Livraria da Folha

 
08/06/2010 - 10h22

Prefeito de Londres quer parque de Harry Potter na Inglaterra

da Livraria da Folha

Boris Johnson, prefeito de Londres, escreveu em sua coluna semanal no jornal "Daily Telegraph" um pedido para que os fãs de Harry Potter peçam à autora J. K. Rowling um parque temático na capital inglesa, dedicado ao bruxo que ela criou.

"O Mundo Mágico de Harry Potter" foi construído em Orlando pela Universal Studios e deve abrir em 18 de junho para as férias de verão no hemisfério Norte.

No texto ele expressou sua irritação ciumenta com o fato de Orlando, na Flórida, tornar-se o lugar oficial para todo fã do bruxinho na terra. Disse ainda que não deveriam deixar os norte-americanos "fazerem dinheiro com uma grande invenção britânica".

AP/Universal Orlando Resort
Parque temático de Harry Potter reproduz o castelo de Hogwarts dos filmes
Parque temático de Harry Potter reproduz o castelo de Hogwarts dos filmes

Segundo o jornal inglês "Guardian", um porta-voz do gabinete do prefeito disse que Johnson sugeriu à Warner Brothers a construção do parque temático 18 meses atrás, mas o Estado da Flórida os venceu com uma proposta irrecusável.

Para o político, foi insultante suas crianças de 12 anos pedirem para visitar os Estados Unidos e ir ao parque. Ele pediu para apelarem para Rowling. Em sua coluna, o prefeito estende o pedido a todas as crianças e pais, fãs de Harry Potter, escreverem para a Warners Bros e Universal, além da própria autora. A prefeitura não confirmou se ele mesmo escreveu uma solicitação às companhias.

O porta-voz disse, ainda, que se alguma empresa apresentar um plano sério para a construção de um parque similar em Londres, o prefeito se interessará em ouvir.

Johnson acredita no sucesso de uma atração londrina pelo fato de Harry Potter não ser norte-americano, mas britânico.

"Onde está o Beco Diagonal, onde ele compra varinhas e equipamentos? Está em Londres, e se você quiser ir ao Ministério da Magia terá que desaparecer em uma cabine telefônica de Londres. O trem para Hogwarts parte de King's Cross, não da Grand Central Station. E sobre o que Harry Potter é? É sobre rituais, intrigas e festas em dormitórios de colégios internos britânicos, do tipo que não se encontra nos Estados Unidos. Hogwarts é um lugar onde crianças se desentendem --mas não enfurecidas-- e onde normalmente a situação é salva pelo bom e velho senso de humor britânico."

 
Voltar ao topo da página