neste ano, vou me dedicar bastante para passar na Fuvest no ano que vem. Como já disse, quero passar bonito no vestibular.

A prova de bolsa vai ser agora neste sábado. Acho que a bolsa inteira eu não consigo, mas queria pelo menos um bom desconto.

Até o vestibular do próximo ano vou ter mais tempo para pensar e pesquisar sobre as carreiras que me interessam.

Se eu passar em tecnologia gráfica, pensei em fazer outra faculdade junto. Meus pais acham ótimo. Talvez faça história, que mesmo não tendo nada a ver com tecnologia gráfica, eu gosto. Pensei em fazer publicidade, que ajudaria bastante na criação gráfica, mas não sei...

Até agora estava dando uma lida na apostila do resumo de geografia. Vou estudar uma matéria por dia até a prova do Senai. Eu sei que é tarde, faltam 15 dias, mas não custa nada. O vestibular é novo, não deve ser tão difícil como a Fuvest.

(Comente no mural do diário do vestibulando)

20/11/2002 - 18h42

Fui entregar a minha ficha de inscrição no Senai; fiquei empolgado

Comecei o dia mal. Minha mãe brigou comigo porque faltei na aula. Já que eu falei no colégio, ela queria que eu fosse entregar a minha ficha de inscrição para o vestibular do Senai.

Eu fui. O Senai fica perto do metrô Bresser. A faculdade é muito legal, é como se fosse um estande de máquinas gráficas.

Fiquei empolgado com o curso de tecnologia gráfica. Mesmo as provas sendo logo, dias 7 e 8 de dezembro, vou dar uma revisada nas matérias. Vou usar umas apostilas de cursinho que têm aqui em casa. Afinal, é quase a minha última chance (ainda não sei se me inscrevo em outra faculdade).

Antes de fazer a inscrição para o vestibular, fui na 25 de Março. Péssimo dia para ir fazer compras: estava tendo uma correria e uma confusão com camelôs.

Depois do Senai, fui alugar a minha roupa de formatura, acabei não indo ontem.

(Comente no mural do diário do vestibulando)

19/11/2002 - 19h25

A maioria dos meus amigos não espera passar para a segunda fase da Fuvest

A maioria dos meus amigos não espera passar para a segunda fase. Apenas um acha que passou, o Binho, que é o único que ainda está estudando. Ele fez cursinho o ano todo, junto com o terceiro colegial, e quer engenharia.

O resto já está em clima de festa, pelo menos até sexta-feira. É que na sexta é a nossa festa de formatura.

Só para dar uma idéia, hoje eu e meus amigos fomos mandados embora do colégio mais cedo por ficarmos jogando água um no outro e não subirmos para a sala.

O colégio inteiro estava zoando, até chegar o coordenador e acabar com a brincadeira. Ele disse que já que a gente não estava fazendo nada era para a gente ir embora. E fomos felizes da vida. Se eles não vão dar prova, nem aula de revisão, qual o motivo de assistir aula? Passei a tarde jogando bola na casa de um amigo.

Amanhã, por exemplo, eu não vou para aula, pois vou na 25 de Março com o meu amigo, o Gabilé, para comprar uns "brinquedinhos" para a formatura. Não posso contar o que é, é segredo, mas é engraçado. No sábado eu conto.

Agora tenho que parar de escrever. Estou indo alugar a roupa para a formatura.

(Comente no mural do diário do vestibulando)

18/11/2002 - 17h07

Não estou tão decepcionado, fiquei na média de pontuação dos meus amigos

Conferi ontem mesmo os meus resultados da primeira fase da Fuvest. Não fui bem (não vou dizer quantos pontos eu fiz), longe disso, mas não estou tão decepcionado, pois fiquei na média de pontuação dos meus amigos de classe.

Fique pensando sobre ter feito ou não cursinho. Eu não fiz, e não me arrependo. Os meus amigos que fizeram o ano todo e estudaram para caramba não foram tão melhor do que eu... Nesse ponto, eu acho que a tranquilidade conta muito na hora da prova.

Eu fiquei nervoso uns dias antes, mas no momento em que eu entrei na sala de aula, eu relaxei... Tirando o incômodo do calor, eu estava sossegado.

Nas provas de história eu me dei melhor. Gosto muito história colonial e caíram várias questões sobre o assunto. Já nas de exatas, não zerei por pouco.

Teve muita gente que falou que a prova de inglês estava fácil. Eu não achei...Tive dificuldade em responder.

No ano que vem, vou me dedicar mais, aí sim eu acho que tenho chance. Já estou quase me convencendo a não tentar mais nada neste ano. Mesmo se eu passar em tecnologia gráfica no Senai, não sei se vou querer fazer. Eu quero passar bonito no vestibular.

Ah, não é que a danada da minha namorada, que prestou como treineira, foi melhor que eu... Não acredito!

(Comente no mural do diário do vestibulando)

17/11/2002 - 19h17

Exatas foram as mais difíceis; passei muito calor na sala de prova

Como eu disse ontem, essa noite eu só fui conseguir dormir depois das 3h. Acordei quase em cima da hora, ás 11h40. A sorte é que o local da prova era perto de casa, então deu pra chegar com folga de tempo.

Achei a prova muito difícil e cansativa. A minha prova era a "K". Eu fui resolvendo as questões na ordem... ...até chegar matemática, que eu pulei e deixei por último. Estava muito difícil.

Não só a prova de matemática, mas toda a parte de exatas estava muito difícil. Além de estar complicado de resolver, eu já estava muito cansado. A sala de aula estava muito quente, passei muito calor.

As questões mais fáceis eram as de história e de português. O resto, geografia, biologia e inglês, deu para fazer.

Eu sai da sala de exame às 17h. Fui direto para a padaria da esquina comer 150 gramas de pão de queijo e uma baquete com recheio de frango, que era da minha namorada. É que eu não almocei. Ah, na prova eu comi uma barrona de chocolate sozinho, deixei apenas dois pedacinhos. Eu estava faminto!

Agora já estou bem mais relaxado, estou só esperando para conferir o gabarito. Se eu não passar para a segunda fase não tem problema. Vou ficar chateado, mas tudo bem.... ....acho que o cursinho me aguarda no ano que vem.

(Comente no mural do diário do vestibulando)

16/11/2002 - 16h43

Não vou conseguir dormir da tanta ansiedade

Hoje acordei tarde, bem tarde.... Aproveitei o máximo que podia para descansar, pois essa noite provavelmente não vou conseguir dormir de tanta ansiedade.

Estou escrevendo da casa da minha namorada, a Júlia. Ela também vai prestar a Fuvest, no mesmo lugar que eu, mas como treineira (ela ainda está no segundo colegial, mas ela quer ser jornalista).

Pelo menos, vou ter uma companhia para chegar no local da prova. Acho que chegar sozinho deve ser horrível.

Hoje vou esquecer os estudos, não peguei em uma caneta. Só que eu não consigo me desligar que amanhã é a Fuvest.... Como será que vai ser??

(Comente no mural do diário do vestibulando)

15/11/2002 - 17h14

Faltam dois dias e estou com medo

Depois de amanhã já é a Fuvest. Isso está me dando medo, me dei conta de que não sei nada. Estava estudando até agora, na verdade ainda estou (é que não terminei de completar o trabalho escrito do colégio, o de química). Parei só agora para almoçar e escrever um pouco.

Ontem à noite eu sai com uns amigos. Fomos em um lugar que não conseguimos entrar. Eram 2h da manhã e a gente ainda estava na fila. Acabou que não fomos para lugar nenhum.

Hoje não vou sair não. amanhã talvez eu vá ao cinema, mas não sei... pelo menos vou fazer a prova da Fuvest perto de casa, e vai dar para acordar mais tarde.

Bom, tenho que terminar o trabalho. É para terça-feira e não estou a fim de fazer amanhã, muito menos no domingo ou na segunda.

(Comente no mural do diário do vestibulando)

14/11/2002 - 20h33

Olá galera do vestibular

Meu nome é Felipe e tenho 17 anos. Estou terminando o terceiro ano do colegial agora e, pela primeira vez, vou prestar vestibular. Ainda não tenho certeza do que quero fazer da vida, mas me inscrevi em publicidade na Fuvest e em tecnologia gráfica no Senai. Na verdade, decidi o curso na Fuvest no último dia de inscrição. Pensei em fazer biologia ou química, mas na hora desisti.

Ainda estou em dúvida se presto alguma outra coisa em algum outro lugar, mas não sei... Nem sei se já estou preparado para entrar numa faculdade. Acho que a gente tem que escolher muito cedo o que vai fazer pro resto da vida.

Para falar a verdade, nunca me preocupei muito com esses papos de vestibular, mas no começo deste ano esse lance começou a me perturbar.

Enquanto todos os meus amigos decidiam o que fazer nestes três anos do colegial, eu jogava futebol. Não que eu me arrependa de ter jogado futebol, uma das coisas que mais gosto de fazer. Eu me arrependo de só ter jogado futebol. Eu podia ter dividido o tempo e parado um pouco pra pensar...

Mesmo assim, sem certeza de nada, comecei o ano estudando com as apostilas da escola. Mas desanimei. Primeiro porque não sabia, e acho que ainda não sei, a carreira que quero seguir. Segundo, porque no meu colégio não teve prova no último trimestre. É que tivemos que fazer um trabalho de conclusão de curso, que valeria como nota para as todas as matérias. Isso acabou tomando o meu tempo e me desestimulando.... justo antes do vestibular....

Para quem ficou curioso sobre o tema do trabalho, escolhi um de química, sobre drogas alucinógenas. Apresentei para a banca no último sábado, dia 9. A apresentação foi boa, mas o trabalho escrito não estava muito completo. Passei a semana inteira pesquisando as fórmulas químicas e os efeitos biológicos das drogas. Pelo menos isso talvez possa me ajudar em alguma prova do vestibular.

Por falar em prova, estou ansioso para a de domingo, a primeira fase da Fuvest. Na verdade, não estava preocupado até ontem, quando soube que dois dos meus amigos de classe passaram no vestibular.

Um deles, o Jojô, nunca ligou muito para estudo, pelo contrário, mas sempre soube o que queria fazer: turismo. Foi ontem mesmo fazer a matrícula na Anhembi Morumbi. Depois, saímos para comemorar.

O outro, o Titi, passou em nutrição, também na Anhembi. Ele se deu bem, de quarenta alunos na classe, ele é o único menino...

(Comente no mural do diário do vestibulando)


Felipe Pinto, 17, é estudante do terceiro ano do ensino médio e passa pela primeira vez pela maratona de vestibulares.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).