Livraria da Folha

 
20/08/2010 - 16h29

"100 coisas para fazer [antes de morrer]" traz lista de atividades para quebrar rotina

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro traz centenas de sugestões para sair da rotina e ser feliz
Livro traz centenas de sugestões para sair da rotina e ser feliz

O título "100 Coisas para Fazer [Antes de Morrer]" (preço especial, por tempo limitado), do escritor Michael Ogden e do ilustrador Chris Day, serve como fonte de inspiração para sair do lugar comum.

O volume traz uma lista de atitudes e depoimentos, divididos em capítulos como "Raízes", "Explorar", "Experimentar", "Desafiar", "Dar", "Aprender", "Expressar", "Amar", "Trabalho" e "Legado".

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

A ideia principal está em perceber como grandes e pequenos acontecimentos que fogem do dia a dia, como parar com a correria cotidiana para ensinar uma avó a usar computador ou constituir uma família, podem trazer satisfação.

Cheio de ilustrações e diagramações lúdicas, o livro reúne casos em que uma simples decisão de fazer algo diferente serviu como estopim para renovar a vida em muitos aspectos.

Leia trecho de "100 Coisas para Fazer [Antes de Morrer]".

*

61 Transmitir um Conhecimento
Hana, 23 anos, Chicago

Quando minha mãe propôs conectarmos a vovó à Internet, a primeira reação que ecoou no meu cérebro foi de horror.

Da última vez que tentei conversar com minha avó sobre Internet, eu mal consegui falar. Como ela começou? Como funcionava? Para onde iam todas as informações? E quanto aos hackers? Aquilo era seguro? Quem é o responsável pela World Wide Web (www)? É possível ver as mesmas páginas em computadores diferentes? Você acha que isso é bom para a sociedade? Como é que ela ajuda as pessoas? Você acha que os computadores causam desemprego? Menina, no meu tempo...

Contudo, eu admirei minha avó por sua curiosidade e seu interesse no mundo moderno. Assim, em sua visita mais recente, sucumbi ao seu pedido de "aprender" a Internet. Lá estava eu, no escritório dos meus pais, tentando mostrar-lhe o básico, e esqueci que isso incluiria o Windows, usando um mouse.

- Eca! - ela disse -, por que alguém batizou isso de mouse (rato)?

Fiquei observando-a ser paciente porque a Internet estava lenta, vendo-a espantada porque estava tão rápida, e escutando os bipes, cliques e apitos.

- Mas como, Hana, como? - vovó insiste.

- Eu não sei, vó. Só sei que é assim. Procure na Internet. Aprenda como a Internet funciona na própria Internet. Use um mecanismo de busca.

- Você sempre usa um mecanismo de busca? - ela pergunta.

- Ahn, quando estou procurando alguma coisa eu uso.

- Tenha paciência, Hana. Tenha paciência. - Isso é o que vovó sempre me diz quando não gosta do meu "tom".

Comecei a me sentir culpada por não ser uma professora melhor. Inspirei profundamente várias vezes e jurei ser mais paciente. A tecnologia é realmente espantosa, e compreensivelmente complexa para alguém que cresceu quando a máquina Olivetti era o máximo.

Ela se atrapalha com o mouse, do jeito que os iniciantes fazem, como se fosse algo do outro mundo, incontrolável. Ela experimenta três pares de óculos antes de encontrar aquele que lhe permite ler melhor na tela. Ela pede ajuda para ajustar a cadeira, para ligar o ventilador (que tem apenas um botão, um só), e então olha para mim, com olhos que me acompanharam, anos atrás, quando ela me levou para minha primeira viagem à Disney e fala:

- Tudo bem, Hana, obrigado. Você pode sair agora.

Eu a deixo sozinha para explorar a rede, sentindo-me estranhamente satisfeita pelas realizações, delas e minhas. Eu me sentia feliz por ter sido a pessoa que mostrou à vovó as maravilhas da Internet. Eu percebi que, um dia, meus netos também vão sofrer para me mostrar a mais nova tecnologia ou o mais novo planeta; e eu também terei quatro milhões de perguntas.

*

"100 Coisas para Fazer [Antes de Morrer]"
Autores: Chris Day e Michael Ogden
Editora: Melhoramentos
Páginas: 272
Quanto: R$ 9,90 (preço especial, por tempo limitado)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página