Folha Online Verão Turismo Online
Destinos - Governador Celso Ramos
 

Passeios turísticos em Governador Celso Ramos

Baleias Francas

Todos os anos, de setembro a novembro, as Baleias Francas dão seu show quando se aproximam da costa com seus filhotes num espetáculo imperdível e de rara beleza.

Farra do Boi

Acontece na época da Semana Santa. É uma das principais comemorações do local, e, apesar da polêmica que desperta, é a paixão dos moradores locais e da vizinhança, atraindo gente de todas as idades.

Trilha para a Praia de Fora

Seguindo pela praia de Ganchos de Fora, há uma trilha, que leva até lá. É mais aconselhável ir em companhia de um guia, porque existem várias bifurcações no caminho que confundem quem não conhece a região. Antes de chegar à praia caminha-se por mais de 30 minutos, em áreas com cercas de arame farpado, passando perto de pastos. Leia dicas para fazer caminhadas com segurança

Baía dos Golfinhos

Nem sempre é possível observar os golfinhos, mas, o passeio por si só vale a pena. As ilhas vão passando, algumas desertas e outras explodindo demograficamente, como Palmas.

Visita aos fortes

Florianópolis possui o maior conjunto de fortalezas do Brasil. Todas foram restauradas e estão abertas a visitação.

Forte São José da Ponta Grossa

Cerca de 20 minutos de lancha, ou 1h20 min em barco com motor de 18 HP. Construído entre 1740 e 1743, pelos portugueses. Este e os demais fortes construídos não resistiram à invasão espanhola de 1777. Durante a invasão espanhola à cidade, este forte foi tomado sem disparar um tiro. Ele foi restaurado pela Universidade de Santa Catarina (UFSC).

Forte de Anhatomirim

Cerca de 30 minutos de lancha, ou 1h30 min em barco com motor de 18 HP. É o maior forte do Sul do Brasil e foi finalizado em 1744. Seu pórtico preserva traços de origem oriental. Esse é um dos pontos turísticos mais visitados pelas escunas que saem das praias do norte da ilha e da cidade. Durante a Revolução Federalista de 1894, militares contrários ao Governo Central foram fuzilados e presos ali.

Forte Santo Antônio de Ratones

Cerca de 40 minutos de lancha, ou 2h num barco com motor de 18 HP. O Forte foi construído entre 1740 e 1745. Antigamente na entrada havia uma ponte elevadiça. Hoje, para entrar no forte é preciso percorrer um caminho de pedras. Este forte formava um sistema triangular de defesa da ilha, juntamente com os fortes de São João da Ponta Grossa e de Anhatomirim.

Forte Sant’Ana

Cerca de 7h de viagem num barco com motor de 18 HP. Construído em 1761, está localizado no ponto da ilha mais próximo do continente é lá que está o Museu de Armas de Santa Catarina.

Forte Nossa Senhora da Conceição

Cerca de 7h de viagem num barco com motor de 18 HP. Sua construção foi iniciada em 1742 e durante a segunda Guerra Mundial foi usado para treino de artilharia. Está localizado na ilha de Araçatuba e é de difícil acesso.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).