Folha Online Esporte Volei
Vôlei

Liga Mundial - Finais - 12 a 18.agosto

Folha Imagem

Belo Horizonte
Pela terceira vez, o Brasil recebe as finais da Liga Mundial. Nas primeiras vezes organizou os jogos em São Paulo (93) e no Rio (95). Para tentar o tricampeonato, a CBV escolheu a capital mineira (foto da igreja da Pampulha) para receber, no ginásio Mineirinho, as semifinais e final.

Antes, a cidade abriga o Grupo F. A Itália, campeã mundial e primeira colocada no Grupo B (11 vitórias e apenas uma derrota), e a Iugoslávia, campeã olímpica e segunda no Grupo D (oito triunfos e quatro reveses), despontam como favoritas.

A França, que superou os iugoslavos na primeira fase (nove vitórias), e a Polônia, que bateu o Brasil três vezes (oito triunfos), procuram surpreender também nesta etapa.

 
Folha Imagem

Recife
Com a vaga assegurada por ser o país-sede, o Brasil fica no Grupo E, na capital pernambucana (vista da orla da praia de Boa Viagem) na primeira etapa da fase decisiva. O grande apoio da torcida é vista pela seleção não só como vantagem, mas pode influenciar negativamente por aumentar a pressão sobre os jogadores.

Atual campeão, o time de Bernardinho tem como maior rival a Rússia, que ficou em primeiro lugar no Grupo C, com 11 vitórias (dois a mais do que os brasileiros) e apenas uma derrota.

A chave é completa pela Espanha, que sofreu quatro revezes, e pela Holanda, que perdeu cinco vezes. Ambos correm por fora e tentam repetir a façanha da Polônia, que bateu o Brasil por 3 sets a 0 em Goiânia.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).