Página inicial

A

B
C
D
E
F
G
H
I
J
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
X
Z


 

V


VÔLEI DE PRAIA
Diversão familiar do começo do século, o derivado praiano do vôlei debutou na Olimpíada em Atlanta-1996, sendo disputado por duplas. E, com ele, o Brasil faz história: conquista o ouro e a prata na dupla feminina, fato que originou o primeiro ouro olímpico obtido por uma mulher brasileira. No masculino, em Sydney-2000, o Brasil vai com a atual dupla campeã mundial, Zé Marco e Ricardo.


VOLTA OLÍMPICA
O gesto de dar a volta em estádio para celebrar uma conquista foi criado pelo Uruguai, apelidado de Celeste Olímpica, que também participaram da invenção do gol olímpico, na inspirada década em que os sul-americanos eram os “donos do futebol”: 1924, medalha de ouro em Paris; 1928, medalha de ouro em Amsterdã; e 1930, campeão da Copa do Mundo. A primeira “volta olímpica” nasceu depois que o time resolveu correr ao redor do estádio Colombes, nos Jogos Olímpicos de Paris-1924, após vencer a Suíça na final por 3 x 0. A disparada da vitória foi em comemoração à conquista da medalha de ouro.

VOLUNTÁRIOS
Cerca de 43 mil trabalhadores voluntários estão cadastrados pelo comitê organizador de Sydney-2000 para prestar serviços gerais à Olimpíada, desde informações ao público até ajuda médica especializada. O costume de arregimentar ajuda voluntária cadastrada vem dos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984. Em Sydney-2000, os voluntários usarão roupas coloridas, com cada cor representando os grupos de atuação (informações, segurança, transporte, socorro).

Leia mais:

Xenofobia

 

 
Vela

Vento

Verão

Vila olímpica

Violência

Vôlei