Livraria da Folha

 
18/09/2010 - 13h10

Consultora ensina a usar redes sociais para melhorar negócios

da Livraria da Folha

As redes sociais, como tantos outros meios de comunicação, surgiram como mero entretenimento. Aos poucos as grandes empresas perceberam o potencial que havia nelas. Comunidades, por exemplo, poderiam reunir um público específico e disposto a aceitar o produto oferecido.

Divulgação
Saiba como usar as redes sociais ao seu favor e de sua empresa
Saiba como usar as redes sociais ao seu favor e de sua empresa

O que assusta e deixa os empresários temerosos com a internet e as redes sociais é a possibilidade de contato direto com o cliente. Isto pode ser positivo ou negativo, tudo depende da atitude do usuário e a resposta dada pela empresa. Saber como tratar as críticas negativas e manter a imagem virtual é o foco de Tara Hunt em seu livro "O Poder das Redes Sociais".

A autora utiliza dois conceitos básicos, o capitalismo social e whuffie. Este último é a moeda utilizada nas redes sociais. Ele é a sua rede de relacionamentos, as pessoas que ouvem o que você diz e a amplificam pela web. Ou seja, quanto mais amigos ou seguidores você tiver, maior será o alcance do seu produto.

"Se alguém perguntar-lhe sobre seu whuffie, o que essa pessoa realmente está querendo saber é o quão bem você está lidando com a proposta complexa de fazer o seu negócio crescer na rede Web 2.0", explica Hunt.

Quanto mais whuffie, mais rico você é no capitalismo social, e para conquistar a moeda é necessário networking, notabilidade, ser ativo nas comunidades, saber ouvir, entre outros. A autora explica e define cada passa para conquistar o ambiente virtual.

Sucesso e fracassos são exemplificados com casos reais de empresas que sofreram duras críticas dos usuários e souberam reverter a situação a seu favor.

Tara Hunt é consultora em marketing de comunidades e está sendo citada em jornais como o "Wall Street Journal" e o "New York Times" por sua experiência com redes sociais, além de ter sido considerada uma das mulheres mais influentes da tecnologia pela revista "Fast Company".

*

O Poder das Redes Sociais
Autor: Tara Hunt
Editora: Gente
Páginas: 280
Quanto: R$ 54,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página