Livraria da Folha

 
08/07/2010 - 15h26

Novo livro de Salman Rushdie mescla mitologias tradicional e moderna em trama de magia

da Livraria da Folha

Divulgação
Escritor mescla magia e mitologias tradicional e moderna na história
Escritor mescla magia e mitologias tradicional e moderna na história

"Luka e o Fogo da Vida", do escritor britânico de origem indiana Salman Rushdie, será lançado pela Companhia das Letras em 28 de julho deste ano. O autor retoma os protagonistas de "Harun e o Mar de Histórias". Luka Khalifa é o protagonista da trama.

A missão do garoto, que tem 12 anos, é salvar a vida do pai, um contador de histórias conhecido por toda a Índia. O foco da história se concentra no feitiço que colocou o velho Rashid para dormir e pode levá-lo à morte se não for desfeito o quanto antes.

Luka sonha em seguir os passos mágicos do seu pai. Roga uma maldição, sem querer, contra um circo que visita a cidade. Lá, os animais são maltratados pelo dono, o Capitão Aag.

O circo acaba pegando fogo. Possesso, Aag enfeitiça o pai de Luka, que cai em sono profundo. A magia pode matá-lo se não for quebrada. Para salvar seu pai, Luka descobre que precisa roubar o Fogo da Vida do topo da Montanha do Conhecimento.

Alberto Estévez/Efe
Rushdie já participou da 7ª Festa Literária Internacional de Paraty
Rushdie já participou da 7ª Festa Literária Internacional de Paraty

Rushdie utiliza-se de diversos mitos para descrever a odisseia do garoto. Deuses gregos, romanos, astecas, hindus e nórdicos invadem a narrativa e se misturam aos seres da mitologia moderna.

O escritor vai participar pela segunda vez --a primeira foi em 2005-- da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que ocorrerá de 4 a 8 de agosto de 2010, em Paraty (litoral do Rio).

O polêmico escritor constantemente vira assunto da imprensa sensacionalista por conta de sua instável vida amorosa.

Rushdie chegou a receber a fatwa (ordem de morte) do aiatolá Khomeini em 14 de fevereiro de 1989, que o condenava à morte por conta de "Os Versos Satânicos".

Em parceria com o cineasta Alan Parker, o escritor pretende adaptar o livro "Harun e o Mar de Histórias" também para a grande tela, à la Harry Potter.

 
Voltar ao topo da página