Página inicial

A

B
C
D
E
F
G
H
I
J
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
X
Z


 

V

VILA OLÍMPICA
Chamada também de Vila dos Atletas, é o alojamento construído ou adaptado para abrigar competidores, treinadores, médicos, dirigentes, imprensa, trabalhadores da organização dos Jogos etc. A Vila Olímpica de Sydney-2000 é considerada um marco arquitetônico da história olímpica. Quando estiver em funcionamento, representará a maior comunidade do mundo abastecida por energia solar. O alojamento olímpico de Sydney originou a construção de um novo bairro na cidade, o de Newington, que será aproveitado pelos habitantes australianos depois da cerimônia de encerramento, dia 1º de outubro. O bairro ainda irá crescer, em estágios, ganhará uma área financeira e um centro de compras. Até estar totalmente pronto, em 2005. Na Vila de Sydney, um complexo com 643 edifícios, morarão na temporada olímpica cerca de 15 mil pessoas, entre atletas, membros de comissões técnicas, jornalistas e juízes de competições. O comitê organizador dos Jogos australianos se orgulha em dizer que pela primeira vez na história das Olimpíadas todos os atletas que competirão em Sydney ficarão reunidos em um único local, desde que o “conceito Vila” foi criado, para os jogos de Paris-1924. O restaurante da Vila Olímpica será do tamanho de dois campos de futebol e servirá mais de 60 mil refeições diárias no período pré e durante os Jogos, num total de 35 dias.

VIOLÊNCIA
É um dos critérios avaliados pelo COI na hora de escolher ou avaliar o potencial de uma cidade-sede. Em Atlanta, em 1996, por exemplo, durante os Jogos Olímpicos, os assassinatos subiram 100%. Foram assassinadas 16 pessoas em Atlanta durante os 17 dias de evento. O número é o dobro do das ocorrências de assassinatos registradas no mesmo período em 1995. Entre as 16 mortes, estão computadas as duas ocorridas em decorrência do atentado a bomba no parque Centenário. As outras mortes ocorreram no subúrbio da cidade, fora do “anel olímpico’’.

VÔLEI
Esporte criado em 1895, ganha status olímpico em Tóquio-1964. Modalidade em que a ex-URSS é soberana (sete ouros), já rendeu ao Brasil três medalhas (bronze, prata e ouro), em dez participações. O ouro veio em Barcelona-1992, com a equipe de homens. O Brasil vai a Sydney-2000 lutar por medalhas com as seleções masculina e feminina.


Leia mais:

Vôlei de praia/Volta olímpica/Voluntários

 

 
Vela

Vento

Verão

Vôlei de praia

Volta olímpica

Voluntários