Livraria da Folha

 
10/06/2010 - 11h39

Votação elege massacre adolescente como melhor história vencedora do Orange Prize

da Livraria da Folha

Divulgação
Adolescente de 15 anos mata 11 pessoas, entre colegas e familiares
Adolescente de 15 anos mata 11 pessoas, entre colegas e familiares

O romance "Precisamos Falar sobre o Kevin" (Intrínseca, 2007), da escritora norte-americana Lionel Shriver, foi considerado o melhor livro entre os vencedores do Orange Prize, um dos principais prêmios literários mundiais.

A votação foi proposta pela empresa britânica Waterstones.com para comemorar o 15º aniversário da premiação, que ocorreu na última quarta-feira (9). Os clientes da empresa selecionaram o livro de Shriver como o melhor das últimas 15 edições.

"Precisamos Falar sobre o Kevin", que ganhou o Orange Prize em 2005, recebeu 26% dos votos. "Small Island", de Andrea Levy, ficou em segundo lugar na votação, com 20%.

Em comunicado à imprensa, Shriver disse que a obra não lhe pertence mais, mas a todos. "Enquanto estou envergonhada com essa honra, Kevin está satisfeito com ele mesmo". A obra já vendeu mais de 600 mil cópias no Reino Unido desde seu lançamento, foi adaptado para o rádio pela BBC e conquistará a grande tela em 2011. A atriz inglesa Tilda Swinton será a mãe de Kevin no longa-metragem homônimo.

No volume, Kevin é um adolescente de 15 anos, que mata 11 pessoas --entre colegas no colégio e familiares. Enquanto cumpre pena, a mãe amarga a monstruosidade do filho. Ao recriar na ficção uma chacina similar a tantas provocadas por jovens em escolas norte-americanas, a autora constrói a genealogia do assassino e da própria tragédia.

No ano passado, Shriver lançou "O Mundo Pós-Aniversário" (Intrínseca, 2009), no Brasil. Nesse, retrata o relacionamento de um casal de americanos radicado em Londres. Ele é um pesquisador de um instituto de estudos estratégicos; ela, uma ilustradora de livros que se depara com uma vontade incontrolável de beijar outro homem.

 
Voltar ao topo da página