Livraria da Folha

 
09/09/2010 - 00h20

Monte sua estante com 10 livros para você aprender a arrumar a casa e a vida

da Livraria da Folha

Divulgação
Exercite seu senso de organização livrando-se da tralha inútil da casa
Exercite seu senso de organização livrando-se da tralha inútil da casa
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Arrumar a casa é um suplício para homens e mulheres. Falta tempo. Sobra preguiça. Nem todo mundo possui um método para organizar suas coisas, evitar a bagunça, livrar-se do que só ocupa espaço e não tem mais serventia. Resultado: o caos se instala no ambiente doméstico, tudo se perde, gastam-se minutos preciosos revirando gavetas e armários. Quem tem fama de bagunceiro ou desorganizado de carteirinha corre risco de "queimar o filme" no trabalho ou na vida pessoal.

Esse drama da vida prática já motivou lançamento de livros. A Livraria da Folha vasculhou suas estantes e selecionou dez obras que podem ser --com o perdão do trocadilho-- mão na roda para dar um fim à bagunça. São títulos que ensinam como domar as coisas que acumulamos, evitando ser "engolidos" por elas. Lembre-se: os (maus) hábitos não surgem do dia para a noite, estão relacionados com o processo de aprendizagem desde a infância.

Também não devemos "satanizar" quem vive perdendo uma das meias (na vã esperança de refazer o par), o outro brinco, o relógio, a carteira ou a chave do carro. É natural o ser humano se distrair, às vezes. A obsessão por limpeza ou arrumação também pode ser sintoma de doença, como o TOC (Transtorno Obssessivo-Compulsivo). Esperamos que não seja o seu caso.

O lançamento mais recente dessa área é Jogue Fora 50 Coisas, da especialista em arrumação Gail Blanke, norte-americana que costuma dar conselhos em programas como o da Oprah Winfrey. Ela faz um desafio: no prazo de duas semanas, livre-se de 50 objetos diferentes. Há relatos de mulheres que, após o fim de um casamento, não pouparam nem o vestido de noiva. A tese de Gail é que as coisas carregam lembranças, e o caminho mais curto para se livrar de péssimas recordações é o saco (preto) do lixo.

 
Voltar ao topo da página