Livraria da Folha

 
17/09/2010 - 14h39

Conheça os livros que inspiraram Emma Thompson a escrever "Nanny McPhee"

da Livraria da Folha

A babá Nanny McPhee retorna às telas brasileiras nesta sexta (17) com "Nanny McPhee e as Lições Mágicas", continuação do sucesso "Nanny McPhee: A Babá Encantada". Emma Thompson assina a história dos dois longas e vive a personagem título.

Thompson decidiu escrever a história e filmá-la quando encontrou os livros da babá Matilda empoeirados em sua biblioteca. Ela não os abria desde criança e percebeu que havia algo de cinematográfico na história. E criou a história de Nanny McPhee.

A babá Matilda possuiu três livrinhos publicados e que inspiraram a atriz. Não foi adaptado diretamente para o filme, mas o espírito das duas é o mesmo. As histórias escritas por Christianna Brand tornaram-se um clássico da literatura infantil inglesa.

Luke MacGregor/Reuters
A atriz Emma Thompson, que foi acompanhada de um porco à estreia mundial de seu novo filme em Londres
A atriz Emma Thompson foi acompanhada de um porco à estreia mundial do novo "Nanny McPhee" em Londres

"Matilda Chegou!" é o primeiro deles e foi publicado pela primeira vez há mais de cinquenta anos. A família Brown possuiu tantos filhos quanto a indisciplina destes. Por conta das traquinagens das crianças, verdadeiros exércitos de babás, governantas e enfermeiras já se demitiram. E todas dizem que o que eles precisam é da babá Matilda, uma mulher horrorosa e estranha que colocará todos na linha.

Os métodos pouco comuns de Matilda são eficientes. As crianças Brown agora se comportam melhor, mas quando visitam sua tia em "Matilda na Cidade" não resistem em aprontar com a filha adotiva dela. Quanto mais travessuras inventam, mais sentem necessidade de rir dos outros. Assim aprender a lição de que devem se comportar melhor, enquanto a babá vai ajudar outra família.

Mesmo depois de passarem por duas intervenções da estranha mulher, os meninos continuam bagunceiros. Desta vez, fingem-se de médicos e enfermeiras para torturar seu maior inimigo, o gorducho Podge Green. Mais uma vez acabam provando do próprio remédio e vão parar eles mesmos no hospital. "Matilda no Hospital" submete as crianças ao tratamento de choque mais uma vez e agora algo mágico acontece.

Escrever a história do segundo filme fez com que Emma Thompson escrevesse o livro com a história de "Nanny McPhee e as Lições Mágicas". Mas não é apenas uma novelização do que se vê na tela. A narrativa é seguidamente interrompida por um diário de filmagens, no qual a atriz conta os bastidores da cena que acabou de ser narrada. Como ela mesma diz na apresentação pode-se ler na sequência, ou optar por ler todo o diário ou toda a história. A edição é complementada com fotos do longa e um glossário explicando os termos utilizados no cinema.

 
Voltar ao topo da página