Livraria da Folha

 
27/08/2010 - 17h03

Biógrafo espanhol de Saramago reúne em livro declarações do escritor à imprensa

da Livraria da Folha

Não só "As Palavras de Saramago", organizado e editado por Fernando Gómez Aguilera --biógrafo espanhol de José Saramago (1922-2010)--, estará disponível a partir do dia 26 de agosto nas livrarias de todo o país. O português morreu em 18 de junho deste ano, aos 87 anos, em sua casa na cidade de Tías, Lanzarote, na Espanha. Ele foi vítima de uma múltipla falha orgânica, após prolongada doença.

Jair Bertolucci/Divulgação
Saramago morreu em 18 de junho deste ano, aos 87 anos, vítima de múltipla falha orgânica, após prolongada doença
Saramago morreu em 18 de junho deste ano, aos 87 anos, vítima de múltipla falha orgânica, após prolongada doença

O volume, que é lançamento deste mês da Companhia das Letras, apresenta para os leitores do autor português os bastidores do ofício da escrita, a pertinência de sua militância política e sua ampla visão diante das questões culturais.

Aguilera reuniu uma ampla seleção de declarações do escritor extraídas de jornais, revistas e livros de entrevistas. Os textos foram publicados em Portugal, no Brasil, na Espanha e em diversos outros países, entre a segunda metade da década de 1970 e março de 2009.

Organizados em ordem cronológica, esses excertos contemplam as questões mais recorrentes tratadas em vida pelo autor. A primeira parte do volume agrupa comentários sobre sua infância, formação autodidata, trajetória pessoal, lugares onde viveu e reflexões sobre si próprio.

Na segunda, Saramago versa sobre o papel do escritor, que inclui o ofício literário e os procedimentos e concepções adotados durante a composição. O cidadão Saramago prepondera na terceira etapa do exemplar. Temas como "concubinato" dos meios de comunicação com o poder, consumismo, comunismo soviético, postura de Israel em relação aos palestinos, entre outros, são alfinetados pelo português.

Veja capa do livro.

Divulgação
 
Voltar ao topo da página