Esporte
Jogos Pan-Americanos
Seções

HISTÓRIA

Geral

1951 1955 1959 1963 1967 1971 1975 1979 1983 1987 1991 1995 1999 2003 Geral
Folha Imagem
Estádio do Pacaembu recebeu a abertura dos Jogos Pan-Americanos de 1963, em São Paulo.
Estádio do Pacaembu recebeu a abertura dos Jogos Pan-Americanos de 1963, em São Paulo.
Competições poliesportivas existem desde a Antiguidade. Os Jogos Olímpicos, retomados no final do século XIX graças aos esforços do francês Pierre de Freddy, o Barão de Coubertin, foram inspirados nos torneios esportivos da Grécia antiga e rapidamente conquistaram o mundo.

Em 1926, o México organizou a primeira edição dos Jogos Centro-Americanos, que voltariam a ser disputados quatro anos depois, em Cuba. O sucesso da competição atraiu a atenção de dirigentes dos outros países do continente, que propuseram a extensão dos Jogos durante a Olimpíada de 1932, em Los Angeles (EUA).

A idéia ganhou fôlego em 1940, quando o ex-presidente argentino Roberto Marcelino Ortiz organizou o Congresso Panamericano de Esportes (Pan American Sports Congress). Durante a reunião ficou decidido que Buenos Aires ficaria responsável pela organização da edição de estréia dos Jogos Pan-Americanos, em 1942.

No entanto, a eclosão da Segunda Guerra Mundial adiou os planos do torneio, que só seria disputado nove anos após o previsto, na mesma sede que havia sido decidida anteriormente, a capital da Argentina.

No dia 25 de fevereiro de 1951, os Jogos Pan-Americanos tiveram o seu início oficial. A competição, que contou com a participação de 2.513 atletas, representando 21 países -o Canadá, que posteriormente se firmaria como uma das potências continentais, ficou de fora--, foi dominada pelos anfitriões, que ganharam 46,9% dos ouros e 36,2% das medalhas distribuídas.

Ricardo Moraes/ Folha Imagem
Reformulado, Maracanã será palco das cerimônias de abertura e Encerramento do Pan-07, no Rio de Janeiro.
Reformulado, Maracanã será palco das cerimônias de abertura e Encerramento do Pan-07, no Rio de Janeiro.
Os Estados Unidos, que não enviaram seus melhores atletas, terminaram em segundo no quadro de medalhas. Essa foi uma das duas únicas derrotas norte-americanas na história. A outra aconteceu nos Jogos de Havana-1991, quando os cubanos somaram dez ouros a mais do que o rival (140).

Maior força esportiva mundial, os EUA costumam relegar o Pan a segundo plano. Com exceção de quando organizaram o evento, em 1987, em Indianápolis, os norte-americanos não levam a força máxima e competem com os principais atletas apenas nos esportes menores ou que valem vaga para a Olimpíada.

O Brasil viveu o seu melhor momento em 1963, quando abrigou os Jogos, em São Paulo. Com 14 ouros, 20 pratas e 18 bronzes, os brasileiros figuraram na segunda posição na classificação final, atrás apenas dos norte-americanos. Essa foi a única vez que o país alcançou tal destaque.

Organizando pela segunda vez o Pan-Americano, o país tem a expectativa de terminar os Jogos do Rio de Janeiro na terceira colocação no quadro de medalhas, sendo superado apenas pelas duas principais potências do continente, os Estados Unidos e Cuba;

Normalmente, a equipe nacional costuma disputar o quarto posto no quadro de medalhas com o México e a Argentina. Na história, o Brasil ocupa o quinto lugar, com 766 pódios (187 de ouro, 243 de prata e 336 de bronze), atrás de americanos, cubanos, canadenses e argentinos.

Como os Jogos Olímpicos, o Pan é realizado a cada quatro anos em uma cidade-sede escolhida pelos países membros da Odepa (Organização Deportiva Pan-Americana). Atualmente, 42 nações fazem parte da entidade e podem participar da eleição --os que já abrigaram a competição têm direito a dois votos.

Em 2011, a competição voltará à América do Norte, que organizou o torneio pela última vez em 1999, em Winnipeg, no Canadá. A próxima edição dos Jogos Pan-Americanos terá a cidade mexicana de Guadalajara como sede.

Os Jogos são valorizados principalmente pelos países latinos-americanos que vêm na competição a chance de projeção. Cuba é a exceção. Apesar de realizar campanhas destacadas na Olimpíada, a ilha caribenha costuma disputar com suas principais estrelas, sendo o único que consegue rivalizar com os EUA, graças à política de Fidel Castro, que privilegia o esporte.

O maior destaque esportivo do Brasil em Pan é o nadador Gustavo Borges, que ganhou quatro medalhas em Santo Domingo-03. Ele detém, no total, um recorde de 19 medalhas (oito de ouro, oito de prata e três de bronze), seguido pelos mesa-tenistas Cláudio Kano, morto em 1996, e Hugo Hoyama, ambos com 12. Borges também divide com Hoyama o recorde de oito ouros na competição, sendo os dois brasileiros que mais vezes subiram no lugar mais alto do pódio.

FolhaShop

Digite produto
ou marca