Livraria da Folha

 
02/07/2010 - 19h36

Autor de "As Veias Abertas da América Latina" comemora classificação uruguaia

da Livraria da Folha

Divulgação
Uruguaio relata seu desejo de ser jogador de futebol profissional
Uruguaio relata seu desejo de ser jogador de futebol profissional

Eduardo Galeano é conhecido por ser autor do polêmico livro "As Veias Abertas da América Latina". A obra fala sobre o desumano processo de conquista dos europeus em terras latino-americanas, detalhando o enriquecimento de seus povos à base de sangue dos escravos da terra.

No entanto, além da cultura e conhecimento de mundo que o prestigiaram, Galeano é conhecido pelo seu amor pelo futebol. Fiel torcedor celeste, autor de mais de 40 livros, dedicou muitas de suas linhas para comentar mais sobre o esporte mais popular do mundo: o futebol. No livro "Futebol ao Sol e à Sombra", o escritor relata sobre a lenda do futebol, mais do que um esporte, o jogo que transforma em saga, desperta paixões, cria mitos, heróis, glórias e tragédias.

Lila Rodrigues/Divulgação
O escritor Uruguaio Eduardo Galeano Galeano e Ariano Suassuna durante a Fliporto 2009
O escritor Uruguaio Eduardo Galeano Galeano e Ariano Suassuna durante a Fliporto 2009

Eduardo Galeano mergulhou nas histórias que se passam dentro e fora das quatro linhas. Construiu este livro como um monumento à paixão. Por meio de sua prosa consagrada, tudo tem sabor. Pelé, Di Stéfano, Maradona, Zizinho, Didi, Garrincha, Obdúlio Varella (o carrasco uruguaio de 1950), o aranha negra Yachin, Leônidas, Platini, Domingos da Guia, Friedenreich e muitos outros craques são mostrados nos seus momentos de esplendor e desgraça.

O relacionamento entre Brasil e Uruguai também rendeu outro livro, intitulado "Tricolor Celeste", do jornalista Luís Augusto Simon, que narra a história dos jogadores celestes que atuaram pelo time do São Paulo: Diego Lugano, atleta que defende a seleção uruguaia, é um dos principais personagens.

Se Galeano vai escrever sobre a Copa de 2010, a respeito do tombo do time brasileiro e o avanço de sua seleção às semifinais, todos terão que esperar.

A classificação do time celeste pode ser uma foma a mais para despertar e projetar o país no cenário mundial. Suas belas terras e o povo de cultura amigável tem muito a oferecer aos turistas. Com certeza, o Uruguai faz parte das melhores aventuras na América Latina.

 
Voltar ao topo da página