Livraria da Folha

 
01/09/2010 - 23h15

"A Psicose" oferece explicações sobre loucuras da mente

da Livraria da Folha

Divulgação
QQual o limite entre a razão e a insanidade que desconstrói?
Qual o limite entre a razão e a insanidade que desconstrói?
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Que mistérios rondam a mente? A loucura sempre suscitou curiosidade, temor, atração. Desde a época em que os loucos eram confinados em embarcações errantes, a loucura é associada aos medos mais profundos do homem, ao lado da morte. Nos tempos atuais, a psicose também comparece, por mais que as fontes que desencadeiem os surtos pareçam outras.

Com esse resgate histórico e a relação com os problemas cotidianos, Andréa M.C. Guerra, autora do livro "A Psicose", desbrava o fascínio humano pelo tema, além de apontar os resultados de estudos e alguns exemplos de caminhos encontrados por psicóticos para contornar e superar o próprio sofrimento.

"Não há dúvida de que algo funciona diferente nas psicoses. O psicótico delira e parece inventar histórias com ou sem sentido, porém, sem substrato verídico, alucina imagens e sensações irreais, desconfia, deprime-se com virulência, chegando ao risco de um ato suicida", destaca a autora.

Em simples passagens da vida, seja qual for a idade, acontecimentos e histórias podem marcar uma pessoa. Desde a contação do mito do "homem do saco", que leva embora as crianças desobedientes e suas identidades; ao enfrentamento adulto de uma morte ou (auto) punição perante uma situação injusta e, por fim, traumatizante. E assim o psicótico se solta.

*

"A Psicose"
Autor: Andréa M.C. Guerra
Editora: Zahar
Páginas: 88
Quanto: R$ 16
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página