Livraria da Folha

 
29/07/2010 - 12h24

"Coleção Aplauso" faz homenagem ao ator e diretor Emílio Di Biasi

da Livraria da Folha

O ator e diretor Emílio Di Biasi é o novo homenageado da "Coleção Aplauso", editada pela Imprensa Oficial e dedicada à memória artística nacional.

Divulgação
Diretor de teatro e televisão, Emílio Di Biasi é homenageado em título da Coleção Aplauso
Diretor de teatro e televisão, Emílio Di Biasi é homenageado em título da Coleção Aplauso

Como outros volumes da coleção, é narrado em primeira pessoa, acompanhando o desenvolvimento pessoal e profissional do biografado. O livro é escrito pela jornalista Erika Riedel, que tomou os depoimentos de Di Biasi entre seus outros trabalhos e acabou atrasando o texto.

Ao longo dos capítulos ele recorda o início de sua paixão pelo teatro, a primeira vez em que foi ao teatro Municipal e ficou doente de ansiedade, a chegada de sua família da Itália e o encontro dos pais em solo brasileiro.

Suas memórias passam pela infância; pela época de colégio; quando começou a representar, e seu período como bancário, quando voltou a cantar participando do coral de Natal da empresa.

Di Biasi relembra os grupos dos quais fez parte, alguns que ajudou a criar, muitos deles criados com seus amigos de faculdade. Já neste período passaria para a direção e faria parte da fundação do Grupo Decisão, responsável por grandes sucessos de palco.

O período da ditadura militar obrigou o artista a viver algum tempo na Europa, o que permitiu seu encontro com o teatro de Shakespeare e o cinema de Fellini na fonte. Sua volta ao Brasil foi marcada por intensa produção, sempre vigiada pelo AI-5, e posteriormente por seus trabalhos no cinema e na televisão, onde participou de novelas e minisséries como diretor e com seleção de elenco.

Cada relato é ilustrado imagens de suas montagens teatrais, mesmo da época de colégio, filmes e trabalhos na televisão ou com fotos pessoais de sua infância, família e viagens. Completam a edição a cronologia de seus trabalhos e um índice por capítulo.

*

Emílio Di Biasi: O Tempo e a Vida de um Aprendiz
Autor: Erika Riedel
Editora: Imprensa Oficial
Páginas: 620
Quanto: R$ 15,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página