|
ADRIANA
RESENDE
da Folha Online
"Soy Contra Capas de Revista" é o nome do livro que reúne as peças publicitárias criadas pela agência de publicidade W/Brasil para a Bombril. Nesses anúncios, o ator Carlos Moreno interpreta personalidades do meio artístico e atletas, como, por exemplo, a apresentadora Adriane Galisteu, a dupla Sandy e Junior e o pugilista Acelino Freitas, o Popó.
A W/Brasil e a Bombril fizeram um pré-lançamento do livro, na segunda-feira (1º de maio), na 16ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, com a presença do publicitário Washington Olivetto, presidente da W/Brasil, e de Carlos Moreno.
Segundo Olivetto, a idéia de reunir os anúncios das revistas veio de pedidos de colecionadores. "Muitas pessoas me paravam e pediam isso, porque gostam dos anúncios e fazem coleção", afirmou.
O publicitário acrescenta que, em dezembro do ano passado, quando surgiu a idéia de fazer o livro, ele e os sócios da agência ficaram em dúvida, pois temiam que a idéia pudesse parecer auto-promoção. "Resolvemos, então, doar a renda para alguma instituição filantrópica. Escolhemos o Projeto Aprendiz, que tem notadamente um bom trabalho."
Carlos Moreno, que é o garoto-propaganda da Bombril desde 1978, diz que não interfere na criação dos personagens. "As idéias são todas da agência, eu apenas interpreto o que eles me pedem. É o meu trabalho de ator, embora poucas pessoas me conheçam do teatro."
Olivetto disse que, mesmo sem escolher que personagem vai representar, Moreno dá o seu toque pessoal às campanhas. "Com a sua interpretação, o Carlinhos consegue ficar parecido com todos os personagens sem perder a característica do personagem central. Ele sempre mantém, por exemplo, os óculos, a marca do 'Garoto Bombril', que ele nem usa de verdade."
Segundo o publicitário, os anúncios reunidos no livro não são apenas os melhores. "Tem alguns que fazem menos sucesso que outros, causam menos impacto. E, no livro, nós dizemos ao leitor que consideramos aqueles anúncios menos interessantes, que não ficaram tão bons."
Um dos momentos de descontração foi a resposta de Carlos Moreno a
uma pergunta do público para Olivetto, a respeito da escolha de garotos-propaganda
para os anúncios da W/Brasil. Olivetto respondeu que depende do anúncio,
que vários atores podem se candidatar a um papel, e um deles se sai
melhor no teste e é escolhido. "Como o Carlinhos foi escolhido, porque
era a cara do personagem. E quem perdeu pra ele foi o ator Marco Nanini."
Moreno acrescentou: "Eles têm que ser bonitos como eu", provocando
risadas por parte de toda a platéia. |