BUSCA
  Canais
  Almanaque
  Classificados
  Equilíbrio
  Folhainvest em ação
  Folhashop
  FolhaNews
  Guia da Folha
  Horóscopo
  Ooops!
  Pensata
  Turismo
  Interação > Painel do Webleitor > Banespa

Dê sua opinião sobre
o leilão do Banespa

Este é um Painel do Webleitor especial para opiniões sobre o leilão do Banespa. As colaborações podem ser enviadas por e-mail. Pede-se que as mensagens sejam concisas e que contenham o nome completo do leitor, que será divulgado junto com a mensagem, assim como o e-mail. Dados como endereço e telefone serão mantidos em sigilo. A Folha Online se reserva o direito de selecionar e-mails e publicar trechos.

Não serão divulgados textos que não vierem acompanhados dos dados completos do remetente.


webleitor@uol.com.br

   


Para opinar sobre outras reportagens da Folha Online, clique aqui.

Mensagens
20/11/2000
Contra e a favor


"A venda do Banespa para um banco estrangeiro foi ótima para o país, pois mantém um certo nível de equilíbrio entre os bancos nacionais, além da entrada de capital que pagará parte da divída pública, e o que é melhor, vai acabar com a pouca vergonha que a direção do Banespa sempre demonstrou nos últimos trinta anos."
Ricardo Loureiro jcorreia@sti.com.br

"Foi com grande tristeza que vi a notícia da privatização do Banespa. Ainda mais pelo fato de ter sido entregue a um banco estrangeiro. A privatização do Banespa representa a baixaria e o caos em que vive nosso país. Quantos funcionários perderão seus empregos? É lastimável."
Patricia Horta patricia.horta@uol.com.br

17/11/2000
Avaliação


"Acho que este governo está se tornando um império romano. Faz na marra as coisas em favor dele. Podemos citar inúmeros casos de aumenta de impostos que são aprovados facilmente. Agora vemos o caso da privatização, onde se avaliou o banco de qualquer jeito para pôr à venda."
Flavio Takimoto takimoto.f@uol.com.br

14/11/2000
Bancos estrangeiros na disputa


"A compra do Banespa por bancos europeus não seria a porta de entrada do Euro na América Latina e o fechamento definitivo da porta de entrada da Alca para os paises mais ricos da América do Norte? Qual a dificuldade de tornar o Banespa um banco público? Seria tão ruim assim? Acredito que para os maiores inadimplentes sim!"
Oscar Junior oscar.dami@uol.com.br

10/11/2000
Avaliação


"Como brasileiro, no mais das vezes, me sinto perdido nesse tiroteio dos prós e contras da globalização, como banespiano, já nem sei mais o que é verdade ou mentira em "tantas e quantas" que já ouvi ou li na mídia falada ou escrita, nos esbravejamentos do governo ou do sindicado. Sendo a privatização um assunto polêmico e de curto período de existência, somente o futuro nos permitirá uma conclusão sobre se realmente traz benefícios ou malefícios aos países ditos em desenvolvimento (tenho sérias dúvidas quanto aos benefícios, face a forma de implementação em nosso país). Entretanto, uma coisa é certa: matematicamente tem de ser possível avaliar um banco com maior precisão que uma divergência de bilhões entre o proposto pelo Governo e o defendido pelo Sindicato/Dieese/Unicamp."
Paulo Alberto Cossi pcossi@uol.com.br

08/11/2000
Privatização


"Será que os nossos dirigentes políticos, junto com um senhor chamado FHC, não se dão conta que as privatizações somente aumentaram a crise e a pobreza em nosso país? Até quando esse cidadão vai continuar com essa política neo-liberal, em que o povo é quem paga a conta? Sou contra a privatização do Banespa e temos que juntar forças para acabar com essa palhaçada."
Etelvino Teixeira Della Fonte etelvino@escelsa.com.br

"Aceito que o Banespa seja privatizado mas, apenas, através de leilão entre empresas nacionais. Com os resultados das privatizações já feitas, vemos que nem sempre elas são vantajosas quando realizadas com firmas não nacionais: desemprego, remessas de lucros, mão-de-obra importada, equipamentos importados."
Henrique Braga chdbm@uol.com.br

"É inaceitável que as emissoras de TV, que anunciam a todo instante que o índice de emprego está caindo em quase todos os estados, não divulguem também com tanta insistência esse total descaso do governo em desempregar 22,5 mil pessoas deixando sabe-se Deus quantas famílias em desespero. Será que eles não estão pensando nas consequencias que poderão recair sobre essas famílias? Será também que não levam em consideração que muitas das pessoas que serão demitidas têm mais de 20 anos de dedicação a essa instituição? Por que será que os repórteres das TVs não questionam as autoridades competentes sobre o "day after" desse pessoal? Quem se responsabilizará pelas consequências decorrentes dessa enxurrada de desemprego?"
Lincoln tecnica@metalnave.com.br

"O Banespa é um banco que há muito tempo tem força e respeito internacional. Por isso, e por ser paulistano, eu gostaria muito que este banco não fosse vendido para bancos internacionais, prefiro que fique com os bancos do Brasil, como Bradesco ou Itaú. Isto é apenas uma opinião, passiva de críticas."
Danilo Teixeira Gáudio moacyrgaudio@uol.com.br

"Os funcionários em greve não se importam em manter um número mínimo de agências em funcionamento, para podermos, mesmo com muita fila, colocar nossa vida em ordem. Por exemplo, minha conta está negativa porque a compensação de cheques esta normal, mas não consigo depositar dinheiro de forma alguma, e o que é melhor, vão me cobrar juros e tudo o que eles tem direito... E os meus direitos? Quem vai pagar por isso? Essa greve está prejudicando as pessoas que o Sindicato dos Bancários diz defender: o povo de São Paulo. E para que? para manter o privilégio da estabilidade de emprego por um ano. Por mim, tomara que agora todos eles sejam despedidos por justa causa. É o que aconteceria comigo se faltasse um dia sequer no Pronto Socorro onde trabalho."
João Campos rubens@incor.usp.br

07/11/2000
Privatização


"Aproxima-se a data de privatização do Banespa. Além da resistência natural contra a alienação de um banco que é patrimônio não apenas de São Paulo, mas de todo o Brasil, há suspeitas fundadas de que a instituição está sendo subavaliada, conforme ocorreu no caso do Banestado. Estudo sério está sendo divulgado a esse respeito, efetuado por instituição conhecida por sua respeitabilidade. Não vejo, entretanto, a Folha analisar em profundidade tema de tamanha gravidade. É o que gostaríamos de ver realizado, pois vocês têm equipe capacitada para isso. Indispensável assinalar que essa venda implicará demissão de milhares de bancários, tornará mais concentrado o sistema financeiro e poderá entrar no rol de escândalos, como a privatização das teles. Por confiar na Folha, esperamos atuação firme e, sobretudo, imparcial."
G. Humberto Barbosa ghumbertob@uol.com.br


Internet


"Foi informado pela Folha de hoje que o Banespa poderia ser acessado através da Internet, porém desde domingo estou tentando acessar e o site está em manutenção, ou seja, um caminho a menos para o cliente acessar o banco. A única maneira é enfrentando as filas terríveis dos quiosques."
Sonia Regina soniaregg@uol.com.br

06/11/2000
Avaliação


"Com respeito às declarações do diretor do BC só podemos dizer que até alguns anos atrás, as mentiras ditas por ocupantes de altos cargos nesta colônia chamada Brasil eram mais elaboradas. Porque a justificativa apresentada por este senhor de que o lucro de cerca de 40% da avaliação, obtido em nove meses, estava previsto na mesma, ou beira a raia do absurdo ou é mais uma tremenda maracutaia."
José Carlos Rosa e Silva de Abreu Vasconcelos jcrsav@zaz.com.br

05/11/2000
Folha Online


"Durante este tempo todo, a Folha malhou vergonhosamente o Banespa, sem nunca questionar uma vírgula do que estava sendo feito, e disse muitas mentiras usando tanto verdades quanto mentirinhas:
- os erros de avaliação já haviam sido apontados pelo sindicato e pela Afubesp, porém eles não eram ouvidos;
- não era divulgada a importância estratégica de se ter um banco público no interior, alavancando pequenas e médias empresas etc;
- não levava em consideração que (a grande maioria) dos funcionários é admitida por concurso público (por sinal bastante concorrido), mas dizia que o salário médio era exagerado. Não seria na verdade baixo demais nos outros bancos?
- a Folha destacava qualquer coisa negativa que qualquer um dissesse sobre o Banespa, e escondia fatos positivos. Vide o infame site http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/banespa.shtml, onde até hoje constam:
- figura tendenciosíssima mostrando o prédio do Banespa desmantelado (vai virar pó só se for de tanto martelarem isto);
- expressão "Lucro despenca", quando o lucro de todos os outros bancos no mesmo período também caiu. Onde aparece a manchete "lucro do Banespa nos 3 primeiros meses é maior do que o que o governo estabeleceu de preço mínimo para vender o Banestado"? Não apareceu.
Quando cansei de pagar para receber mentiras na porta de minha casa, cancelei a assinatura da Folha.
Aí surgiu Fabiana Futema, que:
- mostrou o que outros não haviam mostrado antes (pelo menos na Folha);
- escutou as fontes corretas (Afubesp);
- procurou mostrar outros fatores (não o Fator...) nesta história toda.

Não conheço você, e não sei a motivação do seu trabalho. Não me iludo com a imprensa nacional, e sei que por trás de tudo há grandes (enormes) interesses. Portanto, caso sua motivação seja sincera, obrigado. Boa sorte em sua vida na defesa da verdade."
Roberto Nozaki rnozaki@hotmail.com


  [an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.