II - Lançamentos
Anúncios da Bombril são
reunidos em livro

 
 
  Divulgação  
   
  Carlos Moreno  

ADRIANA RESENDE
da Folha Online

"Soy Contra Capas de Revista" é o nome do livro que reúne as peças publicitárias criadas pela agência de publicidade W/Brasil para a Bombril. Nesses anúncios, o ator Carlos Moreno interpreta personalidades do meio artístico e atletas, como, por exemplo, a apresentadora Adriane Galisteu, a dupla Sandy e Junior e o pugilista Acelino Freitas, o Popó.

A W/Brasil e a Bombril fizeram um pré-lançamento do livro, na segunda-feira (1º de maio), na 16ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, com a presença do publicitário Washington Olivetto, presidente da W/Brasil, e de Carlos Moreno.

Segundo Olivetto, a idéia de reunir os anúncios das revistas veio de pedidos de colecionadores. "Muitas pessoas me paravam e pediam isso, porque gostam dos anúncios e fazem coleção", afirmou.

O publicitário acrescenta que, em dezembro do ano passado, quando surgiu a idéia de fazer o livro, ele e os sócios da agência ficaram em dúvida, pois temiam que a idéia pudesse parecer auto-promoção. "Resolvemos, então, doar a renda para alguma instituição filantrópica. Escolhemos o Projeto Aprendiz, que tem notadamente um bom trabalho."

Carlos Moreno, que é o garoto-propaganda da Bombril desde 1978, diz que não interfere na criação dos personagens. "As idéias são todas da agência, eu apenas interpreto o que eles me pedem. É o meu trabalho de ator, embora poucas pessoas me conheçam do teatro."

Olivetto disse que, mesmo sem escolher que personagem vai representar, Moreno dá o seu toque pessoal às campanhas. "Com a sua interpretação, o Carlinhos consegue ficar parecido com todos os personagens sem perder a característica do personagem central. Ele sempre mantém, por exemplo, os óculos, a marca do 'Garoto Bombril', que ele nem usa de verdade."

Segundo o publicitário, os anúncios reunidos no livro não são apenas os melhores. "Tem alguns que fazem menos sucesso que outros, causam menos impacto. E, no livro, nós dizemos ao leitor que consideramos aqueles anúncios menos interessantes, que não ficaram tão bons."

Um dos momentos de descontração foi a resposta de Carlos Moreno a uma pergunta do público para Olivetto, a respeito da escolha de garotos-propaganda para os anúncios da W/Brasil. Olivetto respondeu que depende do anúncio, que vários atores podem se candidatar a um papel, e um deles se sai melhor no teste e é escolhido. "Como o Carlinhos foi escolhido, porque era a cara do personagem. E quem perdeu pra ele foi o ator Marco Nanini." Moreno acrescentou: "Eles têm que ser bonitos como eu", provocando risadas por parte de toda a platéia.
 


 
 

Duas editoras despertam interesse pelo e-book

Marcelinho Carioca lança livro sobre carreira e ensina futebol

Ruth Rocha lança odisséia de Homero para crianças

Pacto de Sangue pode confundir criança com sua linguagem

"Campeonato" de piadas estará entre os lançamentos

Contos terão o maior lançamento literário em São Paulo

Bienal 2000 traz romances para todos os gostos

Livros para crianças vão de Ulisses ao novo espião Harry Porter

João Cabral será lido, discutido e ouvido na Bienal

Tema "500 Anos" tem até livro de auto-ajuda

Milton Santos e Hobsbawn discutem a globalização em ensaios

Estande das universitárias terá 36 editoras e será o 2º maior da Bienal

Os bastidores da Bienal


Guia é referência de rock para iniciantes

Leia crítica do "Guia de Rock"


 

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.