Livraria da Folha

 
19/07/2010 - 22h45

Livro revela os bastidores do pornô brasileiro

da Livraria da Folha

Divulgação
Obra trata do envolvimento de brasileiros comuns com a indústria pornô
Livro trata do envolvimento de brasileiros com a indústria pornô

Quando adolescentes, a fantasia dos filmes pornôs encanta as cabeças ainda sem experiência e a sexualidade borbulhante dos garotos. As performances suadas e homéricas dos homens, mulheres e outros em cena despertam curiosidades como "será que ela gozou de verdade?"; "como ele consegue segurar por tanto tempo?"; ou mesmo "como me candidato a ser uma atriz pornô?". Quando adultos, contudo, por mais que tenham experimentado da promiscuidade, as dúvidas sobre o universo pornô continuam.

O livro da antropóloga María Elvira Díaz-Benitez, "Nas redes do sexo: os bastidores do pornô brasileiro", desvenda todo este curioso e imaginado universo, a partir de pesquisa realizada em São Paulo, grande centro das produções do gênero. Díaz-Benitez acompanhou filmagens de pornôs hétero, gay e travesti.

Divulgação
A atriz Leila Lopes, que não conseguiu emplacar na Globo, filmou um pornô
A atriz Leila Lopes, que não conseguiu emplacar na Globo, filmou o pornô "Pecados e Tentações", em 2008

A antropóloga levanta temas polêmicos, de que forma que o pornô produz corpos e prazeres, as etapas - desde o recrutamento do elenco até a distribuição do filme-, e as diferenças conforme o filme seja gay, hétero ou travesti.

"Sexo e práticas sexuais serão fios condutores de toda a narrativa. A partir deles se origina, nessas redes, uma complexa gama de convenções sociais que posicionam os indivíduos diferencialmente dentro do coletivo", explica logo na introdução Díaz-Benitez.

O antropólogo Gilberto Velho é quem assina o prefácio da obra, destacando a "importante contribuição para o desenvolvimento dos estudos de uma área vasta e complexa que inclui, entre outros temas, as problemáticas de desvio, transgressão, gênero, sexualidade, arte, comunicação de massa, trabalho, estilos de vida e sociabilidade em geral."

Pedro Azevedo/Folha Imagem
A ex-vedete Grethcen, que filmou pornôs e inspirou a filha para o mesmo caminho
A ex-vedete Gretchen, que filmou pornôs e inspirou a filha para o mesmo caminho
Reprodução
Filme pornô no iPhone; mercado promissor
Pornô no iPhone; mercado promissor

Quem são esses sujeitos para fora da rede?, questiona a antropóloga. "Busquei respostas em biografias que acabaram por revelar como, no âmbito doméstico, familiar e no terreno dos afetos, os indivíduos interagem e constroem suas subjetividades ao redor de moralidades, visões de mundo e estilos de vida diversos que nem sempre coincidem com seu cotidiano na pornografia."

Preliminares, transa e consumação são as etapas básicas de uma cena pornô e, certamente, como afirma a autora, correspondem à sequência de grande parte dos encontros sexuais interpessoais.

*

"Nas Redes do Sexo: os bastidores do pornô brasileiro"
Autor: María Elvira Díaz-Benitez
Editora: Jorge Zahar
Quanto: R$ 46,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página