Livraria da Folha

 
30/07/2010 - 18h22

Autora de "Autoestima já!" diz que o riso a tirou do mundo das drogas; veja trecho

da Livraria da Folha

Divulgação
Törnblom ensina a vencer os medos e reconhecer o próprio valor.
Törnblom ensina a vencer os medos e reconhecer o próprio valor.

A mentora em desenvolvimento pessoal sueca Mia Törnblon tem sua própria história de superação. Foi viciada em drogas durante anos. Após combater seu vício, percebeu como é possível vencer os próprios medos e acreditar em si próprio. O resultado de suas descobertas ela revela em um dos livros de motivação mais vendidos em seus país, "Autoestima Já!".

Com um texto simples, a obra traz dicas fáceis de serem seguidas para quem não consegue encontrar valor em si mesmo e tem dificuldade em lidar com temores e ansiedade.

Para a autora, não importa o que uma pessoa conquistou na carreira ou se tem uma família bem estruturada e uma vida harmoniosa. Enquanto tiver baixa autoestima, terá medo de não ser aceita e de ser julgada o tempo todo por suas atitudes.

Törnblom mostra como instituir metas construtivas, abolir o estresse e analisar as situações com perspectivas eficientes para vivenciá-las da melhor forma possível.

A ideia é fazer com que o leitor deixe de ignorar suas capacidades e passe a utilizar os elogios e críticas construtivas para o seu próprio desenvolvimento.

Embora a história pessoal da autora seja pesada (enquanto era viciada Törnblon chegou a conviver com pessoas violentas), o livro tem conteúdo leve e otimista, capaz de arrancar sorrisos e gerar esperança.

O volume traz ainda exercícios de reflexão para ajudar a produzir as mudanças propostas pela escritora e mostra o caminho trilhado por ela para se livrar das drogas. Um incentivo também para quem não consegue se livrar dos próprios vícios.

"Autoestima Já!" já vendeu mais de 500 mil cópias no mundo todo.

Veja trecho sobre o poder do riso.

*

Risadas e felicidade

Estou convencida de que nunca teria conseguido me recuperar do vício se eu não tivesse aprendido a rir de todas as coisas tragicômicas que fiz e fui exposta por causa dele. O humor é um presente de Deus. Alegria e felicidade são um bálsamo para a alma. Mas para poder rir de mim mesma e das coisas pelas quais passei, preciso me reconciliar com minha própria história, e tenho que me perdoar pela maneira como as coisas aconteceram.

Um conselho que fico mais do que feliz em dar às pessoas (mesmo àquelas que não pediram) é que elas devem encontrar um motivo para rir todos os dias. Um dia sem risos é um dia desperdiçado. Mesmo que você esteja sentindo tristeza, pode ser muito importante encontrar força para rir só um pouco, para que você consiga lidar melhor com o processo do sofrimento.

Aprenda a tirar o drama de si mesmo e do que está acontecendo em sua vida. Se for difícil para você encontrar risadas e felicidade porque tudo à sua volta é muito sério, precisa começar a procurar coisas que o farão rir. Vá ao cinema, alugue filmes engraçados, leia livros divertidos, veja a apresentação de um comediante, faça caretas diante do espelho, passe um bocado de tempo com crianças. As crianças são muito engraçadas. Ria com frequencia! O riso é muito importante, tem um poder de cura que nunca é demais.

Às vezes, quando penso nas coisas idiotas que fiz, não consigo evitar rir de como tudo foi hilário. É claro que a distância ajuda. Quando estava em meio à dor, eu não tinha dificuldade alguma em não rir. Mas hoje em dia posso me regojizar no sentimento de libertação, porque minha vida não é mais como antes.

*

"Autoestima Já!"
Autor: Mia Törnblom
Editora: Best Seller
Páginas: 208
Quanto: R$ 19,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página