Livraria da Folha

 
22/09/2010 - 10h01

Desconhecida do grande público, história radiofônica de Noel Rosa vira livro

da Livraria da Folha

Divulgação
História inspirada nas operetas europeias foi adaptada para a cena carioca
História inspirada nas operetas europeias foi adaptada, com humor, para cena carioca

O Brasil soube vivenciar com muitas glórias a era do rádio. Foram nesses anos que artistas geniais do calibre de Dorival Caymmi, Carmen Miranda, Almirante, Adoniran Barbosa e Emilinha Borba, entre tantos e tantos outros, desfilaram seus talentos com graça e maestria.

Entre esses personagens, o músico Noel Rosa também fazia bonito, cantando seus sambas para bambas e quem mais quisesse ouvir. Só que além das imortais músicas, em 1935, a convite do amigo radialista e músico Almirante, Noel escreveu três revistas radiofônicas (como se fossem novelas transmitidas pelo rádio) baseadas nas famosas operetas europeias. O diferencial seria moldar o sucesso das histórias para o malandro cenário carioca.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

"A Noiva do Condutor" é uma das três peças escritas pelo músico, e a única que não foi ao ar na época. Somente em 1985, por iniciativa do selo Eldorado, a trama foi gravada em disco e cd, além de ter sido montada por pequenos grupos teatrais, sem conseguir, contudo, atingir o grande público.

A opereta desfila nos versos e diálogos o mais fino humor de Noel, apresentando ao ouvinte - e agora leitor - personagens caricatos e marcantes. As ruas de um nostálgico Rio de Janeiro inspiram a história de amor de dois membros de famílias distintas: a do malandro do subúrbio carioca e a delicada Helena, jovem vinda da elite burguesa.

O teatral texto reveza, entre diálogos descritivos e irônicos, sambas compostos por Noel em parceria com o compositor húngaro Arnold Glückmann.

Leia trecho.

*

Barulho de trem

Doutor Henrique (Zangado) - Minha filha! O que você faz aqui no portão com este desmiolado? Você bem sabe que eu não quero você fora de casa depois das dez horas da noite!

Helena - Calma, papai! Não há motivo para você ficar tão zangado! Eu fui ao cinema e este rapaz veio me acompanhar até aqui...

Doutor Henrique - Qual cinema, qual nada, minha filha! Já estou cansado de ouvir mentiras. Este rapaz é seu namorado! Toda vizinhança já sabe disso...

Joaquim - Doutor Henrique, permita que eu me apresente...

Doutor Henrique - Eu dispenso a sua apresentação. Vá-se embora! Suma-se daqui!

Joaquim - Mas... Doutor Henrique! Eu me chamo Joaquim e sou advogado...

Doutor Henrique - Já cansei de pedir para você sumir daqui...

*

"A Noiva do Condutor"
Autor: Noel Rosa
Editora: Terceiro Nome
Páginas: 56
Quanto: R$ 44
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página