Folha de S.Paulo Moda
* número 19 * ano 5 * terça-feira, 31 de outubro de 2006
Folha Online
 
Índice | Próximo texto

moda / editorial

A tropicalização do mundo



Em 1991, no seu famoso romance "Geração X", o escritor canadense Douglas Coupland criou o termo "brasilificação" para designar o aumento da distância entre ricos e pobres que se espalhava pelos países desenvolvidos. Alguns anos depois, um sociólogo alemão, Ulrich Beck, defendeu que a economia selvagem de mercado iria provocar a "brasilização" do Ocidente. Ou seja, sempre que algum fenômeno ruim toma conta do Primeiro Mundo, é o Brasil que serve para os neologismos de última hora.

Pois bem, o mundo está ficando cada vez mais quente, devido ao aquecimento global, dizem os cientistas. Os mais apocalípticos prevêem um eterno verão onde hoje existe inverno com neve. E antecipam um calor ainda mais abrasador nos países tropicais. Nos EUA e na Europa, é este um dos temas centrais dos debates políticos atualmente, ao ponto de as eleições presidenciais francesas do próximo ano estarem sendo consideradas as eleições ecológicas. A posição dos candidatos sobre o assunto deverá ser um dos fatores determinantes para o eleitorado.

O aquecimento global é também um assunto capital para a moda, e neste tópico, o calor, o Brasil talvez tenha algumas lições a dar ao mundo, que tende a se tropicalizar por inteiro.

Viver o calor numa metrópole como São Paulo não é coisa fácil, nem é fator que costuma contribuir para a elegância. Descobrir ou redescobrir um modo de permanecer chique, moderno, mas com uma roupa leve, agradável e prática foi a tarefa a que se dedicaram boa parte dos estilistas brasileiros e a maioria dos europeus, na última temporada primavera-verão 2007.

Esta revista está sobretudo dedicada ao verão e à elegância no calor. No último número, apresentou as coleções brasileiras. Neste, apresenta as do hemisfério Norte, onde a Folha acompanhou os desfiles em Nova York, Milão e Paris.

O verão comparece também nas fotos muito líricas feitas na Pinacoteca do Estado por Klaus Mitteldorf, nas imagens pop do Minhocão por Mário Daloia e no primeiro ensaio fotográfico do estilista Dudu Bertholini, estrelado pela modelo Juliana Imai, dona de uma exuberante, miscigenada e muito quente beleza brasileira.

Alcino Leite Neto

Índice | Próximo texto
 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).