Folha Online 
Esporte

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Pan-Americano 2003

História

1951 1955 1959 1963 1967 1971 1975 1979 1983 1987 1991 1995 1999 2003 Geral

CARACAS-1983

Brasil bate recorde de medalhas no Pan

Na capital venezuelana, a equipe brasileira superou o desempenho obtido em casa, no Pan de São Paulo-1963, e atingiu um novo recorde de pódios: 56. O Brasil também subiu uma posição na classificação final em relação ao Pan de 1979 e terminou em quarto, à frente da Argentina. Os Jogos de Caracas também foram marcados pelos casos de doping. Decessete competidores tiveram resultado positivo, além de 12 atletas da equipe norte-americana de atletismo que abandonaram a competição por "motivos pessoais" na última hora, o que levantou suspeitas sobre eles.

Curiosidades

  • O ginasta cubano Casimiro Suárez conquistou seis medalhas de ouro na capital venezuelana. Ele foi ouro por equipes, individual, solo, salto sobre o cavalo, argolas, barra fixa e barras paralelas.


  • O nadador Ricardo Prado foi a estrela do Brasil em Caracas. Campeão mundial em Guayaquil-82, ele ganhou duas medalhas de ouro e duas de prata na Venezuela. No ano seguinte, foi prata na Olimpíada de Los Angeles.


  • Os Jogos de Caracas contaram com a participação de 3.426 atletas, representando 36 países. Os EUA lideraram o quadro de medalhas, com 302 (148 de ouro, 101 de prata e 53 de bronze), à frente de Cuba e Canadá.


  • O judô foi o esporte que mais medalhas garantiu ao Brasil em Caracas. Foram 11 no total, mas nenhuma de ouro (5 de prata e 6 de bronze), superando o atletismo, que obteve dez (4 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze).


  • Cuba faturou o ouro em oito das 12 categorias do boxe. Um dos que quebrou a hegemonia cubana foi o norte-americano Pernell Whitaker, futuro campeão mundial como profissional, que ganhou entre os leves (até 60 kg).


  • Em Caracas, a Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) incluiu, pela primeira vez, no programa dos Jogos a disputa feminina do judô e do remo, e o tênis de mesa. Já o sambo foi disputado pela última vez na competição.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).