Livraria da Folha

 
08/10/2010 - 13h05

Estudantes pesquisam etiquetas estúpidas de embalagens e transformam em livro

ARIADNE ARAÚJO
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Embalagens subestimam inteligência do consumidor com alertas idiotas
Embalagens subestimam inteligência do consumidor com alertas idiotas
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Nas prateleiras de supermercados e lojas dos Estados Unidos, dois jovens universitários reviram embalagens de produtos em busca de pérolas raras para uma pesquisa: a de advertências estúpidas. Nem foi preciso procurar muito. Por exemplo, o fabricante da pomada para as nádegas Bourdreaux's teve a boa ideia de avisar aos incautos que se evite contato com os olhos. Já a indústria de uma certa bola inflável de 50 cm de diâmetro chama a atenção para o fato de que "isto não é um dispositivo de salva-vidas".

Obviedade, às vezes. Estupidez, outras. Alucinação, em alguns casos. As grandes indústrias mundiais tentam se defender de possíveis ações judiciais na justiça com um mar de etiquetas, rótulos e advertências. Bom para Jeff Koon e Andy Powell, que transformaram o farto material coletado em livro: "Etiquetas imbecis - 101 avisos e advertências idiotas" (Matrix). Esse é o segundo da dupla, pois eles já são conhecidos por igual feito. Mas, da primeira vez, em É Proibido Amarrar Jacarés aos Hidrantes: 101 Leis Realmente Estúpidas", o alvo era outro.

Esta coletânea de estupidez gratuita realizada pelos dois conta ainda com uma mãozinha de amigos, colaboradores e fãs que gostariam de ajudar os consumidores a descobrir o que se passa na cabeça dos fabricantes. Mais exemplos. Se você usa o limpador de vasos sanitários Bowel Fresh, saiba que ele não faz mal a crianças e animais domésticos "embora não se deva permitir que eles bebam água do vaso". Já os tampões de ouvido Mack's são ótimos para se ter sossego, mas eles "podem interferir com a respiração se ficarem presos na traqueia".

Então, caro leitor, temos aí preciosos conselhos que, mesmo que não salvem sua vida, podem fazer você morrer de rir. No geral, não coma as embalagens plásticas do peperonis, não beba os sais de banho ou o protetor solar, saiba que sua loção hidratante não é um brinquedo, não ande ou balance ou mova uma escada enquanto estiver sobre ela, e, ainda, se vai administrar no seu filho aquele elixir contra alergias não deixe que o menino consuma bebidas alcoólicas, dirija veículos, opere máquinas e equipamentos mecânicos.

Por conta destas e de outras, Jeff Koon e Andy Powell, viraram notícias e fizeram um tour pela mídia de Nova York. Para isso, eles deveriam ser fotografados em plena violação de uma lei - "não sabíamos que isso significava que teríamos de ficar parados na esquina da 5ª Avenida com a Broadway, por 3 horas!, vestidos com trajes de banho em voga nos anos 20". De outra feita, foram amarrados a um hidrante por 1 hora e meia. Quem sabe, os donos dessas ideias geniais não tenham lido etiquetas demais na vida. Afinal, isso pode ser contagioso.

 
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