Folha de S.Paulo Moda
* número 21 * ano 6 * sexta-feira, 23 de março de 2007
Folha Online
 
Texto anterior | Índice | Próximo texto

moda /fashion

Cinco perguntas para Karim Aïnouz





O diretor Karim Aïnouz durante ensaio com a atriz Hermila Guedes

Moda

Um jeito de estar no mundo. Sedução.

Moda X Cinema

Quando penso em cinema, penso em personagens, em gente, penso essencialmente no corpo, em relações de intimidade. E moda é essencial pra isso. O jeito que uma personagem se veste e como ela se apresenta é definitivo.

O cinema poderia ser mais irreverente, mais surpreendente, e às vezes, mais glamouroso. E sinto que a moda pode aprender com a emoção e a sensorialidade do cinema.

Hermila

É cheia de mistério. Sempre que trabalho com ela, a cada plano, a cada foto, me pergunto o que ela está pensando, e não consigo responder. Hermila é um camaleão, uma massa de modelar, uma atriz no sentido mais bonito do termo.

O Encontro

Conheci Hermila no carnaval de Recife, em 98.
No começo da noite ela estava quieta, usando
luvas de tecido preto e uma roupa preta e branca.
Pequena, eu me lembro dela pequena. Tímida.
Depois de um determinado tempo, no avançar da hora, ela começou a mexer a caipirinha que tomava com os dedos
e a chupar a luva encharcada de vodka. Fiquei fascinado.

Editorial

Foi um tesão fazer o editorial de moda. Quase mais prazeroso do que filmar. Há algo de imediato na fotografia
do qual sinto falta no cinema.

A hora e a vez de Hermila

Ela chega ao aeroporto graciosa com seu shortinho preto e um par de óculos, daqueles tipo Jackie O., que entrega o seu novo interesse pela moda. "Eu não conhecia nada dessas marcas importantes, mas agora com tantas viagens, você acaba vendo mais vitrines e se familiarizando", conta. Até pouco tempo atrás Hermila nunca tinha ouvido falar em Dolce & Gabbana ou Gucci. Moda não era um assunto ou uma preocupação. A vida de Hermila tem sido uma viagem constante desde que "Céu de Suely" estreou. Por conta do filme, ela foi aos principais festivais de cinema, como Veneza, Berlim e Cannes. E, mais uma vez, a tal da moda ronda a rotina da atriz. "O Karim teve que me obrigar a usar um sapato de salto para ir às premiações! Não gosto, mas não tive como escapar." Cheia de estilo e com personalidade forte, a nova diva do cinema é também uma promissora musa da moda.

por Camila Yahn

Texto anterior | Índice | Próximo texto
 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).