Página inicial

B
C
D
E
F
G
H
I
J
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
X
Z


 

A

ANABOLIZANTES
Mais bem definido como “esteróides anabolizantes”, é um dos dopings mais falados no esporte desde a década de 50. Esteróides anabolizantes, ou anabolizantes sintéticos, são hormônios que têm ação marcante sobre o tecido muscular e sobre o metabolismo do corpo. Simulam algumas das funções da testosterona, o hormônio masculino natural do corpo. São usados principalmente no atletismo e no halterofilismo, por atletas que almejam um corpo mais atlético que o proporcionado pelo exercício físico. Promovem aumento da musculatura lisa, força e resistência e são detectáveis na urina por até 12 semanas.


Seul-1988 - o velocista canadense Ben Johnson foi banido do atletismo por reincidência no doping de esteróides. Johnson teve cassados o recorde mundial nos 100 m rasos e a medalha de ouro conquistada na Olimpíada, depois de ser constatada a presença do anabolizante estanozolol em seu organismo.

1998 - Outra polêmica envolvendo um recordista mundial é a da velocista norte-americana Florence Griffith-Joyner, recordista mundial dos 100 m e 200 m rasos, que ganhou três ouros em Seul-88. Embora nunca tenha sido flagrada em um exame antidoping, suas marcas levantavam a desconfiança de utilização dessas substâncias, suspeitas essas que aumentaram depois da morte da atleta em 1998, aos 38 anos, vítima de um ataque cardíaco _raridade para atletas dessa idade, mas justificavel como consequência do uso de anabolizantes.

1999 - O médico Dietrich Hannemann admitiu ter estimulado o uso de doping entre suas atletas na equipe de natação da antiga Alemanha Oriental. Em um tribunal de Berlim, o médico declarou que aplicou esteróides anabolizantes em 109 nadadoras, entre 1977 e 1989.


Leia mais:

Antuérpia


 


Abertura

Aborígenes

Acno-2000

África

Agência mundial antidopagem

Amadorismo

Amsterdã-1928

Antuérpia-1920

Arco-e-flecha

Atenas-1896

Atenas-2004

Atlanta-1996

Atleta

Atletismo

Audiência