Livraria da Folha

 
17/09/2010 - 15h31

Com "Resident Evil", zumbis invandem o cinema e a literatura

da Livraria da Folha

Os zumbis estão invadindo Hollywood. Depois do sucesso de "Zumbilândia", "Resident Evil 4: Recomeço" liderou as bilheterias norte-americanas e estreia nesta sexta (17) no Brasil. A atris principal da franquia, Milla Jovovich, já confirmou que haverá um quinto longa e Brad Pitt prepara-se para estrelar "Guerra Mundial Z".

A literatura também está repleta destas criaturas mortas-vivas. O próximo projeto de Pitt baseia-se no livro homônimo de Max Brooks. A história é uma coleção de relatos de sobreviventes de uma invasão zumbi que devastou a humanidade.

Divulgação
Cena do filme "Resident Evil 4: Recomeço", que estreia nesta sexta (17)
Cena do filme "Resident Evil 4: Recomeço", que estreia nesta sexta (17)

Brooks também é autor de "O Guia de Sobrevivência aos Zumbis". Com bom humor, ele assume uma postura científica para explicar o que são os zumbis, como eles espalham a praga e o que deve ser feito para proteger seu cérebro deles. Desenhos, esquemas, pesquisas e relatos dão "veracidade" ao manual.

A invasão já ocorreu em "Loiras Zumbis". No livro teen, a protagonista Hannah já mudou tanto de escola que percebeu o padrão que define a popularidade, especialmente entra as garotas. Em Maplecrest, sua nova cidade, as líderes de torcida são perfeitas, loiras, olhos azuis e admiradas por todas. Convidada para participar do grupo, a jovem descobre que elas estão interessadas nos cérebros dos garotos. Literalmente.

Outra tendência é reescrever clássicos da literatura com elementos sobrenaturais. O primeiro a fazer isso, nos Estados Unidos, foi Seth Grahame-Smith com "Orgulho e Preconceito e Zumbis". O sucesso fez com fosse lançado "Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos" e "Abraham Lincoln, o Caçador de Vampiros".

A ideia já chegou aos livros nacionais. "Memórias Desmortas de Brás Cubas" segue a mesma linha de seus pares internacionais, a base da história original é mantida, inclusive personagens, mas eles precisam lutar contra ou se tornaram criaturas sobrenaturais.

Na releitura do clássico de Jane Austen, a protagonista Elizabeth Bennet precisa lidar com uma ameça zumbi enquanto procura o marido ideal. Já a obra de Machado de Assis ganha uma continuação, na qual Brás Cubas levanta de seu caixão e espalha o caos pelo Rio de Janeiro.

 
Voltar ao topo da página