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07/09/2010 - 20h42

Caso Isabella, Eliza Samudio e eleições; obra analisa como mídia influencia sociedade

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro analisa poder de influência e decisão da mídia na opinião pública
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Em "A Teoria da Agenda" (Editora Vozes, 2009), o pesquisador de comunicação norte-americano Maxwell McCombs desenvolve uma análise simples e acessível sobre como a mídia influencia os assuntos do dia a dia e levanta temas que são acompanhados por quase toda a população até seu desfecho, além de virarem motivo de debates em escolas, conversas de bar e inclusive piadas.

O caso de menina Isabella Nardoni, que teve pai e madrasta condenados por jogá-la pela janela do 6º andar do apartamento do casal e de Eliza Samudio, amante desaparecida e possivelmente assassinada do goleiro Bruno Fernandes, do Flamengo, são exemplos eloquentes de fatos que receberam grande atenção dos jornais e causaram muita comoção pública.

Andre Vicente/Folha Imagem
Populares destroem bonecos do casal Nardoni na malhação do Judas, em abril
Populares destroem bonecos do casal Nardoni na malhação do Judas, em abril

O ponto de vista oferecido por jornais, revistas e televisão pode ter até consequências eleitorais ou ajudar na renúncia de um presidente. O movimento "Diretas Já", que pedia o fim da ditadura nos anos 1980, ou os "caras-pintadas", que queriam a saída do então presidente Fernando Collor em 1992, foram amplamente cobertos pela mídia e devem uma parte do sucesso obtido a ela.

O nome do efeito que os assuntos tratados pelo jornalismo têm na opinião pública é "agendamento" ou "agenda-setting" (em inglês), termo desenvolvido pelo próprio Maxwell McCombs com o colega de pesquisa Donald Shaw.

No clássico "A Teoria da Agenda", o autor produz uma síntese dos estudos existentes sobre o tema, explica como funciona o mecanismo, suas consequências e a duração e abrangência que tem de acordo com a abordagem e o veículo em que a notícia é publicada.

Leia trecho.

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"A influência da mídia nos atributos dos assuntos"

As evidências continuam a se acumular sobre como as maneiras como pensamos e falamos sobre temas públicos são influenciadas pelas imagens dos assuntos apresentados na mídia. Os atributos dos assuntos que são proeminentes nas apresentações da mídia são proeminentes na mente do público. Isso foi verdade para a reforma política durante a eleição japonesa e no que se refere aos problemas ambientais globais. Nos Estados Unidos, isso foi verdade para dois temas ambientais locais assim como para problemas econômicos nacionais.

Estas são extensões significativas da ideia de agendamento sobre a habilidade da mídia formatar a agenda de tópicos que são considerados importantes pelo público. É a agenda de atributos que define um assunto e em algumas instâncias inclina a opinião pública na direção de uma perspectiva particular ou de uma solução preferencial. Nos Estados Unidos, por exemplo, a definição do Presidente George W. Bush sobre o tema da energia enfatizou o desenvolvimento de novas fontes de combustível fóssil e a construção de novas usinas nucleares e linhas de transmissão enquanto ignorava em boa medida as consequências ambientais destas soluções e desconsiderava a conservação como um aspecto-chave da política energética.

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"A Teoria da Agenda"
Autor: Maxwell McCombs
Editora: Vozes
Páginas: 240
Quanto: R$ 36 (preço especial, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
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