Folha de S.Paulo Moda
* número 19 * ano 5 * terça-feira, 31 de outubro de 2006
Folha Online
 
Texto anterior | Índice | Próximo texto

moda / tradução

Desconstruindo Ronaldo Fraga

O estilista conta como transformou a literatura de Guimarães Rosa em looks poéticos



A coleção de verão do estilista Ronaldo Fraga é um banquete de ícones e signos, inspirados na literatura de Guimarães Rosa. Cada elemento das roupas remete ao universo do escritor, evocando o seu imaginário mitopoético do sertão. A convite da Folha, o estilista escolheu um dos looks da coleção e contou as idéias e inspirações por trás de cada peça.

Camisa

"Azul-marinho, carrega bordados artesanais em turquesa, simbolizando vultos e silhuetas dos Buritis das veredas e dos oásis do sertão, com suas belas noites de lua cheia, representadas na peça por meio de um imenso bordado localizado."

Cinto

"Parece uma serpente enrolada ao corpo. A idéia da cobra nasceu da vontade de falar sobre a natureza humana e das tentações que sofremos, temas muito fortes no universo de Guimarães Rosa."

Bermuda

"Ampla, traz conforto e a sensação de estar solto no ar. O modelo tem tingimento em tie-dye azul e preto, em referência à sombra das árvores, quando chega o anoitecer."

Sandália

"De couro 'perneira', tenta manter o homem e a mulher próximos ao firmamento, invocando o espírito dos calçados e da personalidade do personagem Riobaldo."

coordenação Henriette Mirrione
foto Rogerio Cavalcanti
modelo Andressa / Wired
beleza Alessandro Tierni / Glloss

Texto anterior | Índice | Próximo texto
 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).