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moda/ espelho

sob o sol

marcas apostam no look bronzeado e na volta do brilho

O verão 2004 é o mais tecnológico na história da beleza. Há vários produtinhos especiais para a estação: desde pó compacto com filtro solar 25 (Dior, R$ 100), até protetores que servem de base, deixando a pele homogênea e disfarçando manchinhas (Écran Total Sisley, R$ 391). Enquanto isso, os autobronzeantes se sofisticam cada vez mais. A Guerlain lança o Auto Bronzant Teinte (R$ 100), que pode ser usado no corpo e rosto, e o da Helena Rubinstein (Golden Defense Spray, R$ 131) vem com vitamina C e FPS, indicado especialmente para passar depois de sair da água. Todas as marcas têm o seu, com preços para todos os bolsos. Use sem culpa, "mas se não passar direito, a pele pode ficar com um tom alaranjado ou acinzentado", recomenda o top maquiador Daniel Hernandez. Ele dá a dica: "As modelos preferem o da Comedynes, em forma de lencinhos, que bronzeia num instante". Na drogaria Iguatemi tem.

A oferta de produtos para o sol é tão grande quanto a procura. Dados apontam que este mercado tem crescido mais do que o da beleza. De 96 a 2001, teve um aumento de 6,7% e um volume de vendas de US$ 863 milhões, número que vai chegar a US$ 1 bilhão até 2006. Isso só nos Estados Unidos. Na França, o mercado do "suncare" ultrapassa o da beleza em 3%. Em 2001, os líderes desse segmento foram a badalada Clarins, a cultuada Lancaster e a clássica Lancôme, nesta ordem.

Na maquiagem, a principal tendência vem da natureza, com tons de azul (nas sombras), de coral (nos batons) e de rosa (onde der). A Clinique lança o Liquid Lipstick (R$ 63) com FPS 15, em rosa, laranja e lilás. Na M.A.C, a linha Aquadisiac atende aos desejos da estação, que vê o hype das cintilâncias, até mesmo para a pele.

"É a volta do brilho", confirma Patrícia Gomes, diretora de marketing da L'Oreal Paris. A marca lança o batom líquido Glam Shine (R$ 18) com fórmula à base de cristais. O cintilante está também na coleção da linha Faces, da Natura: nos olhos (Sombras em Creme, R$ 9,80 -uma das mais legais é a Pérola D'Água); nos lábios (Gloss Caipirinha, R$ 12,50 -tem gosto adivinha de quê?!) e onde mais você quiser (Glitter Iluminador, R$ 9,80).

E a nova linha da YSL, que acaba de chegar ao Brasil, também está toda iluminada. As sombras Ombre Vibration (R$ 158) são cintilantes em azul, verde, dourado e prata. O Blush Variation Bege Fusion (R$ 166) traz toques de ouro no pó, iluminando a pele.

Será o fim da era matte (opaco)?

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camila yahn
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