Livraria da Folha

 
27/08/2010 - 10h25

Livro póstumo de Tolkien faz releitura de lendas nórdicas

da Livraria da Folha

Divulgação
Lenadas nórdicas sõa reescritas em obra póstuma de J.R.R. Tolkien
Lenadas nórdicas são reescritas em obra póstuma de J.R.R. Tolkien

Autor de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit", J.R.R. Tolkien foi um estudioso inglês que se dedicou à linguística e às histórias fantásticas. Em suas obras, desenvolveu um mundo completo com povos, raças, história, mitologia e línguas próprias.

Católico fervoroso e amante da literatura nórdica medieval, como o poema épico "Beowulf", do qual se tornou um estudioso. Sua paixão por esses textos fez com que escrevesse sua própria versão de dois deles, lançados agora pela editora Martins Martins Fontes.

Em "A Lenda de Sigurd & Gudrún", o professor transforma os poemas da antiguidade setentrional "A Nova Balada dos Völsungs" e "A Nova Balada de Gudrún". Apesar de obras separadas, as duas dialogam e se complementam.

Na primeira, a história de Sigurd é contada. O herói tornou-se lendário após matar um temível dragão e tomar o seu tesouro. Entre os outros feitos estão o despertar da valquíria Brynhild e a fraternidade de sangue com os príncipes nibelungos.

Sua trajetória não é apenas de glórias. Tragédias, ciúme, ódio, assassinatos e suicídios acompanham a vida de Sigurd e sua linhagem. De sua descendência nasce o personagem da segunda lenda, "A Nova Balada de Gudrún".

Após a morte de Sigurd, ela é obrigada a se casar com o soberano dos hunos, um personagem inspirado no Átila histórico, que assassinou seus irmãos. A história se encerra com a terrível vingança sobre Atli e seu povo.

"A Lenda de Sigurd & Gudrún" foi escrito antes dos sucessos de "O Hobbit" e a Trilogia do Anel, mas só foi publicado postumamente, com anotações de Christopher Tolkien, filho do autor e responsável por suas obras.

O texto possuiu diversas anotações de Christopher a respeito de lendas nórdicas, bem como sua contextualização literária.

*

A Lenda de Sigurd & Gudrún
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: Martins Martins fontes
Páginas: 440
Quanto: R$ 46,50
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página