II - Lançamentos
"É para criança, mas tem marmanjo que lê escondido", diz Bueno
 
 

da Folha Online
em São Paulo

Comparando seu mais novo lançamento sobre história nacional, "Brasil Terra à Vista!", com os volumes infantis da editora inglesa Dorling Kindersley, Eduardo Bueno falou à Folha Online na terça-feira, dia 2, no estande da editora L&PM.

"É para criança, mas tem muito marmanjo que lê escondido. Eu mesmo não entendia nada de Big-Bang, depois de comprar um livro da Kindersley sobre o assunto, estou entendendo tudo", brincou o autor.

Diferente da série que produziu para a editora Objetiva, a história (pré-colonial) do Brasil contada no exemplar da editora gaúcha traz uma série de ilustrações históricas e outras feitas especialmente para o volume por Edgar Vasques.

"Quando fiz a pesquisa para os outros livros, descobri um incrível material iconográfico só encontrado espalhado em vários livros ou em edições caríssimas. Esse volume nasceu da possibilidade de reunir esse material, a preço acessível, e ainda criar imagens nunca vistas, como Cabral partindo de Portugal", afirmou.

Quanto à possibilidade de a passagem da efeméride dos 500 Anos "matar" o interesse em livros sobre o Descobrimento e história colonial, Bueno acredita que, na verdade, apenas uma pequena parcela do público foi embalada pela data na compra de seus livros. "Acredito que 30% dos leitores foram motivados pela efeméride, e isso dá 150 mil exemplares vendidos. Os outros 350 mil sairiam de qualquer maneira. Além disso, se alguém comprou meus livros por eles estarem na lista dos mais vendidos, pode devolver, eu dou o dinheiro de volta", disse.

Finalmente, segundo o autor, seus livros criaram um público cativo, que irá acompanhá-los em outras empreitadas literárias. "Além disso, livros como o ‘Nau Capitânia’ (de Walter Galvani) custam R$ 35, os meus, R$ 18 cada um."

(Rodrigo Dionisio)

 


 
 

Duas editoras despertam interesse pelo e-book

Marcelinho Carioca lança livro sobre carreira e ensina futebol

Ruth Rocha lança odisséia de Homero para crianças

"Campeonato" de piadas estará entre os lançamentos

Contos terão o maior lançamento literário em São Paulo

Bienal 2000 traz romances para todos os gostos

Livros para crianças vão de Ulisses ao novo espião Harry Porter

João Cabral será lido, discutido e ouvido na Bienal

Tema "500 Anos" tem até livro de auto-ajuda

Milton Santos e Hobsbawn discutem a globalização em ensaios

Estande das universitárias terá 36 editoras e será o 2º maior da Bienal


 

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.