Livraria da Folha

 
10/07/2010 - 22h47

Obra resgata da fauna aos engenhos da costa do Brasil do século 16

da Livraria da Folha

Divulgação
Obra é tida como o mais importante texto quinhentista sobre o assunto
Obra é tida como o mais importante texto quinhentista sobre o assunto

Mesmo circulando em cópias manuscritas pela Europa e citados por religiosos e viajantes constantemente, "Roteiro geral com largas informações de toda a costa que pertence ao Estado do Brasil e a descrição de muitos lugares dela, especialmente a Bahia de Todos os Santos" e "Memorial e declaração das grandezas da Bahia de Todos os Santos, de sua fertilidade e das notáveis partes que tem", do português Gabriel Soares de Sousa (1540-1591), permaneceram inéditos e anônimos até o século 19, quando foram recuperados, reunidos e publicados pelo historiador brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen.

O livro "Tratado Descritivo do Brasil em 1587" reúne os dois textos. Soares fornece preciosas informações sobre a fauna, flora, acidentes geográficos, povos nativos e engenhos da costa do Brasil no século 16, especialmente na Bahia de Todos os Santos.

Os dois escritos foram enviados a um influente conselheiro do rei Filipe 2° de Espanha, para oferecer à Coroa informações sobre a situação da colônia portuguesa e demonstrar o conhecimento do autor sobre aquelas terras.

A organizadora Fernanda Trindade Luciani escreveu uma introdução que situa o contexto da obra, as produções do autor e seu perfil biográfico. A obra é considerada por muitos como o mais importante texto quinhentista sobre a história do Brasil colonial.

 
Voltar ao topo da página