Livraria da Folha

 
09/06/2010 - 10h22

Suécia encontra manuscritos de autor da série Millennium

da Livraria da Folha

Segundo o jornal inglês "Guardian", a Biblioteca Nacional da Suécia descobriu manuscritos não publicados escritos por Stieg Larsson quando jovem. De acordo Magdalena Gram, responsável pela instituição, eles foram doado em 2007 como parte de um arquivo da revista de ficção científica "Jules Vernes Magasinet".

Divulgação
Textos escritos por Larsson aos 17 anos foram encontrados em biblioteca nacional
Textos escritos por Larsson aos 17 anos foram encontrados em biblioteca nacional

As histórias foram escritas por volta de 1970, quando o autor da série Millennium tinha apenas 17 anos, e chamavam-se "The Crystal Balls and The Flies".

Elas haviam sido enviadas para a revista na esperança de publicação, mas foram rejeitadas. A carta que acompanha os textos mostra o escritor descrevendo-se como "um garoto de 17 anos de Umea, com sonhos de tornar-se um autor e jornalista."

Os sonhos do jovem realizaram-se. Larsson tornou-se o editor fundador da revista "Expo" e um autor extremamente popular, mas não viveu para ver isto tornar-se realidade.

Ele morreu subitamente aos 50 anos em 2004, apenas alguns meses após vender o primeiro livro da série e finalizar os manuscritos das duas continuações. Acredita-se que ainda existam 200 páginas de uma sequência em seu notebook.

Magdalena Gram não disse se os textos serão disponibilizados para a leitura. "Uma biblioteca nacional não é uma editora. Os direitos dos textos ainda são do pai e do irmão de Stieg Larsson"

Os textos de Larsson publicados postumamente e após o sucesso de "Millennium" foram mal recebidos pela crítica.

 
Voltar ao topo da página