Livraria da Folha

 
04/09/2010 - 20h20

Lei pune pais e mães que tentam colocar seus filhos contra o ex-parceiro

da Livraria da Folha

Divulgação
Presidente Lula sanciona lei que pune quem fala mal de pai ou mãe
Presidente Lula sanciona lei que pune quem fala mal de pai ou mãe

O presidente Lula sancionou a lei que estabelece punição para pai ou mãe que tenta desconstruir a imagem do outro genitor para o filho, ato conhecido como alienação parental.

Lula vetou o artigo da lei que permitia o uso de "mediação extrajudicial" para solucionar conflitos relacionados à alienação parental. Para o presidente, a Constituição Federal estabelece que a mediação só pode ser feita perante um juiz.

O presidente também proibiu o trecho da lei que estabelecia pena de prisão de seis meses a dois anos para o parente que apresentar relato falso a uma autoridade judicial ou membro do conselho tutelar. Lula justificou o veto dizendo que essa punição é contrária aos interesses da criança e poderia coibir denúncias de maus tratos.

Na obra "Guarda Compartilhada e Síndrome de Alienação Parental: O que é isso?", é possível encontrar informações sobre a síndrome da alienação parental, o conceito de guarda compartilhada, as leis que regem as responsabilidades dos pais, a diferença com a guarda alternada e pensão alimentícia.

Segundo a autora Denise Maria Perissini da Silva, diante de uma denúncia de alienação parental, o juiz deverá pedir um laudo psicológico para verificar se a criança está, de fato, sofrendo manipulação.

Entre os atos que podem ser classificados como alienação, segundo a lei, está dificultar o contato da criança com o genitor, omitir dele "informações relevantes" sobre o menor e apresentar falsas denúncias.

A nova legislação prevê multa, a ser definida pelo juiz, acompanhamento psicológico ou perda da guarda da criança.

*

"Guarda Compartilhada e Síndrome de Alienação Parental: O que é isso?"
Autora: Denise Maria Perissini da Silva
Editora: Autores Associados
Páginas: 176
Quanto: R$ 15,20
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página