Livraria da Folha

 
11/10/2010 - 16h22

Antologia de Federico García Lorca evidencia repúdio do poeta à violência

da Livraria da Folha

Divulgação
"Romance Sonâmbulo" é um dos poemas que fazem parte do volume
"Romance Sonâmbulo" é um dos poemas que fazem parte do volume

"Antologia Poética: Federico García Lorca" (WMF Martins Fontes, 2010) reúne todas as poesias do escritor e dramaturgo espanhol Federico García Lorca (1898-1936), em edição bilíngue --português e espanhol. O legado do autor ultrapassou as fronteiras de seu país.

Selecionados por William Agel de Mello, os versos do volume são considerados os mais significativos e populares da obra poética de García Lorca.

"Romance Sonâmbulo", "Pranto por Ignacio Sánches Meyías" e "Os Encontros de um Caracol Aventureiro" são alguns dos poemas selecionados por Agel de Mello. Por meio deles, percebe-se a frescura das palavras do poeta, que cultivava na natureza e nas coisas corriqueiras o sentido do que lhe perturbava.

García Lorca era avesso à violência, porque sabia o quão doloroso era se sentir ameaçado e perseguido por ser homossexual. Detestava a política partidária, tanto que resistiu à pressão de seus amigos para ingressar no Partido Comunista.

O poeta foi detido em 16 de agosto de 1936 na casa de Los Rosales --morada dos seus amigos falangistas de apelido Rosales--, por Ramón Ruiz Alonso, um ex-deputado da Confederación Española de Derechas Autônomas (CEDA). Ruiz Alonso é apontado como um dos principais artífices da morte de García Lorca, tanto que guardou silêncio quase até sua morte, sendo entrevistado apenas por alguns historiadores.

A polêmica sobre onde estaria o corpo do poeta espanhol, no entanto, continua. No ano passado, após 51 dias de escavações em Alfacar (Granada, Espanha), os arqueólogos concluíram que o corpo do escritor não estava no local onde se acreditava que ele havia sido enterrado há 73 anos. A informação foi divulgada pelo jornal espanhol "El País" em 18 de dezembro de 2009.

*

"Antologia Poética"
Autor: Federico García Lorca
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 336
Quanto: R$ 42,32 (preço especial, por tempo limitado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página